Engenharia 360

Controle e Automação: a Engenharia que lida com projetos industriais [por uma maior produtividade]

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/03/2022 | Atualizado em 29/04/2022 2 min

Controle e Automação: a Engenharia que lida com projetos industriais [por uma maior produtividade]

por Redação 360 | 17/03/2022 | Atualizado em 29/04/2022
Engenharia 360

Esse ramo da Engenharia que apresentaremos agora para você é bem diferente! Quem sabe se não é a área profissional que buscava? Por certo, trata-se de uma carreira que tem muito a oferecer! Estamos falando da Engenharia de Controle e Automação, que projeta, opera e faz manutenção de equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústria em geral. Saiba mais no texto a seguir!

engenharia
Imagem reprodução de Engenharia de Controle e Automação – UFSC Blumenau

O que faz um profissional em Engenharia de Controle e Automação?

Um engenheiro de controle e automação é responsável pela programação de máquinas e adaptação de softwares aos processos industriais – a exemplo dos robôs. Também desenvolvimento e implantação de sistemas automatizados de controle de equipamentos em residências, como aparelhos para climatização de ambientes. Projetos de sistemas digitais e desenvolvimento de programação para sistemas operacionais; de processos de produção; e para a indústria automobilística.

engenharia - automação
Imagem reprodução de InfoEscola

O treinamento

Para ser um engenheiro de controle e automação é preciso fazer uma faculdade de cinco anos, ao nível de bacharelado. Nos primeiros anos, como em todas as engenharias, o forte são as aulas básicas de matemática, física, química e informática. Depois, nos semestres seguintes, o aluno tem instrução de mecânica e eletrônica. Já entre as disciplinas específicas estão:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
  • controle de processos;
  • sistemas industriais, integração e avaliação de sistemas de produção;
  • e desenvolvimento de máquinas operadas eletronicamente.

Além de tudo isso, ainda é preciso fazer estágios, horas complementares e TCC.

engenharia - automação
Imagem reprodução de Universidade Federal de Santa Catarina

O mercado

Assim como outros engenheiros – como civis, de computação e mais -, o engenheiro de controle e automação pode encontrar muito espaço no mercado de trabalho atual. E tem diversas razões para isso. Por exemplo, a expansão do mercado automobilístico. Aliás, profissionais destas áreas são chamados até mesmo por empresas que já são automatizadas, pois os sistemas e equipamentos precisam ser constantemente redimensionados.

Veja Também: O que é e quais as tendências da Automação Residencial?

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo