Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Volkswagen lança seu novo modelo CUV, o Nivus

Engenharia 360
por João Paulo Pinzon
| 28/05/2020 4 min

Volkswagen lança seu novo modelo CUV, o Nivus

por João Paulo Pinzon | 28/05/2020
Copiado!

Mesmo diante do atual cenário social e financeiro que enfrentamos com a pandemia do Covid-19, a Volkswagen lançou na data de hoje o mais novo CUV (Crossover Utility Vehicle) da marca, o Nivus. Projetado com base no Polo, Virtus e no T-Cross, carros já consolidados da marca, ele combina elementos de um SUV com um cupê. Então vamos entender mais sobre um dos principais lançamentos do ano no mundo automobilístico! 

nw nivus
Imagem: vw.com.br

O que podemos dizer do design do Nivus?

O Nivus chega com três versões de série, sendo apelidado como o “Polão” por de se tratar de um veículo com uma estética muito semelhante com a do Polo. Quando visualiza-se as fotos publicadas antes do lançamento do Nivus, percebemos que sua dianteira apresenta um design muito atrativo com traços que marcam a identidade dos SUVs europeus atuais, como o T-Cross e T Roc, e faróis de LED e DRL  (daytime running light).Mas visualmente é evidente a semelhança com o Polo, principalmente a sua cabine que aparenta ser um pouco mais sofisticada e em sua lateral, com rodas de 17 polegadas de liga leve.

nw nivus
Imagem: vw.com.br

Sua traseira também traz outras grandes tendências, como lanternas interligadas com um aplique preto já utilizados no T-Cross por exemplo, parachoques aprofundados o que torna o veículo atraente, um degrau entre lanterna e tampa lembrando o Virtus, laterais inferiores apresentando uma linha de cintura ligando-se com as lanternas e o estilo Coupe, sendo uma das grandes chamativas do carros no mercado. 

Os diferenciais e os números do Nivus

O produto traz o mais novo sistema de infotainment (informação e entretenimento), produzido aqui no Brasil, denominado VW Play, com uma tela de alta definição e diversas funcionalidades que prometem um novo patamar em termos de conectividade no mercado brasileiro. 

cabine nivus
Painel é igual ao do Polo, mas acabamento em black piano e nova central multimídia são novidades no modelo. Divulgação: Volkswagen

Idealizado para confortar cinco ocupantes, o carro traz um balanço traseiro pronunciado, mas não deixando de ter um porta-malas de até 415 litros, sendo um dos maiores entre os modelos compactos, permitindo uma versatilidade e conforto protagonizados pela Estratégia Modular MQB, adotada por todas as fábricas da marca no mundo.

Uma das principais tecnologia que o Nivus apresenta é o ACC (Adaptive Cruise Control), que trata-se no mecanismo para ajustar a velocidade e distância que o piloto deseja trafegar em relação ao veículo à frente. A Volkswagen inova também com o AEB Adaptive Cruise Control), que almeja evitar colisões frontais através de sensores que ao identificar um eminente risco, freia o carro de maneira autônoma. Possibilitando 5 estrelas de segurança para o carro, uma vez que há também o Front Assist, sistema de radares que monitoram o tráfego ao redor do veículo e alerta o motorista, de forma sonora e visual para evitar colisões, mas se caso ocorra um incidente, há a presença de seis airbags no modelo.

nw nivus interior
Imagem: vw.com.br

Nas características de série, o Nivus consagra com um motor 200 TSI de três cilindros, flexível e com injeção direta de combustível, entregando 128 cv de potência e 20,4 m.kgf de torque, quando abastecido com etanol. O veículonão traz nenhuma versão de transmissão manual, sendo unicamente automática e de seis marchas, prometendo baixo consumo. Números que se assemelham atualmente com o T-Cross, Polo e Virtus. 

O veículos vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h. O consumo é de 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) na cidade e 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol) na estrada.

O Nivus também vai estrear o novo logo da Volkswagen aqui no Brasil, que foi lançado pela marca nos últimos meses. 

Logo da Volkswagen
Ainda em março, a Volkswagen confirmou que o Nivus seria o primeiro modelo brasileiro a utilizar o novo Logo da marca. Divulgação: Volkswagen

Os preços 

Os preços divulgados pelas concessionárias, mas ainda apto a mudanças já que a economia está cada vez mais afetada pela forte crise, são: R$ 85.890 pelo Comfortline; R$ 98.290 pelo Highline (com itens como Novo infotainment VW Play, ACC e frenagem autônoma de emergência), sem contar opcionais nem pintura metálica.

nw nivus
Imagem: vw.com.br

Leia também: Testamos o Honda Accord Touring: confira nossas impressões

Copiado!
Engenharia 360

João Paulo Pinzon

Engenharia de Produção na UFRGS em formação e Técnico em Automação Industrial. Não sou inteligente, mas sou disciplinado e acredito que unicamente a disciplina é o que leva-nos ao sucesso. Para mim, a base da sociedade moderna é a conjuntura da educação e inovação.

Comentários