Engenharia 360

Testamos o novo Jetta GLI: confira o carro em ação

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 04/07/2022 | Atualizado em 06/07/2022 3 min

Testamos o novo Jetta GLI: confira o carro em ação

por Rafael Panteri | 04/07/2022 | Atualizado em 06/07/2022
Engenharia 360

A Volkswagen Brasil realizou, no final de junho, um evento de apresentação e Test-Drive do novo Jetta. E o Engenharia 360 pôde conferir de perto essa máquina, que traz no nome a sigla GLI – ou “Gran Luxury Injection”, no inglês -, uma mistura de luxo, estilo e performance. Veja a seguir!

Volkswagen | Jetta GLI
Imagem: Volkswagen divulgação

Design

A Volkswagen realizou pequenas mudanças no design do Jetta em relação ao modelo anterior, mas que mostram uma pegada de esportividade. O para-choque dianteiro está mais agressivo, em formato de colmeia, assim como o difusor traseiro. Sua saída dupla de escape cromada conversa bem com suas rodas de liga leve de 18” e seus pneus 225/45 R18 com discos ventilados na dianteira e traseira.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O interior também recebeu um tratamento no visual, com acabamentos na cor vermelha nas portas, tapetes e bancos, além de um volante touch em couro, que só aumenta a experiência esportiva do carro.

Aliás, comparando com o modelo anterior, o Novo Jetta GLI ganhou 38 mm de comprimento total.

Engenharia

O novo Jetta GLI herdou algumas tecnologias do seu antecessor, mas a Volkswagen também trouxe novidades:

  • O motor 350 TSI, de 231 cavalos e 35,7 kgfm de torque, faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos.
  • Seu câmbio passa a ser DSG de sete marchas e atinge velocidade máxima limitada de 249 km/h.
  • Já a válvula de escape trabalha em duas posições diferentes dependendo do modo de condução escolhido. A primeira posição é utilizada no modo econômico para diminuir a vazão dos gases de escape. E, analogamente, a segunda posição aumenta a vazão dos gases de escape e, assim, eleva a performance no tubo compressor, trazendo mais potência para o carro.

Ao entrar em uma curva, o Novo Jetta GLI aciona um sistema autônomo de controle de escorregamento. Essa tecnologia, conhecida como eLSD, equilibra as rotações das rodas internas da curva com as externas, sem perder potências. Atuando no limite de escorregamento das rodas de tração, esse sistema melhora o comportamento dinâmico do carro nas curvas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Volkswagen
Imagem: Volkswagen divulgação

A direção também apresentou melhorias que facilitam a vida do motorista. Conhecida como resposta progressiva de relação variável, essa tecnologia associa a direção do volante com a dos pneus. Quando o Novo Jetta GLI estiver em uma reta, essa relação é direta – se o motorista girar o volante 10º, o carro vira 10º. Depois de uma determinada faixa, essa relação passa a ser helicoidal – basta apenas uma volta do volante para esterçar todo o carro.

A saber, isso é possível, pois o espaçamento dos dentes da cremalheira – peça mecânica dentada, que conecta o volante às rodas e transforma movimentos retilíneos em movimentos circulares – é variável.

Preço

A Volkswagen terá apenas o modelo GLI do novo Jetta e abandonou modelos a álcool – apenas a gasolina a partir de agora. Seu preço começa em R$216.990,00 para a cor Pure White.


Veja, no vídeo a seguir, imagens deste grande evento organizado pela Volkswagen Brasil:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: O Engenharia 360 testou o ID.3 e ID.4, as apostas da Volkswagen para o segmento 100% elétrico

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo