Engenharia 360

TUDO o que você precisa saber sobre Engenharia de Controle e Automação

Imagem padrão usuário
por Andrey Lucena
| 10/09/2016 | Atualizado em 01/04/2022 2 min
Engenharia 360

TUDO o que você precisa saber sobre Engenharia de Controle e Automação

por Andrey Lucena | 10/09/2016 | Atualizado em 01/04/2022
Engenharia 360
Engenharia 360

A Engenharia de Controle e Automação acompanha a evolução dos processos produtivos e da sociedade e, claro, das tecnologias e combina três áreas do conhecimento: sistemas mecânicos, eletrônicos e de informática, que operam com algum nível de automação.

Se você tem dúvidas sobre o curso, a atuação do profissional e o mercado de trabalho, confira as explicações a seguir.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia - Controle e Automação
Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

 O que faz um engenheiro de controle e automação?

automation_690_400_c1 - Controle e Automação

O engenheiro de controle e automação é o profissional que concilia Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação. Ele atua com máquinas e dispositivos inteligentes, robótica, sistemas autônomos, integração de sistemas automatizados, automação da manufatura, automação predial e controle de processos.

O profissional pode trabalhar em indústrias de diferentes áreas no desenvolvimento e gerenciamento de sistemas automatizados e na manipulação de robôs industriais, na automação comercial, na projeção de equipamentos que serão utilizados em edifícios comerciais e em residências, além da área médica, biotecnologia e da informática.
O profissional é o responsável desde a certificação de projetos até a elaboração de orçamentos e precisa gostar de tecnologia e de programação informática.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como é o mercado de trabalho?

auto_3x1a

Com a possibilidade de atuar em diferentes áreas, a profissão tem alta demanda, principalmente devido à necessidade constante de atualização e controle dos processos frente às novas tecnologias. A domótica – isto é, a pesquisa e o desenvolvimento de automação e gestão de recursos habitacionais, das rotinas e tarefas domésticas, com o objetivo de buscar soluções inteligentes e desenvolvimento de equipamentos voltados para a automação das demandas domésticas – é uma delas.

Como é o curso?

O curso tem duração de 5 anos no período diurno e em 2017 o Instituto Mauá de Tecnologia dá a opção aos candidatos de escolherem a duração dos cursos de Engenharia Noturno, em 5 ou 6 anos, com a mesma carga horária total e capacita os profissionais a atuarem na projeção, no gerenciamento e operação de máquinas e equipamentos utilizados na indústria e na automação de processos de manufatura. A formação também é voltada para a capacitação para a execução do redimensionamento e manutenção dos sistemas já instalados nas indústrias.

É indicado para quem gosta de Mecânica, Eletrônica, Programação, Lógica, Cálculo e não tem medo de aprender coisas novas. Matemática, Química, Física, Informática e matérias mais específicas são algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular. Trabalho de conclusão de curso e estágio obrigatório são previstos.

Veja Também:

Controle e Automação: a Engenharia que lida com projetos industriais [por uma maior produtividade]

Automação Industrial: pode haver perda de empregos com a expansão da robótica?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360
Artigo Patrocinado

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo