Engenharia 360

Controle e Automação: a Engenharia que lida com projetos industriais [por uma maior produtividade]

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/03/2022 | Atualizado em 23/01/2023 2 min

Controle e Automação: a Engenharia que lida com projetos industriais [por uma maior produtividade]

por Redação 360 | 17/03/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360

Esse ramo da Engenharia que apresentaremos agora para você é bem diferente! Quem sabe se não é a área profissional que buscava? Por certo, trata-se de uma carreira que tem muito a oferecer! Estamos falando da Engenharia de Controle e Automação, que projeta, opera e faz manutenção de equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústria em geral. Saiba mais no texto a seguir!

engenharia
Imagem reprodução de Engenharia de Controle e Automação – UFSC Blumenau

O que faz um profissional em Engenharia de Controle e Automação?

Um engenheiro de controle e automação é responsável pela programação de máquinas e adaptação de softwares aos processos industriais – a exemplo dos robôs. Também desenvolvimento e implantação de sistemas automatizados de controle de equipamentos em residências, como aparelhos para climatização de ambientes. Projetos de sistemas digitais e desenvolvimento de programação para sistemas operacionais; de processos de produção; e para a indústria automobilística.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia - automação
Imagem reprodução de InfoEscola

O treinamento

Para ser um engenheiro de controle e automação é preciso fazer uma faculdade de cinco anos, ao nível de bacharelado. Nos primeiros anos, como em todas as engenharias, o forte são as aulas básicas de matemática, física, química e informática. Depois, nos semestres seguintes, o aluno tem instrução de mecânica e eletrônica. Já entre as disciplinas específicas estão:

  • controle de processos;
  • sistemas industriais, integração e avaliação de sistemas de produção;
  • e desenvolvimento de máquinas operadas eletronicamente.

Além de tudo isso, ainda é preciso fazer estágios, horas complementares e TCC.

engenharia - automação
Imagem reprodução de Universidade Federal de Santa Catarina

O mercado

Assim como outros engenheiros – como civis, de computação e mais -, o engenheiro de controle e automação pode encontrar muito espaço no mercado de trabalho atual. E tem diversas razões para isso. Por exemplo, a expansão do mercado automobilístico. Aliás, profissionais destas áreas são chamados até mesmo por empresas que já são automatizadas, pois os sistemas e equipamentos precisam ser constantemente redimensionados.

Veja Também: O que é e quais as tendências da Automação Residencial?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo