O Engenharia 360 está em Houston, nos Estados Unidos, para acompanhar o evento 3DEXPERIENCE World 2025, realizado pela empresa Dassault Systèmes. Por conta disso, pensamos em compartilhar uma curiosidade com você! Muitos viajantes não sabem, mas essa cidade abriga um dos maiores sistemas de túneis subterrâneos do mundo. Sim, existe um verdadeiro labirinto sob a metrópole texana! São aproximadamente 9,7 quilômetros de extensão, com a estrutura ligando 95 quarteirões inteiros. Continue lendo este artigo para saber mais!
A origem dos túneis de Houston
A história dos túneis de Houston remonta à década de 1930, quando as primeiras passagens subterrâneas foram construídas, com objetivo de conectar edifícios e proteger os trabalhadores do clima implacável da região. Dessas primeiras conexões, vale destacar a união dos edifícios sob a Rua Fannin. Na mesma época, um empresário do entretenimento também investiu na ligação de seus três teatros: Travis, Texan e Uptown.
Nos anos de 1950, a ideia de ampliar o sistema de túneis ganhou força. Em 1961, o Bank of the Southwest foi conectado ao 1010 Garage e ao Mellie Esperson Building. A partir disso, os investimentos nessas passagens subterrâneas aumentaram, acompanhando o ritmo acelerado do desenvolvimento urbano local. Hoje, o sistema é amplo e interconectado, um verdadeiro ecossistema, proporcionando uma alternativa climatizada e segura para os pedestres, mudando a experiência de se locomover no centro de Houston.
O que se pode encontrar nesse sistema de túneis
Resumindo, abaixo das ruas agitadas de Houston, existe essa rede de túneis que abriga uma infraestrutura completa.
O acesso direto ao sistema de túneis de Houston pode ser feito pelo Wells Fargo Plaza e Mckinney Garage on Main. Nos demais pontos, o acesso é feito por escadas, escadas rolantes ou elevadores dentro dos prédios conectados. Lá embaixo, os transeuntes podem desfrutar um pouco da “vitrine da diversidade arquitetônica” da cidade. Cada seção reflete o estilo e o caráter dos edifícios que eles conectam, criando uma experiência visual única para os visitantes.
Alguns trechos dos túneis de Houston são mais modernos e elegantes, com muita iluminação e acabamentos sofisticados, enquanto outros preservam um charme vintage, com detalhes que remetem ao passado americano. É possível guiar facilmente através das sinalizações com mapas detalhados. Além dos corredores de circulação, há vários estabelecimentos comerciais, como lojas de varejo, floriculturas e restaurantes, além de serviços de conveniência, como bancos e centros de tecnologia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Essa combinação de serviços e comodidades atrai muitos turistas e trabalhadores de escritórios próximos.
Comparando com outros túneis
Houston não é a única cidade a adotar um sistema subterrâneo. Outras cidades possuem redes semelhantes, como:
- Chicago: Possui um sistema de passagens subterrâneas chamado Pedway.
- Toronto e Montreal: Abrigam verdadeiras "cidades subterrâneas", com lojas e serviços completos.
- Dallas e Oklahoma City: Contam com túneis e passarelas elevadas para pedestres.
Os desafios e críticas ao sistema de túneis de Houston
Apesar de serem populares e até considerados pontos turísticos da cidade, os túneis de Houston sofrem desafios. Primeiro, com relação à acessibilidade, já que a infraestrutura original não foi projetada para atender pessoas com mobilidades reduzidas e as adaptações têm sido difíceis ou mesmo impossíveis em alguns trechos - sobretudo por o espaço ser limitado. Mesmo assim, os engenheiros têm estudado soluções criativas para contornar a situação.
Outra questão preocupante é o risco de inundação desses túneis em períodos de tempestades. A saber, o evento mais crítico ocorreu com a tempestade tropical Allison, em 2001, quando vários edifícios foram alagados devido à conexão dos túneis. Desde então, alguns locais instalaram comportas de segurança para evitar novos incidentes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para completar, especialistas em arquitetura criticam o papel desses túneis na economia e na vida social de Houston. Para eles, as conexões entre edifícios facilitam, sim, o fluxo de pessoas e mercadorias, mas reduzem a vida urbana nas ruas, forçando a migração de comércio de superfície para o subsolo.
Por outro lado, tem que defenda a ideia de que os túneis impulsionam o comércio e o turismo na região, que oferecem oportunidades para pequenos empresários e empreendedores, e promovem senso de comunidade, sendo mais um ponto de encontro para as pessoas se socializarem e desfrutarem de atividades de lazer.
Vantagens e benefícios apontados
O sistema de túneis de Houston apresenta vários pontos positivos, incluindo:
- Proteção contra calor extremo: Houston é conhecida por suas altas temperaturas, e os túneis oferecem uma forma refrescante de se locomover.
- Maior segurança: O ambiente subterrâneo proporciona uma alternativa mais segura para pedestres, reduzindo o risco de acidentes e violência urbana.
- Conveniência para trabalhadores: O sistema é amplamente utilizado por quem trabalha na região central, permitindo uma locomoção rápida entre os edifícios.
As perspectivas para o futuro urbano de Houston
À medida que Houston for crescendo, é possível que se cogite expandir essa rede de túneis, principalmente para aliviar o congestionamento de tráfego e melhorar a qualidade de vida na cidade. Para isso, será necessário contar com as tecnologias mais modernas de engenharia, incluindo sistemas de iluminação de baixo consumo, sensores para monitoramento de pessoas, sistemas de ventilação avançados, etc.
Melhor ainda é se essa estrutura puder promover práticas sustentáveis, como coleta de água da chuva e uso de materiais reciclados na construção. O que acha? Desse jeito, Houston seria um exemplo positivo de inovação e desenvolvimento urbano sustentavel!
Veja Também: Roteiro de Houston: Pontos Imperdíveis para Engenheiros
Fontes: Wikipédia, Secret Houston.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.