Uma das notícias mais empolgantes na área tecnológica neste ano de 2022 é a implementação do sinal 5G e ampliação da rede de fibra óptica em várias cidades ao redor do mundo, começando em nosso país por Brasília. Isso permite que, pela primeira vez na história, uma Copa do Mundo possa ser aproveitada com total interatividade pelos seus espectadores, com direito à experiência de imersão em dados e interconexão jamais vista - tudo isso ao alcance das mãos dos torcedores no Catar.
Como o Catar deve se beneficiar do sinal 5G?
Com grande velocidade e capacidade no processamento de informações, o Catar oferecerá o “mais inteligente sistema do mundo, para a melhor experiência possível”. Eis alguns exemplos, na prática:
1. Estádios com climatização individualizada.
2. Salas de visualização para jovens autistas.
3. Plataformas de inclusão, com acesso a informações e entretenimento em Braille.
4. Sensores ao redor da malha urbana, com plataformas de acesso à navegação - como em restaurantes e shoppings.
5. Camisa com sensores no tecido para monitoramento disponibilizada aos atletas, enviando dados, como batimentos cardíacos e respiração, para uma central informatizada.
6. E equipamento que aponta impedimentos instantaneamente, para os jogos rodarem mais rápidos.
Veja Também: Explicando, de forma animada, a diferença entre 4G e 5G
Fontes: IstoÉ.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.