O Engenharia 360 viajou para Orlando, na Flórida, Estados Unidos, e teve o privilégio de conferir o Atlas Cross Sport R-Line da nossa parceira Volkswagen.
Este é um SUV esportivo de visual elegante e recebeu recentemente algumas atualizações significativas, especialmente com relação ao seu desempenho e conforto interior. A notícia ruim é que, segundo a VW, não tem previsão se ele chegará ao Brasil. Mas antes de qualquer coisa, vamos mergulhar nos detalhes da sua última versão para descobrir porque este carro é tão especial. Acompanhe nosso review completo!
Potência, eficiência e economia
Começamos este artigo destacando que o Atlas Cross Sport é equipado com uma transmissão automática de oito velocidades. Também um motor turbo 2.0 de quatro cilindros, com 269 cavalos de potência e 37,74 kgfm de torque, que oferece uma boa resposta de aceleração. Em nosso teste, o veículo mostrou que, com sua potência extra, consegue atingir de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos - bem esperto e ágil para o seu porte.
Nos dias em que testamos o Atlas, atingimos uma média de 9,1 km/l na cidade, 12,0 km/l na estrada com a versão 4motion de tração integral, números próximos da ficha técnica da Volkswagen que garante aproximadamente 8,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. Sim, esses números não são os melhores da categoria, mas são considerados aceitáveis para um SUV de porte médio como este.
Veja Também:
A Experiência Elétrica: Uma Semana com o Volkswagen ID.4
Design exterior refinado
Os engenheiros da Volkswagen redesenharam toda a parte dianteira do Atlas Cross Sport, proporcionando um design mais "agressivo" e imponente. Diferente do modelo padrão, a nova versão conta com faróis de LED com luzes diurnas em forma de faixa, que se estendem até uma barra de luz integrada. Já a grade frontal está mais larga na parte superior, ficando mais estreita próximo ao para-choque.
Pela lateral, podemos perceber bem a silhueta esportiva e elegante deste veículo, destaque para as rodas de liga leve de 21 polegadas. Na parte de cima, há um teto em plano inclinado e fluído. E na parte traseira, chama a atenção a barra de luz em toda a largura do veículo, com o logotipo da Volkswagen iluminado, criando uma assinatura visual inconfundível à noite.
Caso você esteja se perguntando a capacidade de reboque do VW Atlas Cross Sport, ele pode puxar aproximadamente 900 kg para a versão SE e mais de 2 mil kg para as demais versões. A saber, essa característica deve influenciar diretamente nas capacidades práticas do veículo, tornando-o uma escolha ideal para famílias que precisam de versatilidade.
Veja Também: Qual a diferença de Câmbio Manual e Câmbio Automático?
Interior, conforto e segurança
O interior do VW Atlas Cross Sport apresenta um design familiar e tecnológico. Ele é extremamente amplo, certamente projetado para acomodar confortavelmente adultos em todas as fileiras de assentos, cujos bancos de couro se destacam pelo acabamento diferenciado. Seus acabamentos são em materiais de alta qualidade, misturando um design tech e sofisticado.
Claro que não poderíamos deixar de citar os recursos de conveniência instalados, a começar com o painel de instrumentos de 10,25 polegadas e a tela central de infotainment de 12 polegadas, carregamento sem fio para smartphones, seis portas USB-C e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto. Além disso tudo, conta também com o head-up display - HUD, que é um sistema inspirado nos aviões de caça que projeta, por exemplo, a velocidade atual no para-brisa do veículo.
As linhas do painel, bancos, encostos e mais desse Volkswagen formam um conjunto bem envolvente. O ambiente é ajustável, com regulagem elétrica dos bancos dianteiros e sistema de som premium da Harman/Kardon com 12 auto-falantes. Especialmente a central multimídia fornece uma experiência visual moderna e intuitiva para o motorista e passageiros. E o sistema de segurança vem com recursos como câmera de visão panorâmica de 360 graus, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Uma curiosidade: o Atlas Cross Sport recebeu classificação máxima no teste de colisão da National Highway Traffic Safety Administration. Na maioria, isso se deve aos seis airbags, sistema de frenagem anti-bloqueio (ABS), controle eletrônico de estabilidade e uma série de outros sistemas de assistência, como já citados.
Preço e modelos disponíveis nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o Atlas Cross Sport pode ser encontrado à venda no valor inicial de $36,715 para o modelo SE até $51,445 para o SEL Premium R-Line. Quanto será que custaria aqui no Brasil? Algum palpite?
Veredito sobre o Volkswagen Atlas Cross Sport 2024
Embora o VW Atlas Cross Sport 2024 não seja um veículo projetado para a esportividade pura, seu desempenho e conforto é bem interessante para o dia a dia e viagens longas. O uso do sistema é intuitivo e fácil, tornando-o perfeito para diferentes tipos de trajetos. Um dos grandes destaques é a persiana de proteção solar para bebês integrada nas janelas das portas traseiras, um recurso pensado especialmente para o conforto e segurança da família.
No entanto, o ponto fraco do veículo é o excesso de comandos touch screen nos painéis, algo relativamente novo nos modelos da marca, que tendem a acumular marcas de dedos devido à oleosidade em acabamento black piano, além de, ocasionalmente, acionarem funções indesejadas ao serem tocados acidentalmente.
Apesar disso, o Atlas Cross Sport é um carro com excelente potencial para o mercado brasileiro, claramente projetado com o foco no público familiar. Seus recursos adicionais transmitem uma sensação de segurança e tranquilidade, proporcionando uma experiência de condução única. Sem dúvida, é um veículo que merece a atenção do mercado e uma ótima opção a se considerar dentro do competitivo segmento de SUVs médios.
E aí, gostaria de ter o Atlas Cross Sport rodando aqui nas ruas do nosso Brasil? Conta aqui nos comentários!