Atualmente, o uso de painéis solares para produção de energia em residências está bem mais popular. Contudo, essas placas ocupam muito espaço, desafiando demais a arquitetura de edificações. Pensando nisso, pesquisadores de Seul desenvolveram um modelo de tomada solar compacta que pode gerar eletricidade diretamente nas janelas de uma casa, fornecendo até oito horas de energia gratuita todos os dias.
Descubra neste texto do Engenharia 360 como essa inovação tecnológica abre novas possibilidades nas unidades urbanas que enfrentam desafios com espaço para instalações convencionais de placas solares!
A nova tecnologia para geração de eletricidade
Tomadas solares são uma proposta inovadora para geração de eletricidade gratuita diretamente nas janelas. Certamente é a solução mais prática e acessível proposta até agora pela engenharia para uma produção de energia sustentável em ambientes urbanos.
A ideia partiu de Kyuho Song e Boa Oh, do Instituto de Design de Seul, apresentando o primeiro protótipo no Dubai Design Week 2022. Na ocasião, o dispositivo chamou a atenção dos investidores justamente por não exigir instalações complexas ou tanto espaço, ao contrário dos tradicionais painéis solares.
Mas vamos rebobinar a fita e explicar o objetivo do desenvolvimento da tecnologia de tomada solar. Bem, com as mudanças climáticas, o planeta recebeu o alerta; precisamos diminuir os altos níveis de poluição provenientes do uso de combustíveis fósseis e investir mais em recursos renováveis. Lembrando que, ao mesmo tempo, as novas práticas e usos de tecnologias fazem aumentar a demanda energética em todos os setores. E neste contexto, a tomada solar chega ao mercado com boas perspectivas.
Funcionalidade e benefícios
A tomada solar desenvolvida pela equipe coreana, chamada de Window Socket, pode ser fixada nas janelas das casas através de ventosas transparentes especiais, garantindo a aderência firme nas chapas de vidro. Ela é fácil de carregar - até mesmo dentro do bolso de uma jaqueta - e pode carregar celulares, tablets, fones de ouvido e outros dispositivos de forma independente. A proposta é essa mesmo, atender necessidades que são relativamente simples, mas difíceis de atender em certas áreas.
LEIA MAIS
A geração de energia pela tomada é possível graças a pequenos painéis solares que ficam na parte traseira, fazendo carregar uma bateria interna. Sua carcaça é feita de plástico. E ainda há um plugue lateral com entradas USB para ligação deste a outros dispositivos. Pode-se chegar a uma corrente de 1.000 mAh, um número que possibilita alimentar uma lâmpada de 60 watts por 20 horas.
A saber, hoje tal tomada tem autonomia de 5 a 8 horas de exposição solar. Contudo, vale destacar que, realmente não há como produzir mais amperagem; só atualizações futuras podem exceder essa capacidade de eficiência e até armazenamento, assim esperam os designers.
O futuro da energia residencial com tomada solar
O mundo busca reduzir sua dependência de fontes de energia não renováveis. Assim, soluções de engenharia como a tomada solar ajudam não apenas na geração de energia elétrica, mas na conscientização humana responsável dos recursos naturais do planeta. Estamos falando de uma alternativa mais limpa, ecológica, de baixo custo e que contribui para a redução de CO2 e preservação do meio ambiente.
A Window Socket é só um exemplo de como podemos criar produtos simples, mas extremamente inovadores e práticos, mudando por completo a forma como planejamos nossas residências.
Veja Também:
Tomadas e Interruptores: Quantidade Ideal por Cômodo
Fontes: Click Petróleo e Gás.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.