Engenharia 360

Mesas inteligentes para engenharia: tecnologia que melhora a produtividade e saúde dos profissionais

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/01/2024 4 min
Imagem gerada em IA de Freepik

Mesas inteligentes para engenharia: tecnologia que melhora a produtividade e saúde dos profissionais

por Redação 360 | 17/01/2024
Imagem gerada em IA de Freepik
Engenharia 360

Mesas inteligentes ou 'smart desks' são modelos ultra modernos de estações de trabalho, sonho de consumo de muitos engenheiros. Seu design avançado combina o espaço tradicional de uma mesa, com características ergonômicas básicas, com diversos recursos de tecnologia, como telas sensíveis ao toque e conexão sem fio. A ideia é que os usuários possam agilizar as suas tarefas e melhorar sua saúde física. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

mesas inteligentes
Imagem gerada em IA de Freepik

Veja Também: O MIT desenvolve display inFORM, que permite interação tátil com conteúdo 3D

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lista de benefícios das mesas inteligentes para engenheiros

As mesas inteligentes podem oferecer uma variedade de benefícios para engenheiros, incluindo:

1. Melhora da produtividade

Os modelos de mesas inteligentes disponíveis no mercado costumam vir com sistemas de ajuste de altura. Assim, os engenheiros podem, se quiser, trabalhar em pé ou sentados, o que pode ajudar a reduzir a fadiga.

2. Melhora da saúde

O design das novas mesas inteligentes também é projetado para que os usuários, como engenheiros, que passam tantas horas trabalhando, possam manter uma boa postura e melhorar sua circulação sanguínea. Isso reduziria riscos de problemas de saúde relacionados a esse tempo de exercício, como dores nas costas, doenças cardíacas e diabetes.

A saber, alguns estudos científicos demonstram que trabalhar em pé pode melhorar a produtividade dos trabalhadores em geral. Isso porque essa postura pode levar a um aumento do foco e da energia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ademais, as mesas inteligentes podem ser equipadas com recursos que incentivam os engenheiros a se movimentarem mais, como sensores que lembram os usuários a levantarem ou programas que sugerem intervalos regulares.

mesas inteligentes
Imagem gerada em IA de Freepik

3. Ganho de conforto

Por fim, as mesas inteligentes podem ser personalizadas para atender às necessidades individuais dos usuários, engenheiros ou não. Isso permitiria um ambiente de trabalho mais agradável para esses trabalhadores, com menos fadiga e mais concentração.

Por exemplo, a execução de tarefas em engenharias, como de desenvolvimento de softwares ou detalhamento de edificações, exige muita concentração e foco - e por períodos mais longos. Inclusive, na engenharia de manufatura, as mesas inteligentes podem ajudar os engenheiros a melhorar a ergonomia e reduzir o risco de lesões relacionadas ao trabalho.

Veja Também: Adeus à bagunça! Dicas Essenciais de Como Organizar Cabos de Computador

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Recursos tecnológicos nas mesas inteligentes modernas

Além dos sistemas de ajuste de altura, as mesas inteligentes podem vir com uma série de recursos tecnológicos, incluindo:

  • Telas sensíveis ao toque: As telas sensíveis ao toque podem ser úteis para acessar informações e controlar dispositivos, como computadores, telefones e tablets.
  • Carregamento sem fio: O carregamento sem fio pode ajudar a reduzir a bagunça dos cabos e facilitar carregar dispositivos móveis.
  • Conectividade: As mesas inteligentes podem ser equipadas com uma variedade de recursos de conectividade, como Wi-Fi, Bluetooth e USB. Isso pode facilitar a conexão de dispositivos e a transferência de dados.
  • Funções de saúde e bem-estar: As mesas inteligentes podem ser equipadas com recursos que incentivam os usuários a se movimentarem mais, como sensores que lembram os usuários a levantarem ou programas que sugerem intervalos regulares.
  • Outros recursos: As mesas inteligentes podem oferecer uma variedade de outros recursos, como armazenamento integrado, gerenciamento de energia e controle de iluminação.

Observação: os recursos específicos que uma mesa inteligente oferece dependerão do modelo e do fabricante. Ao escolher uma mesa inteligente, é importante considerar as necessidades individuais e os requisitos do trabalho.

mesas inteligentes
Imagem gerada em IA de Freepik

Considerações para a compra de mesas inteligentes

Se você quiser adquirir uma mesa inteligente para você, indicamos que considere algumas questões no momento da compra. Para começar, quais os sistemas de ajustes de altura ou recline oferecidos. Depois, a qualidade do monitor que exibe as informações de controle do dispositivo. Também se há opção de carregamento sem fio, que pode ajudar a reduzir demais a bagunça do seu escritório ou home office. E, por fim, quais são os outros recursos integrados, como conectividade Wi-Fi e Bluetooth, que estejam refletindo no preço do produto.

Exemplos de mesas inteligentes para engenheiros

mesas inteligentes
Imagem iDesk, reprodução Adam Benton via TechTudo
mesas inteligentes
Imagem Kinetic Desk, reprodução TechTudo
mesas inteligentes
Imagem TouchTop, reprodução Indiegogo
mesas inteligentes
Imagem de Mediated Atmosphere, Nan Zhao, MIT Media Lab, via Época Negócios
mesas inteligentes
Imagem reproduzida de Smart Desk
mesas inteligentes
Imagem Sit-stand via Yanko Design
mesas inteligentes
Imagem Sit-stand via Yanko Design

Veja Também:


Fontes: ISP Page, Slikdesk.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo