Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Estudante usa sistema via webcam para a imediata tradução da língua gestual

por Redação 360 | 30/03/2022

Gostaríamos de contar brevemente a história de Priyanjali Gupta. Ela é uma aluna da faculdade de Ciência da Computação do Vellore Institute of Technology, na Índia. E, recentemente, foi desafiada por sua mãe que disse “Agora que está estudando Engenharia, deveria criar algo de real valor!”. Isso tocou o seu coração de uma maneira muito intensa e especial. Ao ponto que a estudante começou, a partir daí, a desenvolver de um sistema de Inteligência Artificial utilizando webcam, capaz de traduzir, com grande precisão, a língua gestual ou linguagem de sinais de imediato – ou seja, em tempo real – para o inglês.

língua gestual
Imagem reproduzida de Analytics Drift
língua gestual
Imagem reproduzida de Flipboard

Priyanjali apresentou sua invenção nas redes sociais como um modelo de pré-treinamento, a ssd_mobilenet, para uma ferramenta inclusiva que pode até mesmo ajudar na detecção de objetos. O mesmo é capaz de trabalhar com frames individuais, como fotos das posições realizadas pelas mãos. Isso é feito do seguinte modo: a câmera traduz gestos simples da língua de sinais, como ‘olá’ e ‘obrigada’, após ser treinada por redes de memória longa de curto prazo via frames múltiplos. E chegar a esse resultado foi desafiador para a estudante, porque precisou contar com a comunidade dos softwares abertos para melhorar e ampliar sua criação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

língua gestual
Imagem reproduzida de Zee News
língua gestual
Imagem reproduzida de Republic World

A saber, o trabalho de Priyanjali tem como inspiração as investigações de Thomas Pryor e Navid Azodi, da Universidade de Washington, que, em 2016, inventaram uma luva chamada “SignAloud”, capaz de traduzir a linguagem de sinais em áudio e texto.

Veja Também: Escrita em Braile em corrimãos ajudaria pessoas com baixa visão a “lerem” paisagens

Veja Também:

Engenharia da Computação e a construção de computadores, seus acessórios e componentes

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Computação afetiva: inteligências artificiais podem ter emoções?


Fontes: Notícias Magazine, Hypeness.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.