Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Dicas de instalação para tomadas, interruptores e demais pontos de elétrica

por Simone Tagliani | 03/11/2021

Já calculou quantas tomadas e interruptores precisará na sua casa em obras? Este texto faz um resumo disso - e com auxílio da Norma!

O mundo está cada vez mais conectado. E, por hora – a não ser que inventem uma nova tecnologia – estamos reféns da energia elétrica. Isso significa que os espaços que habitamos precisam ter muitas tomadas e interruptores. Mas qual a altura ideal para a instalação destes aparelhos? Ou mesmo quantos pontos de energia seria o mais adequado para cada tipo de ambiente? E onde instalá-los? Pois, negligenciar estas informações pode lhe trazer sérios aborrecimentos no futuro! Aliás, o assunto é tão importante que inclusive há uma norma que define quais são as condições em que devem ser instalados os dispositivos elétricos, a ABNT NBR5410. Saiba mais sobre o assunto no texto a seguir!

elétrica
Imagem reproduzida de Vargas Engenharia

Quantas tomadas deve ter cada ambiente de casa?

Segundo a Norma citada antes, em regra geral, a quantidade mínima de tomadas é de uma para cada 5 metros de parede. Isso quer dizer que um ambiente que possua 4 m² de área, por exemplo, poderia ter apenas uma única tomada. Porém, na verdade, o que vai realmente determinar um mínimo é o uso que se faça do espaço. Isso porque, com cada vez mais dispositivos eletrônicos que dependem de energia, vamos sentir a necessidade de ter mais tomadas dentro de casa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, atenção: cuidado para não encher suas paredes de tomadas e interruptores e comprometer a decoração do ambiente. E lembre-se que gambiarras podem levar a acidentes graves. Consulte um especialista para saber o que se pode fazer para a instalação, mudança e mais de pontos elétricos na sua casa!

Salas e dormitórios

Neste caso, devem ser previstos pontos a cada 5 m – uniformemente bem espalhados quanto possível. Na sala, em especial, deve-se dimensionar a rede para que mais de um objeto seja ligado em cada tomada. Vale colocar um ponto perto do sofá e de poltronas, para abajures, celular e notebook; e também próximo do rack, para TV. Em média, 3 a 4 tomadas resolvem as necessidades desse espaço, mais um interruptor perto da porta de entrada.

elétrica
Imagem reproduzida de WEG

Já para os quartos, também a quantidade de pontos depende do uso que faz do seu quarto. Pode ser que seja preciso o mesmo número de tomadas do que na sala, pensando em televisão, computador, luminárias e mais. É importante ter um ponto de tomada próximo da cama – talvez interruptor-hotel também. E caso você pretenda instalar um ar condicionado, fique atento para a necessidade de tomadas com circuitos diferentes.

elétrica
Imagem reproduzida de Conexao Decor

Cozinha e banheiros

É provável que a cozinha seja o cômodo onde iremos precisar de mais tomadas. Afinal, são muitos equipamentos utilizados neste ambiente – geladeira, fornos, coifa, liquidificador e mais. Aliás, alguns desses equipamentos precisam de circuitos diferentes para aguentar a demanda de energia. Fique atento! E, conforme a Norma, dentro de cozinhas é ideal ter uma tomada para cada 3,5 m – mesma regra para copas e áreas de serviço também; pode-se ter pelo menos dois pontos sobre bancada, mais um interruptor perto da porta de entrada e saída. Enquanto isso, para banheiros, no mínimo, deve-se ter um ponto de tomada próximo ao lavatório – distante suficiente de saídas de água, para evitar choques elétricos, com exceção do ponto de luz para ligação do chuveiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

elétrica
Imagem reproduzida de Astra
elétrica
Imagem reproduzida de Astra

Varandas

Por fim, neste último cômodo da casa, deve-se ter pelo menos um ponto de tomada – ou dentro de casa, próximo ao seu acesso – mas para quando a varanda tiver uma área inferior a 2 m² ou ainda uma profundidade inferior a 0,80 m.

Qual a altura padrão para tomadas e interruptores?

Nesta etapa, precisamos reforçar a mensagem de que é importante saber onde colocar as tomadas e interruptores para eles atenderem às suas necessidades e de sua família! E como fazer isso? É imaginando onde vai ficar cada eletrodoméstico e, depois, garantir que se terá como ligá-lo, simples assim! Mas busque ajuda de um profissional capacitado para orientar onde é possível ter mais tomadas e interruptores.

Aliás, todas as tomadas e interruptores devem ficar na mesma altura em todos os ambientes, sempre alinhados com interruptores e demais saídas elétricas, como o passa fio. Veja o que orienta a Norma:

  • tomadas baixas devem estar a 30cm do chão, no mínimo, sendo a altura ideal 40cm do piso.
  • tomadas médias devem ser posicionadas de 1,2m a 1,3m do piso
  • tomadas altas, quando necessárias, devem estar a uma altura de 2 m até 2,25 m do piso acabado.
elétrica
Imagem reproduzida de MarGirius

Veja Também: Entenda qual é a importância de fazer manutenção de sacadas de vidros


Fontes: WEG, Blog Telha Norte, MarGirius.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.