Você já ouviu falar de energia limpa e zero emissão de carbono? Ou sustentabilidade e muitos outros termos que resumem a necessidade da sociedade em frear a crise climática? Pois os veículos elétricos entraram com força nesta luta! Contudo, além de serem mais caros, eles necessitam de um sistema de recarga mais complicado. Então, qual a solução? Veja no texto a seguir!
Possibilidades de recarga de veículos elétricos
Estações domésticas
Já existem estações domésticas disponíveis no mercado, além de tomadas e plugs especiais; fora que pode-se usar uma rede 110V ou 220V para recargas. Sempre lembrando, é claro, de que a instalação disso tudo deve seguir as especificações sugeridas pelos fabricantes de veículos elétricos. E o tempo de recarga vai depender da Voltagem e Amperagem usadas no sistema de cada um.
Estações em estradas
De fato, mais fácil pensar em recargas de carros elétricos dentro de áreas urbanas. Mas e se estamos em uma estrada, o que fazer? Bem, pensando nisso, a empresa russa L-Charge desenvolveu o protótipo do seu novo EV (carregador de veículos elétricos), projetado especialmente para rodovias, postos de gasolina e estacionamentos. E, em tese, o mesmo poderia carregar a bateria do carro em 10 minutos, tempo suficiente para tomar um cafezinho!
Esse modelo de carregador da L-Charge é fixo, com potência de 250 a 600 watts e garante uma autonomia de 120 a 150 quilômetros para o veículo. Detalhe que a estação de recarga não precisa estar conectada a uma rede elétrica externa. Entretanto, o ponto negativo, para quem estava pensando em energia limpa e sustentabilidade, é que ela precisa de um suprimento interno de gás natural liquefeito e hidrogênio para funcionar.
Na avaliação dos fabricantes, apesar de emitir 7,05 kg de C02 por 100 km de potência, a solução da L-Charge ainda representa 68% de redução nas emissões de um veículo movido a diesel. Qual o problema? É que precisamos de zero emissão de carbono!
A empresa está apostando que esta tecnologia tornará os veículos elétricos mais acessíveis ao público. Só o tempo dirá!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Veículos elétricos em um mundo pós-pandemia – parte I
Fontes: Automotive Business, Globo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.