O Tesla Cybertruck é um dos veículos mais fascinantes e polêmicos da última década. Essa picape elétrica foi apresentada ao público pela primeira vez em 2019 e desde então sempre gerou muitas controvérsias. Primeiro, quanto ao seu design altamente futurista - que agrada a poucos. Depois, pelos inúmeros incidentes envolvendo falhas no seu desempenho, incêndios sem explicação e vários recalls. E mesmo assim, nada disso tem afetado a admiração dos entusiastas de carros e aventureiros.

Neste artigo do Engenharia 360, vamos explorar os detalhes mais incríveis do Cybertruck e as expectativas para o aprimoramento de sua engenharia, símbolo de inovação e ousadia. Confira!
Conhecendo o Tesla Cybertruck
Design externo
O Tesla Cybertruck é uma picape de porte médio a grande, de design único, angular - resultante da combinação de polígonos baixos, utilizando paineis planos. Segundo o próprio Elon Musk, é um veículo indestrutível! O mesmo possui carroceria com acabamento em aço inoxidável, seguindo as seguintes dimensões 5,68 m de comprimento, 2,41 m de largura e 1,79 m de altura. Caçamba automática (com botão de abertura integrado) para 646 litros. E, além disso, o conjunto tem a capacidade de carga de até 1.125 kg e de reboque de até 5.000 kg.
Interior
Do lado de dentro, a cabine do Cybertruck é minimalista, com uma tela de 18,5 polegadas que controla praticamente todas as funções do carro, desde o ar-condicionado até a altura da suspensão. Mas o sistema Autopilot de condução semiautomática ainda precisa de supervisão dos motoristas e enfrenta ainda barreiras regulatórias no Brasil.
Potência
Quanto à potência, o Cybertruck consegue até 857 cv, mantendo aceleração de 0 a 100 km/ em apenas 2,6 segundos na versão "Cyberbeast" - o que realmente impressiona, considerando que é um veículo de 3 toneladas. Sua bateria é elétrica de 123 kWh, projetada especialmente para ele pela Tesla, Inc. A autonomia varia de 400 km a 550 km a depender da versão. E ainda vale destacar a tração nas quatro rodas e a suspensão ajustável com quatro níveis, ideal para terrenos off-road.
Uma observação: por conta do valor de venda elevado, acaba que é impossível o Cybertruck ser usado para o trabalho pesado no campo, mesmo no contexto dos Estados Unidos, onde é fabricado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Por outro lado, esse Tesla oferece hoje acesso à rede global de Superchargers, o maior sistema de carregamento rápido do mundo. Estima-se que a economia mensal chegue a R$ 450 em relação aos modelos a combustão.
Como é dirigir um Cybertruck
Segundo informações, entrar em um Cybertruck é como entrar num filme de ficção científica. A equipe do Engenharia 360 teve a chance de chegar bem perto de um exemplar do veículo quando esteve em Dallas, no Texas, quando realizou a cobertura do 3DEXPERIENCE World. Essa engenharia é mesmo muito moderna. O interior é até generoso - se considerarmos quatro passageiros (apesar de haver cinco assentos). E os bancos são projetados para oferecer suporte em curvas acentuadas, garantindo uma experiência agradável.
Eduardo Mikail, do Engenharia 360, compartilha conosco sua opinião sobre o Cybertruck: "Eu gostei muito do design minimalista, um estilo que me agrada bastante. O interior segue essa mesma linha, sendo espaçoso e com um toque futurista, com destaque especial para o volante. O tamanho do veículo me surpreendeu, sendo bem maior do que eu esperava. Estou ansioso para testá-lo e compartilhar minha experiência com vocês, assim como fiz com o Tesla Model S!"

Assim como destacado em reviews na Internet, parece que a suspensão desse Tesla é adaptativa, permitindo ajustes manuais para aumentar ou diminuir a altura do veículo conforme o necessário, melhorando o desempenho off-road e proporcionando uma condução confortável nas estradas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em vídeos que circulam nas redes sociais, as pessoas relatam que, quando o carro está ligado, emite um som quase imperceptível, só mesmo um leve zumbido do motor elétrico. Elas falam também da surpreendentemente direção da Cybertruck, responsiva graças ao sistema Steer-by-Wire; isso significa que não há conexão física entre o volante e as rodas; em vez disso, sinais eletrônicos controlam a direção. E, por fim, sobre o volante, projetado para girar apenas 90 graus para cada lado, facilitando manobras em espaços apertados.
Em testes realizados por especialistas, a Tesla Cybertruck conseguiu atingir um bom desempenho, com a picape respondendo rapidamente ao acelerador. Na versão AWD com dois motores, ela foi de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.
Polêmicas envolvendo o Cybertruck
Elon Musk até pode dizer que o Cybertruck é indestrutível. Essa tese foi sustentada por meio de apresentações, onde os vidros do veículo permaneceram intactos mesmo após serem atingidos por objetos pesados. Mas já em testes ao vivo, houve falhas. Especialistas ainda apontam os riscos que os ângulos desse Tesla podem representar aos pedestres em caso de acidentes. Ademais, a falta de zonas de deformação programada levanta preocupações quanto à segurança em caso de acidentes.
Perspectivas para o futuro do Cybertruck
Apesar dos desafios, das críticas, polêmicas e incidentes, o Tesla Cybertruck se consolidou como um marco da engenharia automotiva, de tecnologia bastante promissora!
Mesmo com a desaceleração nas vendas e unidades encalhandas nas lojas - ainda mais aqui, no Brasil, onde o preço de venda pode chegar a 2 milhões de reais -, a picape vendeu bem nos Estados Unidos em 2024. Pensando nisso, em 2025, a empresa planeja retomar a produção do Cybertruck, além de aprimorar importantes funcionalidades do carro, oferecendo mais recursos autônomos aos motoristas e acessórios, como o “Range Extender”, para aumentar a autonomia.
Recentemente, uma nova versão foi apresentada, com paineis solares permitindo a geração de energia suficiente para percorrer até 29 km por dia. Outra iniciativa da Tesla é se estabelecer como fornecedora de armazenamento de energia. Mas será que essas iniciativas serão suficientes para impulsionar as vendas? E quanto à aceitação do público? Quais outras ações a empresa poderia tomar para superar as polêmicas relacionadas ao design e à segurança do veículo? Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo!
Veja Também:
Novidades da Tesla Cybertruck mais pesado e caro
Cybertruck: conheça a caminhonete elétrica da Tesla
Fontes: Tesla, G1, Insideevs - UOL, Exame.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.