Engenharia 360

Entenda qual o papel da Engenharia de Combate a Incêndios na Construção Civil

Engenharia 360
por Redação 360
| 31/03/2022 | Atualizado em 23/01/2023 4 min

Entenda qual o papel da Engenharia de Combate a Incêndios na Construção Civil

por Redação 360 | 31/03/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360

Incêndios são ocorrências emergenciais que, infelizmente, são bastante comuns e podem ter consequências desastrosas! Empresas, indústrias e residências precisam apresentar condições de arquitetura que garantam o mínimo de segurança para os seus habitantes. Para isso, suas estruturas precisam passar constantemente, desde a concepção, por uma revisão periódica de Engenharia de Combate a Incêndios. Isso é fundamental para assegurar a proteção às vidas humanas, também aos seus patrimônios e, é claro, ao meio ambiente. Saiba mais no texto a seguir!

Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Sugan

O papel da Engenharia de Combate a Incêndios

Incêndios em construções civis podem ser extremamente catastróficas, muito prejudiciais às estruturas de Arquitetura e Engenharia!

Como dito antes, eles podem levar a perdas humanas – com feridos e mortos – e materiais – com comprometimento de estruturas de prédios, terrenos, entre outros. Contra isso, e funcionando como parâmetro para os projetistas, existem as normas regulamentares de órgãos competentes, como NFPA, ABNT, FM Global, CEICA, FENAGEG e também de outras instituições. E a Engenharia de Combate a Incêndios entra no papel da formação especializada de profissionais na condição de ‘Bombeiro Civil Mestre’, além de cuidar do planejamento e implantação de projetos de sistemas contra incêndios, instalações elétricas e hidráulicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Agência Pará de Notícias

Veja Também: Incêndios – conheça o sistema passivo de revestimento contra fogo para obras

Os profissionais qualificados no controle de incêndios

A melhor maneira de evitar acidentes desse tipo em empresas, indústrias e residências é fazer a manutenção periódica das estruturas. Em praticamente todos os casos, faz-se necessário a contratação de um profissional, especializado, qualificado, capacitado no controle de focos de incêndios, que entende quais as possíveis destruições e como evitar, controlar e extinguir a propagação do fogo em diferentes cenários – compreendendo o comportamento do fogo e dos elementos combustíveis que podem acionar e propagar focos. E é claro que as respostas que ele dará precisam estar de acordo com as normas de qualidade e segurança determinadas pelos órgãos reguladores competentes!

Um trabalho completo de controle de incêndios deve passar pelas etapas de projeto, implantação, inspeção, manutenção e montagem, gerenciamento e, é claro, consultoria. Em cada um desses níveis, pode ser sugerida a implantação de diversas tecnologias dentro dos ambientes analisados. Por exemplo: vários tipos de detectores, alarmes, extintores, sprinklers, water-spray, hidrantes, válvulas, sistemas fixos de gás, geradores de espuma, saponificantes, iluminação de emergências, placas de sinalização, e mais.

Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Revista Incêndio
Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Neo Ipsum
Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Dimensão Incêndio

Veja Também: Veja o que se pode fazer para prevenir incêndios em residências

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Objetivo do trabalho

O profissional de Engenharia de Combate a Incêndios deve ser capaz de:

  • fazer desenhos de projetos arquitetônicos aliados com a Engenharia de Combate a Incêndios para construção de edificações mais seguras;
  • identificar e avaliar possíveis riscos de incêndios em edificações já existentes;
  • avaliar as consequências de incêndios e explosões;
  • e planejar novos sistemas de proteção e detecção contra incêndios, bem como planos de caráter emergencial.
Engenharia de combate a incêndios
Imagem reproduzida de Ferraz Simão

Veja Também:


O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Hidromon, Hidromon 2.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo