Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Testamos o Nivus, o CUV da Volkswagen! | Review 360

por Engenharia 360 | 08/08/2020
Copiado!

Recheado de novidades, o Nivus foi lançado em Maio. Confira o que nós achamos do veículo!

Nós, do Engenharia 360, tivemos a oportunidade de testar o recentemente lançado CUV (Crossover Utility Vehicle) da Volkswagen, o Nivus. Neste texto você confere nossas impressões sobre ele. Aperte os cintos!

Motor e performance

Na atual versão, o Nivus vem com um motor 1.0 turbo flex, um torque de 20,4 kgf.m, 3 cilindros e injeção direta, permitindo a máquina uma potência de 128 cv com velocidade máxima de 189 km/h e um 0 a 100 km/h em 10 segundos. Já o seu câmbio é automático com modo manual de 6 marchas.

O consumo, quando abastecido com etanol, é de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Quando à gasolina, o carro consome 10,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Design

O Volkswagen Nivus TSI compõe um dos segmentos mais concorridos do mercado, o dos SUV compactos. Para vencer os concorrentes, a marca alemã tentou trazer traços dos compactos europeus da atualidade, equipados com faróis de LED e DRL (daytime running light), sendo que sua traseira traz lanternas interligadas com um aplique preto.

Suas dimensões são de 1,49 m de altura, 1,76 m de largura e comprimento de 4,26 m, com um peso de 1.133 kg, um porta-malas de 415 litros, rodas de liga leve de 17 polegadas e um tanque com capacidade de 52 litros.

Tecnologia

O Nivus foi o pioneiro aqui no Brasil a utilizar o sistema multimídia VW Play, com tela de 10,1 polegadas, podendo ser altamente configurável, possuindo conexão sem fio com a disponibilidade do Android Auto e CarPlay, este último, sem a necessidade de utilização de cabo.

Com o atual sistema será possível utilizar os aplicativos nativos, como o Waze, e até mesmo baixar outros via Wi-Fi. Além disso, a marca criou parcerias com empresas digitais para tê-las no VW Play, possibilitando aos usuários a utilização de alguns serviços, como por exemplo pedir comida pelo iFood pelo próprio carro.

Ah, mas fique tranquilo(a) que suas informações pessoais não ficarão disponíveis para qualquer um que dirigir seu carro, basta ativar a função “Manobrista”, que todo o sistema é bloqueado e liberado somente mediante a senha. Nem mesmo o som fica disponível neste modo.

Há também controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática de emergência sendo de série, ar-condicionado automático, câmera de ré e chave presencial com partida por botão.

Os preços

Os preços do CUV varia conforme a versão, sendo  R$ 85.890 para Comfortline 200 TSI e R$ 98.290 para o Nivus Highline (com itens como Novo infotainment VW Play, ACC e frenagem autônoma de emergência), sem contar opcionais nem pintura metálica.

Opinião

Começando pelo quesito design externo que dispensa comentários, particularmente, eu @eduardomikail achei sensacional. Dá orgulho de saber que o projeto foi 100% desenvolvido no Brasil – parabéns a toda equipe do @jcpavone, Head de Design da Volkswagen para América do Sul, pelo trabalho!

Em relação à dirigibilidade, foi um outro aspecto que me agradou muito por conciliar a posição de um carro mais esportivo com uma altura não tão grande quanto a de um tradicional SUV. O que torna uma viagem menos cansativa.

No interior, apesar de toda tecnologia embarcada, deixa um pouco a desejar no acabamento, levando aquele tradicional padrão de plástico já conhecido da Volkswagen.

E, em relação ao motor 1.0 turbo de 3 cilindros, ele cumpre bem sua proposta, mas ainda assim, acho que esse carro merecia um 250 TSI para quem curte mais potência.

Texto por @eduardomikail e @joaopaulopinzon

E você? O que achou do Nivus? Compraria? Conta pra gente aqui nos comentários.

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários