Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Haliade-X: a turbina eólica offshore mais poderosa do mundo fabricada pela General Electric

por Redação 360 | 25/01/2021

Para colocar essa turbina no mercado, a empresa ainda precisa garantir uma certificação

Fundada em 1892 nos Estados Unidos, a General Electric – GE, anunciou recentemente que está prestes a iniciar a distribuição da Haliade-X – a turbina eólica offshore mais poderosa do mundo. Com capacidade de 14 MW, 13 MW ou 12 MW, a empresa afirma que a turbina irá ajudar a empresa a economizar aproximadamente 52.000 toneladas métricas de CO2 – quase o mesmo que as emissões de 11.000 veículos ao longo de um ano.

turbina eólica Haliade-X
Imagem: divulgação

Feita com tecnologia de última ponta com o objetivo de tornar a marca mais sustentável e alinhada com os valores do futuro, a GE ainda afirma que “uma única rotação da turbina poderia gerar energia suficiente para uma casa no Reino Unido por dois dias”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Haliade-X protótipo da turbina
Imagem: divulgação

Um protótipo já foi construído no Porto de Rotterdam, na Holanda, e outras peças da turbina eólica estão sendo montadas em Saint-Nazaire, França, onde está localizada a unidade de produção da empresa. O próximo passo é garantir uma certificação que permitirá a empresa de começar a enviar essas unidades e colocar oficialmente sua nova tecnologia no mercado.

projeto da turbina eólica da GE Haliade-X
Imagem: divulgação

Turbina eólica offshore

A energia eólica offshore é a fonte de energia limpa e renovável que se obtém aproveitando a força do vento que sopra em alto-mar, onde este alcança uma velocidade maior e mais constante, devido à inexistência de barreiras.

imagem ilustrativa de turbina eólica offshore
Imagem: divulgação

Embora este tipo de energia tenha crescido nos últimos 10 anos, ela ainda representa apenas cerca de 1% da energia mundial, realidade que a multinacional pretende mudar em breve. As primeiras unidades do Haliade-X da GE serão enviadas aos clientes em 2021.

imagem ilustrativa do projeto
Imagem: divulgação
imagem de turbina eólica offshore Haliade-X
Imagem: divulgação
imagem de turbina eólica offshore
Imagem: divulgação

Fonte: My Modern Met

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que você achou da Haliade-X? Comente!

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.