Engenharia 360

Notícia chocante: União tem intenções de vender o Palácio Gustavo Capanema, no Rio

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/08/2021 | Atualizado em 17/01/2023 4 min

Um dos símbolos da Arquitetura Moderna brasileira e mundial está sob ameaça de venda, o lindo Palácio Gustavo Capanema, localizado no Rio. Saiba mais!

Notícia chocante: União tem intenções de vender o Palácio Gustavo Capanema, no Rio

por Redação 360 | 17/08/2021 | Atualizado em 17/01/2023

Um dos símbolos da Arquitetura Moderna brasileira e mundial está sob ameaça de venda, o lindo Palácio Gustavo Capanema, localizado no Rio. Saiba mais!

Engenharia 360

Parece uma piada de mal gosto, mas é verdade. Infelizmente, o Brasil foi mais uma vez surpreendido com uma triste notícia, a intenção da União em vender o icônico Palácio Gustavo Capanema, localizado no Rio de Janeiro. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. Isso justifica as tantas manifestações de entidades de Arquitetura e Engenharia vistas nos últimos dias.

Se aproveitando do amparo da Lei 14.011, de 2020, que flexibiliza exigências para alienação de imóveis da União, o Governo Federal elaborou um cronograma de “feirões de imóveis” nas principais capitais brasileiras, com previsão para ser realizado no dia 27 de agosto de 2021. A princípio, o Palácio Capanema, que hoje passa por obras de restauração, não está na lista de vendas. Porém, a Secretaria Especial de Desestatização do Ministério da Economia admite que ele está apto a receber ofertas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Arquitetura Moderna
Imagem extraída de Agência Brasil – EBC

O que disseram os especialistas?

Especialistas em Arquitetura e Engenharia ficaram simplesmente chocados e indignados com a notícia, incluindo os parentes de seus idealizadores. Dentre estes, a filha do arquiteto Lucio Costa, que divulgou uma carta com o título “Inacreditável”. Além dela, também se manifestaram o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio (IAB-RJ) e outras oito associações e sociedades da classe que, juntas, assinaram um manifesto, sob o título “o MEC não pode ser vendido”, contra a venda do imóvel. 

Arquitetura Moderna
Imagem extraída de Monica Flores em Flickr

Quando o edifício foi construído?

O edifício Gustavo Capanema foi construído de 1937 a 1945, ou seja, durante o período da 2ª Guerra Mundial; e foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas – três semanas antes de ser deposto do cargo. Seu projeto foi assinado por Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Jorge Machado Moreira, Ernani Vasconcellos e Carlos Leão, sob a supervisão do francês Le Corbusier, mestre da Arquitetura Moderna.

No início, o prédio foi usado como Ministério da Educação e Saúde Pública e, nos anos 70, Palácio Cultura, um símbolo nacional . Sua engenharia é marcada por linhas curvas e cores do modernismo brasileiro. Exibe uma caixa sobre pilotis elegantes, jardins de Burle Marx, escultura de Bruno Giorgi, e painéis de azulejos de Cândido Portinari. Inclusive, ao morrer, em 1962, Portinari foi velado no Capanema. Hoje, o Palácio é conhecido pelo sobrenome do seu idealizador, o ministro da Educação e Saúde Pública, Gustavo Capanema.

Arquitetura Moderna
Imagem extraída de ArchDaily
Arquitetura Moderna
Imagem extraída de ARQGUIA
Arquitetura Moderna
Imagem extraída de Folha – UOL

O que simboliza para a Arquitetura e Engenharia Mundial?

O Palácio Gustavo Capanema não é apenas admirado por artistas brasileiros, mas do mundo todo. No manifesto elaborado pelas entidades ele está descrito como “a primeira edificação monumental, destinada a sede de serviços públicos, planejada e executada no mundo, em estrita obediência aos princípios da moderna arquitetura”. A própria filha de Lucio Costa disse:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“(…) foi um marco definitivo na consolidação da arquitetura moderna não apenas no Brasil, mas no mundo. Ignorar este fato é um atestado de ignorância que o Brasil não merece”.,

“(…)foi um marco definitivo na consolidação da arquitetura moderna não apenas no Brasil, mas no mundo.”,

“Ignorar este fato é um atestado de ignorância que o Brasil não merece. Como afirma Lucio Costa num vídeo: ‘Nós não somos medíocres, não temos vocação para a mediocridade’,”.

– Maria Elisa Costa.

Arquitetura Moderna
Imagem extraída de ARQGUIA

Para especialistas em História da Arquitetura, a construção do palácio foi um divisor de águas na Arquitetura Brasileira. Foi o auge da inovação para o Brasil, seguindo tendência mundial na criação de arranha-céus sobre pilotis e com terraço-jardim. Chegou a ser considerado, em 1943, como o edifício mais avançado em construção no mundo pelo Museu de Arte Moderna de Nova York. Além disso, o próprio ex-presidente do IPHAN, Jayme Zette, considera o Capanema como “o primeiro prédio
moderno no mundo”.

O Palácio Gustavo Capanema tem uma planta que faz bom aproveitamento natural da luz e da ventilação, símbolo do raciocínio ambiental. Dentro de seus ambientes estão algumas das lindas e valiosas obras de arte do nosso país, como o “Quadrilha”. Até mesmo o poeta Carlos Drummond de Andrade trabalhou no local. Não é a toa que, até hoje, tantos profissionais dentro de fora do Brasil se debruçam para entenderem, estudarem e se inspirarem no conjunto. Realmente, é lamentável que tantos desconheçam e desmereçam essa história!


Fontes: O Globo, O Globo 2, Jornal O Dia, Folha de São Paulo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo