Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

3 acessórios portáteis que funcionam com energia solar

por Clara Ribeiro | 30/03/2016
Copiado!

As pesquisas recentes mostram que, finalmente, as fontes de energia renovável estão em ascensão no Brasil. E a energia solar é uma das modalidades energéticas que mais estão tomando conta do dia a dia dos brasileiros.
Mas como o investimento em grandes proporções deste tipo de energia demanda um custo alto, pelo menos por enquanto, que tal começarmos com pequenos acessórios?
A empresa Sunlution, especializada em microgeração de energia solar e eólica, lançou diversos produtos que funcionam após captar a energia do sol.
São mochilas, carregadores portáteis de dispositivos móveis e até um guarda-sol, que pasmem, pode ser usado em um carrinho de sorvete. Veja só:

energia solar 1

Carregador movido a energia solar


 
energia solar 2

Mochila pode fornecer energia a carregadores a partir da energia solar


 
energia solar 3

Já pensou ir para a praia e poder carregar seu celular no próprio guarda sol?

+ Como estes acessórios funcionam?

Os três itens têm bateria de lítio e não precisam de fiação uma elétrica para gerar energia, por conta dos filmes flexíveis responsáveis por captar a luz solar e logo transformá-la em eletricidade.
No caso das mochilas – a empresa tem dois modelos -, em duas horas, a luz do sol carrega a bateria delas. Com uma potência de 3w, uma desta consegue carregar seu tablet ou smartphone via entrada USB da bateria.
O guarda-sol com certeza será usado em um dia, no mínimo, abafado, não é mesmo?! É também uma opção para estabelecimentos como bares e restaurantes, que pensam neste tipo de investimento para oferecer aos clientes.
A potência média oferecida do guarda-sol é de 36W, com 4 placas de 9W cada. O objeto possui além de entrada USB, caixa de junção, e pode carregar celulares, tablets e notebooks.
Já os carregadores solares com painel de filme fino, carrega a bateria de um celular em 4 horas.

+ Economia com energia solar

De acordo com Orestes Gonçalves, sócio-diretor da Sunlution, o objetivo da empresa é mostrar ao país as inúmeras aplicações da geração de energia renovável. “A energia solar é hoje uma das melhores alternativas para empresas e para o próprio cidadão, já que vivemos um cenário de crise hídrica e aumento de tarifas de eletricidade”, comenta o empresário.
Ele também reforça o benefício econômico que este tipo de inovação traz. “As soluções de geração solar distribuída também reduzem os custos com energia elétrica e reforçam a segurança energética, diminuindo o risco de apagões durante o dia com o sol”, acrescenta o executivo.
Apesar de serem extremamente interessantes para o público final, os produtos só estão disponíveis no site da empresa para compra em grande quantidade, a partir de 100 unidades.
Fonte: Ciclo Vivo

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários