Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Testamos o Nivus, o CUV da Volkswagen! | Review 360

por Redação 360 | 08/08/2020

Recheado de novidades, o Nivus foi lançado em Maio. Confira o que nós achamos do veículo!

Nós, do Engenharia 360, tivemos a oportunidade de testar o recentemente lançado CUV (Crossover Utility Vehicle) da Volkswagen, o Nivus. Neste texto você confere nossas impressões sobre ele. Aperte os cintos!

visão frontal do veículo com homem próximo do carro
Imagem: @eduardomikail

Motor e performance

Na atual versão, o Nivus vem com um motor 1.0 turbo flex, um torque de 20,4 kgf.m, 3 cilindros e injeção direta, permitindo a máquina uma potência de 128 cv com velocidade máxima de 189 km/h e um 0 a 100 km/h em 10 segundos. Já o seu câmbio é automático com modo manual de 6 marchas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O consumo, quando abastecido com etanol, é de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Quando à gasolina, o carro consome 10,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Design

dianteira do nivus da volkswagem na cor prata
Imagem: @eduardomikail

O Volkswagen Nivus TSI compõe um dos segmentos mais concorridos do mercado, o dos SUV compactos. Para vencer os concorrentes, a marca alemã tentou trazer traços dos compactos europeus da atualidade, equipados com faróis de LED e DRL (daytime running light), sendo que sua traseira traz lanternas interligadas com um aplique preto.

traseira nivus volkswagen
Imagem: @eduardomikail

Suas dimensões são de 1,49 m de altura, 1,76 m de largura e comprimento de 4,26 m, com um peso de 1.133 kg, um porta-malas de 415 litros, rodas de liga leve de 17 polegadas e um tanque com capacidade de 52 litros.

porta-malas nivus
Imagem: @eduardomikail

Tecnologia

O Nivus foi o pioneiro aqui no Brasil a utilizar o sistema multimídia VW Play, com tela de 10,1 polegadas, podendo ser altamente configurável, possuindo conexão sem fio com a disponibilidade do Android Auto e CarPlay, este último, sem a necessidade de utilização de cabo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com o atual sistema será possível utilizar os aplicativos nativos, como o Waze, e até mesmo baixar outros via Wi-Fi. Além disso, a marca criou parcerias com empresas digitais para tê-las no VW Play, possibilitando aos usuários a utilização de alguns serviços, como por exemplo pedir comida pelo iFood pelo próprio carro.

interior do nivus, vista lateral com raios de sol com vista para o painel e tela multimídia
Imagem: @eduardomikail

Ah, mas fique tranquilo(a) que suas informações pessoais não ficarão disponíveis para qualquer um que dirigir seu carro, basta ativar a função “Manobrista”, que todo o sistema é bloqueado e liberado somente mediante a senha. Nem mesmo o som fica disponível neste modo.

Há também controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática de emergência sendo de série, ar-condicionado automático, câmera de ré e chave presencial com partida por botão.

Os preços

Os preços do CUV varia conforme a versão, sendo  R$ 85.890 para Comfortline 200 TSI e R$ 98.290 para o Nivus Highline (com itens como Novo infotainment VW Play, ACC e frenagem autônoma de emergência), sem contar opcionais nem pintura metálica.

Opinião

Começando pelo quesito design externo que dispensa comentários, particularmente, eu @eduardomikail achei sensacional. Dá orgulho de saber que o projeto foi 100% desenvolvido no Brasil – parabéns a toda equipe do @jcpavone, Head de Design da Volkswagen para América do Sul, pelo trabalho!

Em relação à dirigibilidade, foi um outro aspecto que me agradou muito por conciliar a posição de um carro mais esportivo com uma altura não tão grande quanto a de um tradicional SUV. O que torna uma viagem menos cansativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

dianteira do veículo da volkswagem na cor prata
Imagem: @eduardomikail

No interior, apesar de toda tecnologia embarcada, deixa um pouco a desejar no acabamento, levando aquele tradicional padrão de plástico já conhecido da Volkswagen.

E, em relação ao motor 1.0 turbo de 3 cilindros, ele cumpre bem sua proposta, mas ainda assim, acho que esse carro merecia um 250 TSI para quem curte mais potência.

Texto por @eduardomikail e @joaopaulopinzon

E você? O que achou do Nivus? Compraria? Conta pra gente aqui nos comentários.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.