Os chineses não deixam de surpreender quando o assunto é transporte público. No ano passado, eles colocaram nas ruas um ônibus futurista que passa por cima dos carros e, há alguns meses, anunciaram o trem magnético mais rápido do mundo.
Agora, é a vez do primeiro trem sem trilhos que, além de tudo, não precisa de condutor. Com 30 m de comprimento, o veículo está sendo testado em Zhuzhou, na província de Hunan. O projeto é da empresa de transporte ferroviário CRRC Zhuzhou.
Como funciona?
Batizado ART, sigla que em inglês significa "tráfego de trilho autônomo", o trem sem trilhos foi criado como forma de baratear os custos de transporte público para cidades de pequeno e médio porte. A começar pelo fato de que não necessita da instalação de trilhos, cujo investimento é bastante alto.
Para isso, no lugar dos trilhos serão pintados 6,5 km de linhas nas vias. Sensores permitem que o trem com pneus de borracha identifique as dimensões das ruas, fazendo com que ele trace sua própria rota. Enfim, é como se o veículo percorresse um trilho virtual.
O trem futurista se move com velocidade totalmente autônoma de 70 km/h. Ele possui três vagões, sendo que cada um tem capacidade para 300 pessoas. Futuramente, ele terá cinco vagões, podendo transportar até 500 passageiros em cada um deles.
Outra vantagem é que o ART é eco-friendly e funciona a partir de eletricidade. Uma carga completa possibilita que ele viaje uma distância de 40 km. A previsão é que esse transporte público faça parte do dia a dia dos habitantes de Zhuzhou a partir de 2018.
Veja no vídeo a seguir esse trem sem trilhos sendo testado:
Depois de assistir ao vídeo, você acredita que esse é o futuro de um transporte público mais barato ou tem algum outro projeto que curtiu mais nos últimos meses?
Fotos: CRRC Zhuzhou. Fonte: DesignBoom e Vocativ.
LEIA MAIS
Comentários
Bernardo Lopes Frizero
Redator de conteúdo voluntário do Engenharia 360. Contribuiu para o site com a elaboração de textos diversos com temas relacionados ao mundo das engenharias.