Engenharia 360

Entenda qual o papel da Engenharia de Combate a Incêndios na Construção Civil

Engenharia 360
por Redação 360
| 31/03/2022 | Atualizado em 12/07/2022 3 min

Entenda qual o papel da Engenharia de Combate a Incêndios na Construção Civil

por Redação 360 | 31/03/2022 | Atualizado em 12/07/2022
Engenharia 360

Incêndios são ocorrências emergenciais que, infelizmente, são bastante comuns e podem ter consequências desastrosas! Empresas, indústrias e residências precisam apresentar condições de arquitetura que garantam o mínimo de segurança para os seus habitantes. Para isso, suas estruturas precisam passar constantemente, desde a concepção, por uma revisão periódica de Engenharia de Combate a Incêndios. Isso é fundamental para assegurar a proteção às vidas humanas, também aos seus patrimônios e, é claro, ao meio ambiente. Saiba mais no texto a seguir!

Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Sugan

O papel da Engenharia de Combate a Incêndios

Incêndios em construções civis podem ser extremamente catastróficas, muito prejudiciais às estruturas de Arquitetura e Engenharia!

Como dito antes, eles podem levar a perdas humanas – com feridos e mortos – e materiais – com comprometimento de estruturas de prédios, terrenos, entre outros. Contra isso, e funcionando como parâmetro para os projetistas, existem as normas regulamentares de órgãos competentes, como NFPA, ABNT, FM Global, CEICA, FENAGEG e também de outras instituições. E a Engenharia de Combate a Incêndios entra no papel da formação especializada de profissionais na condição de ‘Bombeiro Civil Mestre’, além de cuidar do planejamento e implantação de projetos de sistemas contra incêndios, instalações elétricas e hidráulicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Agência Pará de Notícias

Veja Também: Incêndios – conheça o sistema passivo de revestimento contra fogo para obras

Os profissionais qualificados no controle de incêndios

A melhor maneira de evitar acidentes desse tipo em empresas, indústrias e residências é fazer a manutenção periódica das estruturas. Em praticamente todos os casos, faz-se necessário a contratação de um profissional, especializado, qualificado, capacitado no controle de focos de incêndios, que entende quais as possíveis destruições e como evitar, controlar e extinguir a propagação do fogo em diferentes cenários – compreendendo o comportamento do fogo e dos elementos combustíveis que podem acionar e propagar focos. E é claro que as respostas que ele dará precisam estar de acordo com as normas de qualidade e segurança determinadas pelos órgãos reguladores competentes!

Um trabalho completo de controle de incêndios deve passar pelas etapas de projeto, implantação, inspeção, manutenção e montagem, gerenciamento e, é claro, consultoria. Em cada um desses níveis, pode ser sugerida a implantação de diversas tecnologias dentro dos ambientes analisados. Por exemplo: vários tipos de detectores, alarmes, extintores, sprinklers, water-spray, hidrantes, válvulas, sistemas fixos de gás, geradores de espuma, saponificantes, iluminação de emergências, placas de sinalização, e mais.

Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Revista Incêndio
Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Neo Ipsum
Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Dimensão Incêndio

Veja Também: Veja o que se pode fazer para prevenir incêndios em residências

Objetivo do trabalho

O profissional de Engenharia de Combate a Incêndios deve ser capaz de:

  • fazer desenhos de projetos arquitetônicos aliados com a Engenharia de Combate a Incêndios para construção de edificações mais seguras;
  • identificar e avaliar possíveis riscos de incêndios em edificações já existentes;
  • avaliar as consequências de incêndios e explosões;
  • e planejar novos sistemas de proteção e detecção contra incêndios, bem como planos de caráter emergencial.
Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Ferraz Simão

Veja Também:

Projeto de Incêndio e Pânico: saiba mais sobre o AVCB e o CLCB

Você sabe para que serve cada tipo de extintor?


Fontes: Hidromon, Hidromon 2.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo