Uma nova tecnologia da área de engenharia hidráulica foi criada com o objetivo de proteger a água de poços artesianos em milhares de residências dos Estados Unidos. Sensores de qualidade da água foram desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Wisconsin-Milwaukee, nos EUA, e permitem a captação de bactérias e metais pesados, a níveis bem baixos, em sistemas de distribuição de água em tempo real. Eles são, sem dúvidas, um instrumento essencial para extinguir ameaças à saúde pública.
Com baixo custo, os aparelhos podem ser administrados por grandes empresas e também por proprietários de casas que contenham poços. Eles conseguem trabalhar por longos períodos de tempo e possuem bastante precisão, conseguindo detectar até mesmo resíduos de metais pesados. Para dar informações sobre o PH - medida da acidez da água - é preciso somente de uma única gota.
Outra vantagem é seu tamanho pequeno, que consegue se adequar a vários sistemas de abastecimento como bombas, tubulações, filtros ou purificadores. O maior objetivo da inovação é melhorar a água para o consumo humano.
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.