Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A globalização é algo antigo

por Guilherme Matos | 07/01/2016
Copiado!

Já reparou na complexidade de nossa vida? Nos dias de hoje, vivemos em um mundo essencialmente globalizado, onde fluxos ocorrem frequentemente.  As coisas mudam em um piscar de olhos. Mas, o que poucos tem conhecimento é que, o mundo já vivenciou uma pequena experiência de globalização antes. Claro que os fluxos, tanto de pessoas, mercadorias ou mensagens, não eram tão intensos e velozes quanto hoje. O processo apenas se intensificou.
globalizacao-blogdaengenharia
Porém, alguns teóricos afirmam que, após a revolução industrial de 1870, com o advento de barcos a vapor, estradas de ferro e o telégrafo, o mundo se viu diante de uma mini globalização. Pessoas, mercadorias e mensagens passaram a ser transportadas, conectando países e movimentando mercados em escala global. É inegável que a globalização possui também efeitos sociais e políticos, mas foi a dimensão econômica que mais avançou.
Evidente que, após a revolução tecnológica, a internet e as novas tecnologias inventadas tornaram esses fluxos ainda mais intensos. As distâncias foram encurtadas por meio de mudanças nas tecnologias de transporte e comunicação, fato que também serviu para baratear esses serviços. Essa integração levou a um maior conhecimento de outras culturas, outros estilos de vida e sistemas políticos, gerando, por vezes, insatisfações e choques culturais. A maneira como essas insatisfações se tornaram conhecidas foi totalmente diferente do que teria sido em épocas anteriores.
tecnologia-blogdaengenharia
Por fim, gracas a globalização, acontecimentos locais não se restringem a uma só região, mas viajam através de cabos de fibra ótica e tendem a produzir efeitos em outras partes do planeta. Fatos locais tomam proporções globais, o que tem seus lados positivos e negativos.
E você? O que acha disso tudo? Conta pra gente!

Copiado!

Comentários