Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Uruguai desponta como exemplo de energia renovável

por Lucie Ferreira | 06/01/2016
Copiado!

uruguai_blog-da-engenharia

Fazenda eólica no Uruguai (Foto: Anahi Aradas)


Com 94,5% de toda a produção energética proveniente de fontes renováveis, o Uruguai já é exemplo mundial de energia limpa. Por meio de parcerias bem sucedidas com o setor privado, o país vem incentivando o uso de fontes renováveis como produtoras de energia – e pretende continuar avançando.
Há quase duas décadas, o petróleo fornecia 27% da energia consumida no Uruguai, causando impacto ambiental e prejudicando sua economia e desenvolvimento, por se tratar de um produto importado. Segundo o governo do país, o novo modelo de produção energética contribuiu para elevar a economia e reduzir as tarifas arcadas pela população, tornando-se referência na América Latina.
Ao valorizar a indústria energética limpa, o Uruguai passou a contar com mais usinas solares, de biomassa e hidrelétrica, que se estabeleceram como suas principais fontes, sendo que, atualmente, o foco é a produção eólica. Por outro lado, a quantidade de usinas hidrelétricas deve ser mantida, uma vez que geram considerável impacto ambiental e social, mesmo sendo consideradas renováveis.
Com custos de construção e manutenção baixos e condições vantajosas de investimento, o negócio tem se tornado atraente para investidores internacionais, com interesse em financiar projetos e equipamentos, como fazendas eólicas. Em retorno, o país não precisa mais importar energia da Argentina, conforme fazia, chegando até mesmo a exportá-la: no verão passado, vendeu um terço da produção para a nação vizinha.
Além da energia limpa, a pequena nação sul-americana também é exemplo em redução de carbono, com projeção de cortar as emissões de gases de efeito estufa em 88% até 2017, baseando-se nos dados médios de 2009 a 2013. Para tal, o setor energético tornou-se fundamental.
Fonte: Ciclo Vivo

Copiado!

Comentários