Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Ônibus futurista chinês que passa por cima dos carros começa a funcionar

por Fabio Doom | 10/08/2016
Copiado!

Recentemente, publicamos uma matéria sobre o ônibus futurista chinês, visto como a solução para acabar de vez com os congestionamentos. Embora parecesse apenas mais um projeto ambicioso e inacreditável, ele saiu do papel recentemente e surpreendeu muita gente!

A China montou e já começou a fazer os primeiros testes com o Transit Elevated Bus (TEB), um conceito incrível de ônibus que passa por cima dos carros e não atrapalha o trânsito. Anunciado em maio, em meio a vídeos e fotos, o que parecia impossível se tornou realidade: o transporte começou a funcionar na cidade de Qinhuangdao, na província de Hebei.

Como foram os testes?

Segundo os responsáveis pelo projeto, tudo correu como esperado e com um resultado satisfatório. O maior temor, porém, ainda é a segurança, já que os motoristas não estão acostumados com algo do tipo. Para isso, ainda são necessários muitos testes – e em cidades maiores e com mais movimento, como a capital, Pequim.
Nas primeiras imagens divulgadas do TEB, o interior do veículo impressiona pelo espaço, bem maior que o de ônibus convencionais e metrô. Além dos bancos – laterais e ao centro – há uma ampla área de movimentação para as pessoas ficarem em pé. A capacidade total é de 300 passageiros, o que substitui até 40 ônibus convencionais, de acordo com o engenheiro responsável, Song Youzhou.
Projetado em 2010, o ônibus futurista chinês tem cerca de 20 metros de comprimento, mais de 7 metros de largura, quase 5 metros de altura e circula em até 60km/h, movido por energia elétrica. Carros com até 2 metros de altura passam por baixo sem problemas – não precisamos falar nada sobre caminhões e similares, já que esses tipos dificilmente transitam em avenidas movimentadas das grandes cidades.
Agora, o TEB continuará passando por testes até que seja totalmente implantado nas metrópoles chinesas. Uma solução incrível para acabar com o congestionamento, diminuir a poluição e valorizar o transporte público, com certeza é uma ideia inspiradora para o mundo todo, sobretudo o Brasil. Imagine um desses nas principais ruas de São Paulo? Seria ótimo, não é? 🙂

Veja as primeiras imagens do ônibus futurista chinês!

ônibus futurista chinês como é
ônibus futurista chinês TEB
ônibus futurista chinês TEB testes

Copiado!

Comentários