Engenharia 360

Explicando, de forma animada, a diferença entre 4G e 5G

Engenharia 360
por Redação 360
| 20/07/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de ITIGIC

Explicando, de forma animada, a diferença entre 4G e 5G

por Redação 360 | 20/07/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Imagem reproduzida de ITIGIC
Engenharia 360

O Brasil está animado com a chegada do 5G. A previsão é de que, em breve, milhares de pessoas façam a troca dos seus planos de Internet e Telefone juntamente com as operadoras para conseguir aproveitar esse novo sinal. Aliás, a expectativa do Ministério das Comunicações é que, até o final de 2022, seja feito o leilão das cinco faixas de frequência (700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz) e todas as capitais do nosso país já tenham o 5G.

Agora, sabia que talvez você precise trocar o seu celular se quiser usar o 5G? E o investimento pode valer a pena, pois dados mostram que a diferença de velocidade para a tecnologia 4G é surpreendente - saiba mais sobre isso clicando aqui. Veja, a seguir, a diferença entre 4G e 5G explicado de uma maneira super engraçada!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Lebre e a Tartaruga

O 4G parece uma lebre, com 300 Mbps de download e 75 Mb de upload. Mas o 5G é mais estável e pode estrategicamente ultrapassar essa marca, atingindo 10 Gbps.

sinal 5G
Imagem reproduzida de gifer

O Flash

A velocidade de transmissão de dados na Internet é chamada de latência. Essa ação precisa ser rápida para que, no progresso, não se perca nenhuma informação. No 4G isso lega 80 milissegundos, enquanto no 5G entre 1 e 4 milissegundos. Rápido demais!

sinal 5G
Imagem reproduzida de gifer

Agilidade nível Neo

Thomas A. Anderson que se cuide! Enquanto o 4G tem uma cobertura de rede de 10 mil dispositivos por quilômetro quadrado, o 5G tem "visão" mais ampla. Ele consegue conectar cerca de 1 milhão de devices no mesmo espaço. Essa "briga por sinal", você ganhará fácil!

sinal 5G
Imagem reproduzida de gifer

O Papa-Léguas da tecnologia

Instabilidade de rede compromete a nossa paciência e também os dispositivos que usamos. Simplesmente consome as baterias, que gastam sua carga procurando sinais sem sucesso. Mas, com o 5G, sua energia poderia ser poupada para "se chegar mais longe", rápido e sem cair.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

sinal 5G
Imagem reproduzida de gifer

A Dança dos Vampiros

O 5G garante, por exemplo, um desempenho rápido e eficiente dos dispositivos celulares. Outra coisa é que, com esse sinal, as videochamadas são mais nítidas. Para esse caso, vale investir em aparelhos de alta performance, com câmeras de alta resolução.

sinal 5G
Imagem reproduzida de gifer

Certamente, a tecnologia 5G é o futuro. Ela chega acompanhada de avanços relacionados às conexões móveis, como os smartphones com mais funcionalidades, novos serviços de streaming, nuvem e mais. Fique ligado, pois a revolução só está começando!

Ainda assim, a eficiência já atingida ficará muito maior com o 5G, ou seja, novos smartphones, como os da Motorola, que já trazem a tecnologia, garantirão uma experiência inédita aos consumidores – que poderão associar seus aparelhos a diversas outras soluções também conectadas à rede, como eletrodomésticos e ferramentas educacionais, e, de quebra, assistir a um filme em 4K sem perda de qualidade. Demais, né?


Fontes: TecMundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo