Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Escrita em Braile em corrimãos ajudaria pessoas com baixa visão a "lerem" paisagens

por Redação 360 | 25/08/2021

Pessoas com baixa visão também merecem turistar pelas cidades e aproveitar as belas paisagens, não acha? E tudo isso com mais segurança também. Veja como!

Certamente você já ouviu falar da escrita Braile. Trata-se de um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Dito isto, cada vez mais a sociedade se conscientiza de que TODAS as pessoas merecem o mesmo respeito e as mesmas oportunidades. Em diversos espaços públicos, especialmente de grandes cidades, já é possível ver placas indicativas escritas também em braile. E o mesmo também pode ser observado em edifícios, públicos e privados, como indicadores do início e fim de escadas, ou do andar em que a pessoa está. Para isso, são colocadas placas em braile no corrimão da escada – como nas imagens a seguir!

corrimãos e escadas
Imagem reproduzida de Soluciona Síndico
corrimãos e escadas
Imagem reproduzida de Mover Acessibilidade

Pontos turísticos mais acessíveis

Dar a uma pessoa a autonomia de se locomover em segurança faz parte do processo de inclusão, inclusive quando falamos em proporcionar-lhes experiências mais prazerosas, como visitar um mirante, por exemplo. Em cidades turísticas, uma pessoa com deficiência visual poderá ter dificuldades em “apreciar a paisagem”. Mesmo usando a imaginação, ela precisará que alguém  narre o que está a sua frente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Precisamos admitir! Muitos destinos turísticos do Brasil privam seus visitantes deficientes visuais de ter uma experiência completa, pois ainda não estão preparados para receber todos os públicos.

Exemplo de sucesso

Em Nápoles, no sul da Itália, as pessoas com deficiência visual foram incluídas no plano de turismo. No Castelo de Santo Elmo, fortaleza da Idade Média situada no topo de uma colina, foi instalado um corrimão metálico com inscrições em Braile.

corrimãos e escadas
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar

Esse trabalho, chamado “Follow the Shape”, foi um trabalho realizado pelo italiano Paolo Puddu, da Academia de Belas Artes de Nápoles. O artista aproveitou a visão de 360 graus oferecida pelo mirante, onde se pode observar toda a cidade e seu entorno. Ele ajudou a planejar um sistema de “legenda” para descrever a paisagem. E deixou escrito no corrimão de todos os caminhos e escadarias da Praça das Armas frases do livro “A Terra e o Homem”, lançado em 1919 pelo escritor napolitano Giuseppe De Lorenzo.

corrimãos e escadas
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar 2

Placas em braile

Confira, a seguir, mais exemplos de aplicações de placas com escritos em braile em corrimãos:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

corrimãos e escadas
Imagem reproduzida de TOTAL Acessibilidade
corrimãos e escadas
Imagem reproduzida de TB Soluções

Então, o que achou da escrita em Braile em corrimãos! Concorda que esse é um belo exemplo a ser seguido por muitas cidades, no Brasil e no mundo? Escreva nos comentários!


Fontes: Razões para Acreditar, O Globo, Paraíba WEB, Wikipedia.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.