Já faz algum tempo que eu mudei com a minha família para o sítio Porteira do Alto, um espaço no interior de São Paulo, na cidade de São Bento do Sapucaí. Como o sítio fica a uns 12 quilômetros da cidade, sendo destes 4 de estrada de terra, a pergunta que sempre fica é: "Será que uma pick-up faria muita diferença no meu dia-a-dia?".
A resposta sem dúvidas é, 'SIM'!
Descubra abaixo quais foram as minhas impressões ao dirigir a Nissan Frontier Attack
Para o trabalho
Durante 1 semana, rodamos mais de 600 quilômetros testando uma Nissan Frontier Attack e colocando ela para trabalhar. Aproveitamos estarem acontecendo algumas mudanças aqui no sítio e utilizamos bem a sua caçamba, testando ainda o seu desempenho na estrada de terra.
Pelo que notamos, um carro desse tipo facilita bastante a condução e o transporte de objetos de diversos tamanhos. A saber, o motor dessa Nissan é um Turbo Diesel de 190 cv; e ele se comportou de forma bem tranquila aqui no nosso sobe e desce do sítio para a cidade. Estamos falando de uma diferença de 600 metros de altitude, se comparados aos 1.300 metros onde estamos com o nível da cidade, que fica a 700 metros do nível do mar. É claro que para descer "todo santo ajuda" (contando que há um sistema com controle automático de descida também); mas para subir, com tanta carga, acaba exigindo um pouco mais da máquina. Só que, porém, nem mesmo isso afetou - em nada - o desempenho e em trechos mais íngremes (a tração 4x4 dá conta e faz a caminhonete grudar no chão).
Essa pick-up vem com pneus mistos 255/70 R16 da Bridgestone, combinados a uma suspensão dianteira independente que faz terrenos mais sofridos virar um "tapete". Particularmente, gostei muito do conforto do carro, mesmo em condições de terreno acidentado.
Com a família
Além de testar o carro no trabalho e na estrada de terra, também deu tempo de fazer uma viagem com a minha família pelo interior de São Paulo.
No interior da cabine, minha esposa e minhas duas filhas (uma de 3 anos e outra de 10 meses) foram bem acomodadas no banco traseiro. Com duas cadeirinhas, o espaço fica um pouco limitado, mas a minha esposa elogiou o conforto durante um percurso de mais de 4 horas. Observação importante: a saída de ar condicionado no túnel para a parte traseira é um item que ajuda bastante essa parte do conforto.
Ainda falando de conforto, também podemos elogiar outros dois itens, que são a parte de suspensão e a transmissão. Aquela sensação de "pula-pula" que normalmente as pick-ups apresentavam, com a Frontier isso ficou bem suave. O câmbio de 7 marchas deixa certamente a condução na estrada bem agradável, não perdendo em quase nada o conforto - se a gente for comparar até com um sedan, por exemplo.
A caçamba, com capacidade para 1.054 litros, transporta a "casa inteira" se você quiser, mas sentimos bastante a falta de um protetor de caçamba de série. Com o carro andando por estrada de terra e até em trechos com mais fumaça e poluição, as malas ou o que você estiver transportando na caçamba acaba sendo afetado e sujando.
O Carro
Nossa avaliação geral para a Nisssan Frontier Attack foi muito positiva! Além de um visual mais agressivo por conta do pacote Attack (gosto dos carros tunados), a mesma vem com:
- Conjunto multimídia completo, sendo o painel de instrumentos de 5" e painel central de 8" com Apple Carplay e Android Auto;
- Sistema de auxílio de partida em rampa (HSA);
- E controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control).
Tudo isso, pode-se dizer, são itens praticamente indispensáveis nos dias de hoje!
Como já mencionado antes, o que a gente acabou sentindo um pouco mais de falta foi mesmo o protetor de caçamba. Mas, além disso, por conta desse modelo da Frontier ser uma versão mais personalizada, poderia vir com bancos de couro e faróis full LED ao invés das luzes convencionais. Por fim, poderia ter o sistema de piloto automático (cruise control ou até um ACC), que ajudaria muito na condução em estradas.
O consumo foi bem dentro da média (6.5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada), mas é um item que, na minha opinião, a Engenharia Automotiva ainda pode melhorar bastante.
Nossa experiência com uma pick-up da Nissan foi realmente muito legal. Você já tem uma ou está buscando para comprar? Conta para nós aqui, nos comentários!
Veja Também: Road Trip: São Paulo x Floripa - 360 On The Road