Engenharia 360

8 tecnologias criativas para coleta de fragmentos da água de rios e oceanos

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 01/07/2022 | Atualizado em 04/08/2022 4 min

8 tecnologias criativas para coleta de fragmentos da água de rios e oceanos

por Simone Tagliani | 01/07/2022 | Atualizado em 04/08/2022
Engenharia 360

Pesquisadores ao redor do mundo estão bem preocupados, até pessimistas com relação à qualidade da água mundial. Não é novidade que a ação do homem contra a natureza é péssima. Toda a poluição gerada está destruindo a vida de milhares espécies que vivem em rios e mares.; fora que impossibilita que utilizemos esses locais para extração de água para beber ou realização de atividades como pesca e lazer. Por isso mesmo é que engenheiros e outros cientistas ao redor do mundo estão trabalhando em projetos especiais cuja tecnologia pode ajudar na coleta de fragmentos, de descarte de lixos.

Antes de apresentar alguns bons exemplos, queremos compartilhar uma notícia relacionada a esse tema. É que, recentemente, Amsterdã, na Holanda, colocou em prática – por meio de um projeto com três anos de duração – a tecnologia The Great Bubble Barrier no Rio Issel, que alimenta os canais da cidade. Trata-se de um sistema com flumens emitido por grandes tubos, que criam bolhas de água, gerando uma barreira que induz fragmentos de plásticos a subirem para margem para, depois, serem capturados por plataformas, seguindo a corrente de água.

limpeza das águas
Imagem reproduzida de CicloVivo
limpeza das águas
Imagem reproduzida de Undo-Undo-Undo

Ocean Cleanup

Da Holanda também vem a ideia do Ocean Cleanup, para limpeza do Oceano Pacífico. Trata-se de um sistema de barreira flutuante para coleta de resíduos – em até 3 metros de profundidade – e que aproveita as correntes oceânicas.

limpeza das águas
Imagem reproduzida de maritimekr

Família Wheel

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, também precisou limpar as águas próximas do Rio Baltimore. Para isso, usou uma família de robôs – Mr. Trash Wheel, Captain Trash Wheel, Gwynnda the Good Wheel of the West e Professor Trash Wheel – alimentados por energia solar e que usam a própria corrente como uma forma de filtro para barrar lixo, como pneus, e até manchas de óleo.

limpeza das águas
Imagem reproduzida de Engenharia Hoje

Netting Trash Trap

A empresa Storm Waters System é a criadora do Netting Trash Trap, um mecanismo para auxiliar sistema de drenagem de águas saídas de grandes canalizações de águas pluviais em centros urbanos. Ele seria capaz de reter uma quantidade significativa de resíduos brutos, incluindo materiais orgânicos, como folhas, melhorando o escoamento.

limpeza das águas
Imagem reproduzida de Storm Water Systems

Piscina flutuante

Aqui mostramos uma ideia desenvolvida para o East River da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Trata-se de uma piscina de tamanho olímpico que será periodicamente lançada para flutuar sobre as águas do rio para limpá-lo; ao mesmo tempo, também deve ser uma opção para recreação das pessoas no verão. Funcionaria assim, o sistema de filtração usado nela eliminaria, gradualmente, bactérias e contaminantes, e isso feito sem química ou aditivos.

limpeza das águas
Imagem reproduzida de Diário do Grande ABC
limpeza das águas
Imagem reproduzida de Um só Planeta – Globo

Ecoboat

O projeto Ecoboat foi criado pensando nos Jogos Olímpicos Rio 2016, para ser usado nas águas do Rio, no encontro do Cais do Porto, Píer Mauá, Ilha do Governador, Niterói e até a Ilha de Villegagnon. A intenção era, com ajuda de uma embarcação, recolher resíduos sólidos que pudessem, de alguma forma, comprometer sobretudo as competições de iatismo.

limpeza das águas
Imagem reproduzida de Deputado Estadual André Corrêa

Ecobarreira do ABC

No Recife, uma escola municipal resolveu usar garrafas PET para construir uma ecobarreira para reduzir a quantidade de resíduos sólidos no canal do ABC, que passa nas proximidades. O projeto foi além, também conscientizando os moradores da região sobre o tempo de composição do lixo. E chegou a ser destaque em uma feira de conhecimentos do estado e em uma feira de ciência e tecnologia no Paraguai.

limpeza das águas
Imagem reproduzida de G1 – Globo
limpeza das águas
Imagem reproduzida de G1 – Globo

Bio-Cleaner

Este é um “robô faxineiro” desenhado por um designer coreano e que seria capaz de limpar águas atingidas por vazamento de petróleo, como se fosse um aspirador de pó marinho com três braços e uma bomba embutida, movimentando e separando resíduos do líquido. Detalhe: dentro do aparelho haveria um compartimento especial com bactérias capazes de degradar petróleo; além disso, um sistema de onda acústica para manter os animais distantes enquanto estiver funcionando.

limpeza das águas
Imagem reproduzida de WordlessTech
limpeza das águas
Imagem reproduzida de bio 7
limpeza das águas
Imagem reproduzida de Exame

Veja Também: Estudantes de engenharia testam FRED, um robô para limpeza oceânica


Fontes: Cestos de Lixo e Lixeiras, BeeGreen, Um Só Planeta, Doce Limão.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo