Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Wolfram cria projeto para encontrar a teoria fundamental da física

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 16/04/2020 2 min

Wolfram cria projeto para encontrar a teoria fundamental da física

por Larissa Fereguetti | 16/04/2020
Copiado!

Stephen Wolfram, o criador do Wolfram Alpha, aquele site/aplicativo que pode salvar sua vida em cálculo, anunciou um novo projeto: uma teoria fundamental da física.

Em 2002, depois de um tempo sumido, Wolfram lançou seu livro “A New Kind of Science” e o objetivo era revolucionar a ciência. Agora, depois de mais um tempo sem grandes novidades, ele reaparece em meio a pandemia com uma proposta que pode deixar muitos físicos (e outros pesquisadores) com os olhos brilhando.

O que é o projeto do Wolfram?

Chamado The Wolfram Physics Project, o projeto é ambicioso e quer encontrar uma teoria que una a física, desde a teoria da relatividade à mecânica quântica. A ideia é contar com a ajuda de pessoas do mundo todo.

página The Wolfram Physics Project
Imagem: writings.stephenwolfram.com

A proposta é de que o universo pode ser modelado usando pontos no espaço e regras que geram mais pontos quando são aplicadas. A rede é construída à medida que mais pontos são adicionadas. Ainda, ele sugere que modelos do universo podem ser construídos usando hipergrafos que descrevem essas redes e as regras que são aplicadas vão determinar as características que compõem um determinado universo.

O mais impressionante é que Wolfram se dedicou de forma firme ao projeto a partir de Outubro de 2019. O resultado de tanto trabalho é uma exposição de 448 páginas e mais dois documentos técnicos de 60 páginas. E tem mais: ele anunciou que um livro deve vir em breve.

Ele conta os detalhes no site do projeto, no qual explica como funciona a ideia, as regras possíveis, explica o que é o espaço, a curvatura do espaço e as equações de Einstein, etc. Ele ilustra tudo com imagens explicativas e grafos que são extremamente bonitos.

grafo wolfram
Imagem: writings.stephenwolfram.com

Com o cenário de coronavírus, Wolfram e sua equipe ficaram em dúvida se deveriam adiar o lançamento ou não. Inicialmente, a ideia era adiar. Porém, com parte do mundo quase parado, poderia haver interesse das pessoas para contribuir, uma vez que muitas estariam ociosas. Wolfram também menciona que foi durante um isolamento de uma epidemia que Newton produziu seus melhores trabalhos. Agora, resta aguardar para ver se o projeto vai ser tão revolucionário assim como esperado.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários