Mesmo diante do atual cenário social e financeiro que enfrentamos com a pandemia do Covid-19, a Volkswagen lançou na data de hoje o mais novo CUV (Crossover Utility Vehicle) da marca, o Nivus. Projetado com base no Polo, Virtus e no T-Cross, carros já consolidados da marca, ele combina elementos de um SUV com um cupê. Então vamos entender mais sobre um dos principais lançamentos do ano no mundo automobilístico!
O que podemos dizer do design do Nivus?
O Nivus chega com três versões de série, sendo apelidado como o “Polão” por de se tratar de um veículo com uma estética muito semelhante com a do Polo. Quando visualiza-se as fotos publicadas antes do lançamento do Nivus, percebemos que sua dianteira apresenta um design muito atrativo com traços que marcam a identidade dos SUVs europeus atuais, como o T-Cross e T Roc, e faróis de LED e DRL (daytime running light).Mas visualmente é evidente a semelhança com o Polo, principalmente a sua cabine que aparenta ser um pouco mais sofisticada e em sua lateral, com rodas de 17 polegadas de liga leve.
Sua traseira também traz outras grandes tendências, como lanternas interligadas com um aplique preto já utilizados no T-Cross por exemplo, parachoques aprofundados o que torna o veículo atraente, um degrau entre lanterna e tampa lembrando o Virtus, laterais inferiores apresentando uma linha de cintura ligando-se com as lanternas e o estilo Coupe, sendo uma das grandes chamativas do carros no mercado.
Os diferenciais e os números do Nivus
O produto traz o mais novo sistema de infotainment (informação e entretenimento), produzido aqui no Brasil, denominado VW Play, com uma tela de alta definição e diversas funcionalidades que prometem um novo patamar em termos de conectividade no mercado brasileiro.
Idealizado para confortar cinco ocupantes, o carro traz um balanço traseiro pronunciado, mas não deixando de ter um porta-malas de até 415 litros, sendo um dos maiores entre os modelos compactos, permitindo uma versatilidade e conforto protagonizados pela Estratégia Modular MQB, adotada por todas as fábricas da marca no mundo.
Uma das principais tecnologia que o Nivus apresenta é o ACC (Adaptive Cruise Control), que trata-se no mecanismo para ajustar a velocidade e distância que o piloto deseja trafegar em relação ao veículo à frente. A Volkswagen inova também com o AEB Adaptive Cruise Control), que almeja evitar colisões frontais através de sensores que ao identificar um eminente risco, freia o carro de maneira autônoma. Possibilitando 5 estrelas de segurança para o carro, uma vez que há também o Front Assist, sistema de radares que monitoram o tráfego ao redor do veículo e alerta o motorista, de forma sonora e visual para evitar colisões, mas se caso ocorra um incidente, há a presença de seis airbags no modelo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Nas características de série, o Nivus consagra com um motor 200 TSI de três cilindros, flexível e com injeção direta de combustível, entregando 128 cv de potência e 20,4 m.kgf de torque, quando abastecido com etanol. O veículonão traz nenhuma versão de transmissão manual, sendo unicamente automática e de seis marchas, prometendo baixo consumo. Números que se assemelham atualmente com o T-Cross, Polo e Virtus.
O veículos vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h. O consumo é de 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) na cidade e 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol) na estrada.
O Nivus também vai estrear o novo logo da Volkswagen aqui no Brasil, que foi lançado pela marca nos últimos meses.
Os preços
Os preços divulgados pelas concessionárias, mas ainda apto a mudanças já que a economia está cada vez mais afetada pela forte crise, são: R$ 85.890 pelo Comfortline; R$ 98.290 pelo Highline (com itens como Novo infotainment VW Play, ACC e frenagem autônoma de emergência), sem contar opcionais nem pintura metálica.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Testamos o Honda Accord Touring: confira nossas impressões
Comentários
João Paulo Pinzon
Engenharia de Produção na UFRGS em formação e Técnico em Automação Industrial. Não sou inteligente, mas sou disciplinado e acredito que unicamente a disciplina é o que leva-nos ao sucesso. Para mim, a base da sociedade moderna é a conjuntura da educação e inovação.