Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O boom da Eletrônica Open Source

por Lucas Matheus | 04/08/2014
Copiado!

Equipamentos de prototipagem eletrônica baseada em hardwares livres vêm ganhando espaço entre os engenheiros eletrônicos e “hobbistas” de diversas áreas. O objetivo é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores, além de possuírem uma interface Open Source, na qual conseguimos programar utilizando linguagens básicas, como a C++, ou até um sistema operacional baseado em Linux, como foi apresentado em protótipos de última geração.
arduinoDentre os protótipos disponíveis no mercado, os de maior destaque são: o Arduíno, Raspberry Pi, Beaglebone Black, Beagleboard, Pandaboard, Hawkboard, etc. Destacarei nesse artigo os dois mais populares, que é o Arduíno e o Raspberry Pi. O Arduíno, desenvolvido na Itália em 2005, é projetado com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, saídas (outputs) e entradas (input) analógicas e digitais, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
 
rasp piEnquanto isso, o Raspberry Pi, desenvolvido em 2011/2012, possui tecnologias mais recentes e interessantes, como “computador” system on a chip (SoC) Broadcom BCM2835, que inclui um processador ARM1176JZF-S de 700 MHz,GPU VideoCore IV,8 e 512 MB de memória RAM. O projeto não inclui uma memória não-volátil – como um disco rígido – mas possui uma entrada de cartão SD para armazenamento de dados.
 
Além de possuir uma porta Ethernet para comunicação de dados e saída HDMI para ser conectado em monitores. Pode-se encontrar projetos, fóruns de discussão, linhas de código prontas, entre outras utilidades no site dos respectivos fabricantes:
//www.raspberrypi.org/
//www.arduino.cc/
Se você já conhece essas duas plataformas e quer saber alguma coisa específica sobre alguma dessas plataformas, vale a pena comprar os livros da editora O’Reilly, os famosos “cookbooks”:
Arduino Cookbook
Raspberry Pi Cookbook
Eles podem ser encontrados nas grandes livrarias, ou até encomendado online. No próximo artigo, publicarei vídeos explicando projetos básicos e introduzindo essas plataformas de uma maneira mais prática.
Então, MÃOS À OBRA !!
 


+ Texto por Matheus Correia dos Reis. Estudante de Engenharia Eletrônica no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, com experiência em projetos científicos dentro e fora da universidade, Green Belt Six Sigma Certificado, estagiário em Engenharia de Produto na HP. Apaixonado por Matemática, Automação e novas tecnologias e nas horas vagas luta Kung Fu!


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para [email protected] e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

Copiado!

Comentários