Engenharia 360

Quer ser 10 em Matemática? Confira dicas de jovens que gabaritaram o Enem

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/12/2021 | Atualizado em 12/11/2022 3 min

Quer ser 10 em Matemática? Confira dicas de jovens que gabaritaram o Enem

por Redação 360 | 09/12/2021 | Atualizado em 12/11/2022
Engenharia 360

O sonho de muita gente é entrar em uma faculdade e tirar o seu tão sonhado diploma. Mas, antes disso, há uma etapa importante a ser ultrapassada, que são das provas de seleção – incluindo o vestibular. Para cada uma existe uma nota de corte. E algo que ajuda a classificar muitos candidatos é tirar excelente nota em Matemática. E, no texto a seguir, você poderá conferir as dicas apresentadas por dois jovens que simplesmente GABARITARAM provas de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira!

O futuro engenheiro Gabriel que arrasou na prova do Enem

provas enem - matemática
Imagem reproduzida de Juruá Online

Gabriel Telles tem, hoje, 18 anos. No ano passado, ele fez a prova do Enem e acertou TODAS as 45 questões de Matemática. Agora ele está no segundo semestre de Engenharia Aeronáutica no ITA e compartilhou, em matéria do jornal do portal de notícias Globo, suas dicas para quem quer arrasar nas provas como ele. São elas:

  • Descansar bem na véspera da prova;
  • Se manter calmo;
  • Ler as questões com atenção, focando bem ao está sendo dito, para não marcar a alternativa errada;
  • Sublinhar as informações mais importantes das perguntas;
  • Planejar a resolução das questões antes de fazer as contas;
  • Dividir as soluções em etapas e aproximar valores, deixando as respostas o mais próximo da alternativa correta, economizando o tempo nas contas;
  • Deixar as questões mais difíceis para o fim;
  • Tentar não “invadir” o espaço para desenvolvimento de cada questão, o que poderia fazer se confundir e misturar tudo depois;
  • E… não insistir em gastar tempo naquilo que considera difícil, porque isso pode desestabilizar a concentração e a calma.

A futura médica que gabaritou Matemática e tirou 980 na redação

provas enem
Imagem reproduzida de NSC Total

Isso mesmo, Carolina Casagrande, aprovada em 2020 no curso de Medicina na UFSC, gabaritou a prova de Matemática e tirou 980 na redação do Enem no mesmo ano. Ela também contou para a Globo que, na reta final, revisou os assuntos mais recorrentes, como geometria plana – pelo menos as principais fórmulas -, e se deteve nas questões que sabia que tinha errado mais nos simulados. Então, sua primeira dica é: prestar atenção nos (seus) pontos fracos!

“Acho que rever a resolução de questões que costumam errar é uma ótima estratégia, acaba reforçando conhecimentos de uma forma passiva, sem precisar de muito esforço, já que cansar não é o ideal nos dias finais.”

– disse Carolina.

Ela também afirma, assim como disse Gabriel, que é fundamental o estudante descansar bem antes das provas, sem tentar ficar tentando resolver ou revisar questões de última hora, por que a ideia é chegar relaxado e tranquilo no dia. Se manter confiante também é importante! Exercícios de respiração e mentalização de imagens positivas poderiam contribuir a favor! Depois, bastaria manter o foco!

E você, teria outra dica para compartilhar com a galera que está em fase de vestibular? Escreva nos comentários!

Veja Também: Conheça 3 novas e incríveis descobertas das ciências e matemática


Fontes: G1, G1 2.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo