Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Último dia do 3DEXPERIENCE WORLD 2020 foca no incentivo aos estudantes

por Eduardo Mikail | 12/02/2020
Copiado!

É bem provável que você já saiba, mas vale repetir: estamos no 3DEXPERIENCE WORLD 2020. Eu, @eduardomikail estou fazendo a cobertura completa do evento direto de Nashville, nos Estados Unidos, e você pode conferir tudo por aqui e pelas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

Hoje é o último dia e, apesar de já saber que sentiremos falta do que estamos vivendo, vamos sair daqui com uma visão renovada da Engenharia. Até o momento, o evento teve um foco muito grande nos estudantes e como eles têm usado a plataforma. Fique ligado, porque vamos liberando mais informações por aqui assim que elas saírem.

Aqui no Engenharia 360 nós também contamos tudo que aconteceu no primeiro e no segundo dia.

3DExperience para estudantes

Um dos pontos que nós achamos muito interessantes durante a General Session hoje foi o foco para estudantes. Atualmente, são cerca de 4 milhões de estudantes no mundo usando softwares da Dassault Systèmes. Isso significa que estudantes de vários países estão desenvolvendo projetos e colocando a Engenharia em prática.

Um exemplo é para um grupo de estudantes na Índia que usa o software para desenvolver projetos voltados para resolver problemas no país. Há uma geração de jovens usando o software, usando suas habilidades de criação, colocando suas ideias em projetos e, consequentemente, usando suas habilidades para construir um mundo melhor.

General Session

Quem esteve na General Session: o inventor e engenheiro Dean Kamen, o inventor Eric Haddad, a educadora Danielle Boyer, o designer Sam Rogers e Michael Mendonça, da Ellen Meadows Foundation. Confira a seguir o que aprendemos com cada um deles.

Eric Haddad

Usando SolidWorks e 3DExperience, Eric Haddad está a frente do canal 3DAeroventures no YouTube. Ele deu vida a uma aeronave impressa em 3D. As soluções empregadas por ele permitiram otimizar a aeronave da melhor forma possível.

Haddad comentou que usou vários softwares, e o 3DExperience ajudou a ampliar suas capacidades, tanto como fabricante quanto como empreendedor, facilitando todo o processo de desenvolvimento e produção

Sam Rogers

Sam Rogers trabalha para a Gravity Industries. Se você lembra da armadura do Iron Man construída por Adam Savage que nós noticiamos aqui no Engenharia 360, vale ressaltar que os jatos usados na armadura são um produto da Gravity Industries. Sam Rogers trabalha com o Gravity Jet Suit, que é impresso em 3D em metal e polímeros.

Sam Rogers apresentação terceiro dia 3DExperience World 2020
Apresentação de Sam Rogers. Imagem: @eduardomikail

Sam Rogers auxiliou no projeto do jato mais rápido do mundo, o qual entrou para o Guiness World Record em 2017, quando atingiu 32mph (milhas por hora). O novo modelo reprojetado ultrapassa 50mph. Durante a General Session, ele contou sobre todo o processo de produção do Gravity Jet Suit, envolvendo o projeto e a impressão.

Danielle Boyer

Danielle Boyer é educadora e mentora da FIRST Robotics. Atualmente, aos 19 anos, ela tem o foco na missão de orientar equipes e estudantes na área de robótica, transformando o sonho de crianças em realidade e incentivando-as na área de engenharia.

Boyer ensina habilidades de engenharia para as crianças, como engenharia mecânica e ciência da computação para construção de “carrinhos robóticos”. Segundo ela, a plataforma 3DExperience ajuda a ensinar as crianças sobre robótica, o que mostra o poder da plataforma para ser usada na educação.

Michael Mendonça

Michael Mendonça faz parte da Fundação Ellen Meadows Prosthetic Hand, que visa fornecer próteses de mãos para quem precisa em todo lugar do mundo. Até o momento, foram mais de 55.000 próteses distribuídas em oito países.

O design das mãos da fundação foi usado no Hackathon durante o 3DExperience World. O time vencedor foi anunciado durante a General Session.

Michael Mendonca apresentação terceiro dia 3DExperience World 2020
Apresentação de Michael Mendonça. Imagem: @eduardomikail

Dean Kamen

Dean Kamen é o fundador da DEKA, uma empresa de engenharia que ganhou fama por suas invenções inovadoras. Tudo começou com a primeira bomba de insulina portátil e, atualmente, há uma lista de produtos criados, como patinete motorizado Segway. Kamen também criou a FIRST, uma organização sem fins lucrativos que visa incentivar o interesse de estudantes por ciência e tecnologia.

Kamen falou sobre como nunca teve planos exatamente, ele simplesmente aproveitou as oportunidades que surgiram em seu caminho. Ele contou, por exemplo, como viu um problema na área médica, na qual o irmão trabalhava, e criou uma solução. Então, percebeu que essa solução poderia ser usada como uma bomba de insulina. Daí para frente o inventor continuou aproveitando as oportunidades que surgiam em sua vida.

O inventor mostrou várias de suas criações, que vão de próteses de braço a robôs do FedEx fazendo entregas. A grande lição deixada por Dean Kamen é o fato de como conectar pessoas e tecnologias para fazer a diferença. Segundo ele, é um tempo de mudança e de fazer conexões em organizações.

Ao falar da FIRST, Kamen aparenta estar muito orgulhoso. Ele afirma que, se pudermos fazer ciência e engenharia atrativas e divertidas para crianças, incentivando-as, poderemos criar grandes e inovadoras tecnologias em breve. Construir projetos não é sobre robôs, é sobre uma lição de humanidade, trabalho duro e colaboração na construção do futuro.

3DEXPERIENCE WORLD 2021

Para quem quer ir se preparando, a gente já sabe a data e o local do 3DEXPERIENCE WORLD 2021: 7 a 10 de Fevereiro, novamente em Nashville.

data 3DExperience World 2021
Imagem: @eduardomikail
Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários