Atualmente, os SUVs dominam praticamente as vendas de carros no Brasil. Neste contexto, modelos como o sedã compacto Virtus Highline 2024, da Volkswagen, se destacam e vêm conquistando os compradores no país. Isso porque ele combina o melhor da engenharia alemã, com estilo sofisticado, tecnologia avançada, bom desempenho e espaço generoso. Mas será que essa máquina entrega tudo que promete? Neste review, do Engenharia 360, vamos explorar todos os aspectos que tornam o Virtus uma opção atraente no mercado. Confira!
Design elegante e moderno
O design é um dos pontos altos do Virtus Highline 2024. Ele equilibra linhas aerodinâmicas - elegantes e conservadoras, atraindo atenção daqueles que buscam um carro de presença marcante - embora o acabamento peque um pouco, se valendo demais do uso de plástico. A nova grade frontal foi redesenhada. Destaque também para os faróis de LED, que conferem um ar contemporâneo ao veículo. Também as lanternas traseiras escurecidas; o para-choque estilizado; e as rodas de liga leve de 17 polegadas, com pneus 205/55 R17, que complementam o estilo imponente do carro.
Espaço interno e conforto
Ao entrar no Virtus Highline, é impossível não notar o espaço generoso que ele oferece; mesmo passageiros altos parecem desfrutar de forma agradável das viagens mais longas. O entre-eixos ampliado (2.651 mm) é o que garante esse conforto. Ademais, os assentos são bastante ergométricos, projetados para oferecer um suporte ideal durante todo o trajeto. E para completar, seu porta-malas tem capacidade de 521 litros, suficiente para acomodar bagagens e compras.
Potência, desempenho e economia
Outro ponto alto do VW Virtus Highline 2024 é o seu desempenho. Sob o capô do carro está o motor 1.0 TSI de três cilindros, que combina potência e economia. Este motor de três cilindros oferece 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, além de um torque de 200 Nm. A transmissão automática de 6 marchas ou velocidades proporciona uma condução suave e precisa - tem-se uma excelente dirigibilidade tanto em trajetos urbanos quanto em rodovias, indo de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, e com consumo de 8,6 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.
Tecnologia e segurança de ponta
O Virtus Highline 2024 não decepciona em nada quando se trata de tecnologia. Esse carro é equipado com sistema de infotainment touchscreen intuitivo, compatível com o Apple CarPlay e Android Auto, de fácil acesso e com recursos como navegação GPS e streaming de música. Essa conectividade garante que os motoristas permaneçam conectados enquanto desfrutam da condução.
Já com relação à segurança no Virtus, parece que a Volkswagen colocou como prioridade no design - o modelo chegou até a receber 5 estrelas no Latin New Car Assessment Programme (Latin NCAP), programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O VW Virtus Highline 2024 vem com seis airbags de série - incluindo frontais, laterais e de cortina. Além disso, conta com recursos avançados como controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego transversal traseiro. Esses recursos não apenas aumentam a segurança do veículo, mas também proporcionam uma experiência de condução mais tranquila.
Veredicto do Engenharia 360
Apesar do design exterior elegante, o interior do Virtus Highline nos decepcionou um pouco. Isso porque existe uma presença muito grande de itens de acabamento em plástico rígido. Até percebemos um esforço da Volkswagen em criar uma ilusão de ambiente requintado, sobretudo com o jogo de contraste de cores. Porém, a textura dos materiais dá certa impressão mais barata do que esperávamos para um veículo dessa categoria.
Chama atenção também o que outros especialistas comentam sobre o modelo no mercado, destacando questões como baixa resolução da câmera de ré, que poderia oferecer maior nitidez, e até a piora nos números de consumo com relação às versões anteriores, segundo as novas medições do INMETRO. Essas questões podem ser determinantes no momento de compra.
Mas temos que admitir que, dentro dos parâmetros atuais de mercado, por R$ 141.990, até que o modelo oferece um bom equilíbrio custo-benefício, especialmente para famílias que priorizam conforto e segurança. Se você está considerando investir em um sedã, o Virtus Highline é, sem dúvida, uma opção que merece sua atenção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Virtus GTS: Sofisticação e potência com uma pegada esportiva
Virtus 200 TSI: o espaçoso sedã intermediário da Volkswagen
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.