Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

PMD, design de produtos e muita inovação no segundo dia do 3DEXPERIENCE WORLD 2020

Engenharia 360

4 min

POR Eduardo Mikail 11/02/2020

Se você está acompanhando o nosso site as redes sociais nos últimos dias, já sabe que estamos marcando presença no 3DExperience World 2020. Eu, @eduardomikail, estou em Nashville, nos Estados Unidos, para contar para vocês tudo que acontece aqui no evento!

Ontem foi o primeiro dia e nós conferimos as novidades sobre inteligência artificial e machine learning, Engenharia colaborativa e muito mais. Também vimos como os produtos são desenvolvidos para que o cliente tenha uma verdadeira experiência ao usá-los.

máquina produzindo no 3DExperience World 2020
Imagem: @eduardomikail

Hoje, a emoção não acabou e estamos vendo muita Engenharia, Tecnologia e Inovação por aqui. As sessões são voltadas para “valor do usuário, atualizações do produto e reconhecimento”. Fique atento porque nós atualizaremos este texto à medida que tivermos mais novidades. Você também pode acompanhar pelas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

O que é a plataforma 3DExperience?

A 3DExperience é uma plataforma na qual os projetistas podem concentrar e centralizar as todas as informações e dados relacionados ao seu projeto. Ela permite não só que o projeto seja editado por diferentes pessoas ao mesmo tempo, como também permite relacionar com fornecedores e clientes, fazer simulações e muito mais.

apresentação segundo dia 3DExperience World 2020
Imagem: @eduardomikail

Uma das grandes vantagens é que você não precisa ficar saltando de software em software, já que as soluções estão concentradas em um mesmo lugar, e também não precisa ficar preocupado com compatibilidade ou com versões antigas ou mais recentes: tudo é feito de forma simultânea e armazenado na nuvem.

3DExperience e PDM

Com todos os recursos que oferece, a 3DExperience é uma grande aliada no gerenciamento de dados de produto, o PDM (Product Data Management, em inglês). Nesse sentido de PDM, um relatório de pesquisa do Engineering.com mostrou que os recursos importantes mais comumente informados referentes a um sistema de gerenciamento de dados são: fácil acesso a partir do sistema CAD principal; permite o compartilhamento fácil e seguro de dados externos e é adaptável aos fluxos de trabalho sem personalização externa.

apresentação segundo dia 3DExperience World 2020
Imagem: @eduardomikail

Segundo a Dassault Systèmes, “os esforços modernos para o desenvolvimento de produtos dependem de muitos processos importantes que devem ser executados sem problemas para gerar um produto do conceito ao mercado em tempo hábil, e muitos desses processos dependem do gerenciamento eficiente de dados importantes do projeto. Sem um sistema PDM instalado, os engenheiros passam em média nove horas por semana em ‘atividades que não são produtivas’, como pesquisar arquivos, perder tempo trabalhando no modelo errado ou recriar modelos que não podem ser facilmente encontrados.”

Isso mostra que, em um contexto de Indústria 4.0 (e Engenharia 4.0, como nós estamos vendo no evento), saber gerenciar seus dados e seus projetos de forma otimizada é essencial para a sobrevivência.

peça apresentada no 3DExperience World 2020
Imagem: @eduardomikail

3DExperience na prática

Como as pessoas usam a 3DExperience para dar vida a suas ideias? Isso foi exatamente o que nós vimos hoje ao conhecer mais sobre as pranchas elétricas Awake Boards, o Watch X, a fabricante de impressoras 3D RIZE e sobre youtuber Brad Thompson.

De longe, eles não parecem ter nada em comum. Porém, por trás de todos eles está a plataforma 3DExperience. Vamos conferir mais sobre cada uma delas?

Awake Boards

A Awake Boards fabrica pranchas elétricas que são silenciosas e capazes de atingir altas velocidades. O processo da Awake incorpora tecnologia de ponta com o objetivo de fornecer precisão, potência e agilidade em cada produto.

Mikael Kajbring, CTO da Awake, explica que a plataforma utilizada para projetar as pranchas é a 3DExperience. Ele ressalta que uma das grandes vantagens é que ela permite comunicar com a equipe, fazer planos e convidar os clientes para participar do processo.

Watch X

O Watch X é um relógio inteligente que as crianças criam e codificam. Elas usam a plataforma 3DExperience para projetar a própria capa de seus relógios, a qual é impressa em 3D.

Esse processo envolve o cliente no design thinking do produto e ele pode compartilhar seu projeto com outros. Tudo isso envolve o cliente no processo e cria uma experiência.

RIZE

A RIZE é uma empresa de fabricação de impressoras 3D e outros produtos. Eles começaram a usar a plataforma 3DExperience, a qual ajudou a aumentar a eficiência. Também é possível conectar com a plataforma e estender a colaboração para parceiros. Há, ainda, todo um processo para proteger a propriedade intelectual dos projetos desenvolvidos.

esculturas apresentação no 3DExperience World 2020
Imagem: @eduardomikail

Brad Thompson

Brad Thompson é um antigo usuário de SolidWorks que também tem um canal no YouTube com o mesmo nome de sua empresa, a Impact Props. Desde 2012, essa empresa cria figurinos e acessórios por meio de habilidades de artesanato e alta tecnologia, dando vida a personagens de desenhos.

Durante a apresentação ele mostrou uma armadura do Iron Man construída usando a plataforma 3DExperience e postou no YouTube um vídeo de todo o processo. Na descrição do vídeo há um link para quem quer testar a 3DExperience de forma gratuita por 7 dias.

3DEXPERIENCE
3DEXPERIENCE WORLD 2020
3DXW20
CAD 3D
SolidWorks

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
CEO e COO: entenda a diferença entre esses grandes cargos
MUSA: robô auxilia cirurgia de ultra-precisão em pacientes humanos
Pesquisadores do MIT desenvolvem sistema de dessalinização da água com eficiência de até 385%
Golden Gate Bridge: conheça o cartão postal de San Francisco
Enquanto Musk admite que duvidava do Cybertruck, Nikola Motors lança sua picape elétrica
Conheça os fatores que influenciam na produção de energia eólica
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ