Engenharia 360

Tecnologias para a Copa do Mundo FIFA de 2022 – parte 3: Inovação

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/06/2022 | Atualizado em 22/11/2022 4 min

Tecnologias para a Copa do Mundo FIFA de 2022 – parte 3: Inovação

por Redação 360 | 02/06/2022 | Atualizado em 22/11/2022
Engenharia 360

A Copa do Mundo FIFA de 2022 está aí! Já compartilhamos algumas novidades sobre esse evento com os leitores do 360. Contudo, toda hora sai nas mídias novas informações interessantes. Por exemplo, montamos uma lista com dados das 11 tecnologias mais inovadoras que o Catar preparou para os turistas, atletas e funcionários que estão fazendo parte deste grande momento do esporte. Preparado para conhecê-las? Então, confira o artigo a seguir!

Veja Também:

Algumas das tecnologias preparadas para Copa do Mundo FIFA de 2022

1. Cidade Inteligentes

O Qatar Mobility Innovations Centre (QMIC) está utilizando sistema de Internet das Coisas para conectar sensores ao redor de Doha para que as pessoas possam conferir, por meio de aplicativo em smartphone, as melhores rotas para chegar aos estádios, incluindo pontos de transporte e entradas e saídas para torcedores.

Copa do Mundo FIFA de 2022
Imagem reproduzida de qmic

2. Smart Wi-fi

Para carregar seus smartphones, as pessoas podem contar com o sistema ElPalm de geração de eletricidade através de painéis solares e fotovoltaicos bifaciais. Basta conectar seu aparelho via USB na estrutura. No mesmo local, é possível acessar wi-fi livre. O “poste” ainda apresenta publicidade, iluminação e resfriamento local por névoa, câmeras de vigilância e alto-falantes.

Copa do Mundo FIFA de 2022
Imagem reproduzida de iloveqatar.net

3. Site para divulgação cultural

Os turistas podem criar seus próprios roteiros e planos de passeios dentro do Catar enquanto assistem a Copa do Mundo. Isso, por exemplo, através de um aplicativo para smartphone desenvolvido com base em Inteligência Artificial e conectado ao site Viavii, onde são divulgadas informações sobre a cultura do país.

4. Conteúdo para deficientes visuais

Outra inovação para a Copa do Mundo do Catar é a Bonocle, a primeira plataforma de entretenimento em braile com tecnologia assistida. Além disso, o evento se vale dos dispositivos Feelix Palm, para comunicar através da palma da mão, via impulsos elétricos, mensagens para deficientes visuais, sem restringir sua audição ou os seus movimentos físicos.

Copa do Mundo FIFA de 2022
Imagem reproduzida de Feelix

5. Ônibus elétricos

Esses veículos – zero emissão carbono – são colocados nas ruas para levar os fãs aos estádios e outros pontos de Doha. Detalhe: a capacidade do sistema ar-condicionado utilizado foi personalizada para poder responder bem às condições meteorológicas extremas da cidade. Além disso, as carrocerias possuem uma camada de isolamento de alta qualidade e as portas uma “cortinas de ar”, para manter o interior dos ônibus mais fresco.

6. Metrô automatizado

Os novos trens em operação em Doha podem chegar a 100 km/h e funcionam de modo automatizado, ou seja, sem maquinista. Durante a Copa do Mundo de 2022, 110 veículos devem circular, com intervalo de 2 minutos no pico da demanda de passageiros.

7. Sensores para Doha

Foram colocados, ao redor da cidade, dezenas de sensores para que os visitantes possam se encontrar facilmente por meio de sistema de navegação em aplicativo móvel de orientação feito especialmente para o evento.

8. Navegação por ambientes internos

É óbvio que um evento desses, como da Copa do Mundo, reúne milhares de pessoas. Então, é difícil escapar de locais movimentados. Mas se a pessoa quiser se afastar disso, procurando áreas menos ocupadas, como lanchonetes e banheiros em estádios ou shoppings, por exemplo, pode acessar o sistema de navegação NavBuddy.

9. Tecnologia alimentar

Quem vai à algum estádio, não precisa perder os melhores lances de futebol se tiver vontade de comprar um lanche, pois, com o aplicativo desenvolvido chamado Assap, pode-se pedir um delivery no assento já definido pelo torcedor.

Copa do Mundo FIFA de 2022
Imagem reproduzida de navbuddy.qa

10. VAR Simplificado

Durante a Copa do Mundo 2022, está sendo utilizado um sistema de Vídeo Árbitro Assistente (VAR) Simplificado, ou ROBO-TES, funcionando com software e não dependendo de interação humana, rastreando 29 pontos de cada jogador e avaliando suas posições, alertando possíveis infrações aos árbitros em meio segundo.

Copa do Mundo FIFA de 2022
Imagem reproduzida de Globo Esporte

11. Bola Inteligente

Para finalizar, a principal patrocinadora do evento, a Adidas trouxe para a Copa do Mundo FIFA 2022 a bola inteligente de tecnologia ‘Adidas Telstar’. A mesma vem com um chip NFC conectado a um aplicativo móvel que permite os usuários monitorarem os resultados dos jogos, visualizando o movimento da bola – conferindo dados de força de chute, velocidade e altura do trajeto – e compartilhando os resultados nas redes sociais em tempo real.

Copa do Mundo FIFA de 2022
Imagem reproduzida de Blogs – UOL

Fontes: Bola VIP, Blog Attri.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo