Neste dia 9 de julho, a cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima e localizada na margem direita do Rio Branco, completa 132 anos. Ou seja, ela é a mais jovem das capitais do nosso país - apesar de ser o primeiro povoamento caracteristicamente urbano da região; também a mais setentrional, a única localizada totalmente ao norte da linha do Equador, e a mais distante de Brasília.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, Boa Vista já tinha 436 591 habitantes. Vejamos como foi a evolução do seu tecido urbano!
O crescimento e desenvolvimento de Boa Vista
O Forte São Joaquim, localizado a 32 quilômetros, foi por muitos anos o marco arquitetônico de maior importância da região. Foi onde se originaram fazendas que hoje compõem a bacia do Rio Branco. A primeira povoação gerada em torno de uma dessas terras, ainda no século XIX, era chamada de Boa Vista, elevada à categoria paroquial como freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco. Em 1890, ela foi elevada à condição de vila; em 1926, passou a ser município; e, em 1940, virou capital.
Por isso mesmo, entre os anos 40 e 50, várias ações urbanas foram tomadas visando a modernização de Boa Vista, principalmente mudanças estruturais no seu traçado, sistema de esgoto, abastecimento de água e distribuição de energia elétrica. A conhecida Igreja Matriz da cidade, a Nossa Senhora do Carmo, foi erguida em 1956; mais um marco arquitetônico da região, patrimônio histórico restaurado pela última vez em 2007.
Mas voltando ao plano de modernização de Boa Vista, o mesmo foi liderado pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson. Ele se inspirou nas ruas e avenidas de Paris, respeitando o fato da cidade já apresentar características, além de naturais, de influência europeia. Outra referência foram as outras cidades projetadas pelo país, como Belo Horizonte.
Fontes: Wikipedia, iPatrimônio, Guia do Turismo Brasil, Vivendo Bauru.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.