Gostaríamos de contar brevemente a história de Priyanjali Gupta. Ela é uma aluna da faculdade de Ciência da Computação do Vellore Institute of Technology, na Índia. E, recentemente, foi desafiada por sua mãe que disse "Agora que está estudando Engenharia, deveria criar algo de real valor!". Isso tocou o seu coração de uma maneira muito intensa e especial. Ao ponto que a estudante começou, a partir daí, a desenvolver de um sistema de Inteligência Artificial utilizando webcam, capaz de traduzir, com grande precisão, a língua gestual ou linguagem de sinais de imediato - ou seja, em tempo real - para o inglês.


Priyanjali apresentou sua invenção nas redes sociais como um modelo de pré-treinamento, a ssd_mobilenet, para uma ferramenta inclusiva que pode até mesmo ajudar na detecção de objetos. O mesmo é capaz de trabalhar com frames individuais, como fotos das posições realizadas pelas mãos. Isso é feito do seguinte modo: a câmera traduz gestos simples da língua de sinais, como 'olá' e 'obrigada', após ser treinada por redes de memória longa de curto prazo via frames múltiplos. E chegar a esse resultado foi desafiador para a estudante, porque precisou contar com a comunidade dos softwares abertos para melhorar e ampliar sua criação.


A saber, o trabalho de Priyanjali tem como inspiração as investigações de Thomas Pryor e Navid Azodi, da Universidade de Washington, que, em 2016, inventaram uma luva chamada “SignAloud”, capaz de traduzir a linguagem de sinais em áudio e texto.
Veja Também: Escrita em Braile em corrimãos ajudaria pessoas com baixa visão a “lerem” paisagens
Veja Também:
Engenharia da Computação e a construção de computadores, seus acessórios e componentes
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Computação afetiva: inteligências artificiais podem ter emoções?
Fontes: Notícias Magazine, Hypeness.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Redação 360
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.