Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Universitários criam kit educativo de robótica de baixo custo

por Valdir Almeida | 05/01/2016
Copiado!

Dois universitários do curso de Engenharia da Computação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desenvolveram um braço mecânico sem fins lucrativos. O projeto, aprimorado por pelos estudantes Lucas Costa da Silva, 19, e Isabel Frota da Costa,18, foi desenvolvido para facilitar a aprendizagem da Robótica por alunos da rede pública de ensino profissionalizante.

Imagem: IFCE

Imagem: IFCE


Orientados pelo professor Tiago dos Santos Façanha, 30, eles iniciaram o desenvolvimento do kit de robótica educacional de baixo custo, em 2012, ainda no Ensino Médio. Na graduação, no IFCE, prosseguiram com o projeto, executando as etapas de desenvolvimento da mecânica, do hardware e do software. Atualmente, na terceira e última etapa, os alunos aperfeiçoam o software do robô, para detecção de imagens, incluindo a disponibilidade de interpretação de linguagem brasileira de sinais.
A ideia de construir o kit (composto por peças e orientações para montagem de um robô) surgiu, quando Lucas e Isabel eram alunos de informática numa escola pública profissionalizante do Ceará, e não dispunham de recursos para a aplicação de conceitos de programação. Naquela escola, a dupla, que já contava com o apoio do então professor da escola estadual, Tiago Façanha, construiu o primeiro protótipo com peças recicláveis de uma impressora velha, visando a estimular o interesse dos estudantes por pesquisa e inovação.
Imagem: IFCE

Imagem: IFCE


No IFCE, o projeto braço mecânico teve seu custo reduzido, integrando saberes adquiridos na Engenharia da Computação. Um exemplo é o desenvolvimento de um programa de interpretação de imagens para controle do dispositivo, eliminando a necessidade de sensores caros, e possibilitando a utilização de qualquer webcam disponível no mercado. Do mesmo modo, a integração de uma cabeça ao robô possibilita uma futura interação com as pessoas por comandos de voz.

Premiações

O projeto já recebeu diversos prêmios. Dentre os destaques já conquistados, estão: o primeiro lugar, na categoria Robótica Educacional, em três edições consecutivas da Feira Regional de Ciência e Cultura CREDE I (2012, 2013,2014); as participações, em 2015, no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT); a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação (REDITEC); e o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SEMIC).

Copiado!

Comentários