Difícil encontrar hoje quem já não tenha ouvido falar de Elon Musk, dono da Tesla. O empresário é conhecido pelas suas empreitadas ousadas; e agora isso inclui a construção de túneis subterrâneos pelos Estados Unidos, começando por Las Vegas com foco na transformação urbana. A ideia é oferecer um sistema de tráfego mais rápido, direto e eficiente - que livre os motoristas de congestionamentos. Mas será que esse projeto pode mesmo cumprir o que promete? Explore essa história com o Engenharia 360!
A gênese da proposta de Elon Musk
Os túneis de Las Vegas que apresentamos neste artigo fazem parte de um projeto idealizado por Elon Musk e sua empresa The Boring Company (fundada em 2016), chamado de 'Vegas Loop'. Ele promete desafiar as convenções tradicionais e foi inspirado na motivação do empresário de se livrar do trânsito caótico urbano. Seu desejo era aliviar as cidades dos congestionamentos, permitindo os motoristas trafegar sem as limitações das vias acima da terra.
É bem provável que Musk tenha se empolgado com o avanço da tecnologia de carros autônomos da Tesla e, por isso, optou por acelerar o desenvolvimento de um sistema subterrâneo que funcionasse eficientemente. Depois que ele conseguiu em 2020 o sinal verde da Câmara Municipal de Las Vegas, já partiu para o início das obras. O primeiro trecho do sistema foi inaugurado durante a feira World of Concrete, em junho de 2021, transportando visitantes entre diferentes áreas do Centro de Convenções e Resorts World.
O funcionamento dos túneis da Tesla em Las Vegas
"Túneis da Tesla", assim são chamadas as novas vias subterrâneas construídas por Musk em Las Vegas. A rede conecta pontos estratégicos na cidade, utilizando veículos elétricos da Tesla (Model 3 e Model X) para transportar passageiros, atingindo velocidades de até 241 km/h. No momento, a extensão concluída é de 2,7 km, ficando a 12 metros abaixo da superfície; mas existe a promessa de uma expansão no futuro. O potencial é de transportar até 90 mil pessoas por hora quando tudo estiver pronto.
Hoje, os passageiros então entram nos veículos Tesla em estações localizadas ao longo dos túneis e são transportados diretamente ao seu destino sem paradas intermediárias. Isso contrasta com sistemas tradicionais de transporte público, como metrôs e ônibus, que frequentemente fazem várias paradas e enfrentam congestionamentos.
Um dos aspectos mais marcantes dos túneis da Tesla é seu design: são apertados e com tetos baixos, o que pode causar desconforto para alguns passageiros. No entanto, essa característica foi projetada para maximizar a eficiência do transporte, permitindo que os veículos alcancem altas velocidades sem as interrupções comuns em outros meios de transporte.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Desempenho do sistema
Desde a inauguração do LVCC Loop, que serve como um protótipo para o Vegas Loop, a Boring Company tem trabalhado para aprimorar seu projeto e demonstrar a eficácia do sistema.
Especialmente durante o World of Concrete, uma média de cerca de 4,4 mil pessoas foram transportadas por hora. E a intenção é que, no futuro, as pessoas usem a rede completa para reduzir suas viagens pela cidade, com todo o conforto e conveniência. Será estimulada a utilização dos veículos elétricos para contribuir para a redução das emissões de carbono.
O futuro dos túneis da Tesla pelo mundo
Apesar das promessas, o sistema de túneis idealizado por Elon Musk tem sofrido críticas. Muitos não gostaram de trafegar pela estrutura, considerando a experiência claustrofóbica e até mesmo inadequada para o transporte em larga escala. Alguns especialistas chegaram a dizer que a solução está só na "metade do caminho", sendo ineficiente se comparada ao transporte público tradicional.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Todavia, Musk já tem planos para expandir os túneis em Vegas até o Allegiant Stadium, casa do time de futebol americano Raiders, e, mais tarde, para áreas suburbanas.
Vegas Loop is expanding - 65 miles and 69 stations! Thanks to @ClarkCountyNV for the great partnership. https://t.co/1vMU7Ha0mn
— The Boring Company (@boringcompany) May 4, 2023
O empresário também deseja construir túneis no centro de Chicago em direção ao aeroporto O'Hare; porém, ele ainda não recebeu aprovação desta prefeitura. Por lá, os gestores públicos estão preocupados com os desafios financeiros enfrentados pela The Boring Company para viabilizar economicamente a empreitada a longo prazo. Sem contar a falta de integração do modelo com outros modos de transporte.
Enquanto isso, a empresa tem investido na melhoria dos sistemas de tunelamento. A exemplo da criação da máquina Prufrock, capaz de escavar longas distâncias em tempo recorde, com eficiência superior e menor custo, facilitando a construção de redes extensivas. Ademais, estão sendo desenvolvidos estudos para unir propostas como a "Vegas Loop" com sistemas como o Hyperloop, tornando as viagens intermunicipais mais rápidas e eficientes.
Veja Também: Métodos Construtivos para Construções de Túneis
Fontes: IG, Motor 24, Tecnoblog.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.