Engenharia 360

Do laboratório ao campo: como a 'supercana' trangênica pode revolucionar a agricultura brasileira?

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/12/2023 3 min
Imagem de FRANK MERIÑO em Pexels

Do laboratório ao campo: como a 'supercana' trangênica pode revolucionar a agricultura brasileira?

por Redação 360 | 14/12/2023
Imagem de FRANK MERIÑO em Pexels
Engenharia 360

Neste texto do Engenharia 360, gostaríamos de compartilhar uma história fascinante. Recentemente, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), cuja sede fica em Piracicaba, São Paulo, apresentou uma criação surpreendente. Trata-se de uma supercana trangênica que pode revolucionar a agricultura brasileira, combatendo pragas devastadoras e impulsionando a produtividade no campo. Continue lendo para saber mais!

supercana na agricultura
Imagem de Freepik

A Origem da Supercana e o Impacto na Agricultura Brasileira

Antes de tudo, vale dizer que o foco do CTC sempre foi conseguir desenvolver internamente uma variedade de cana capaz de resistir às adversidades. E deu certo! Agora, a sua supercana é um exemplo emblemático de Engenharia Genética aplicada à agricultura. A variedade abriga um gene letal às lagartas e outras pragas, como broca e o bicudo, responsáveis por prejuízos bilionários aos canaviais no Brasil todos os anos. Além disso, essa cultura trangênica é um marco na autonomia do país, em desenvolver soluções agrícolas inovadoras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então, resumindo, essa nova supercana pode ter um grande impacto na economia brasileira. Inclusive, a saber, existe a perspectiva de que sua introdução nas fazendas do país remodele o cenário agrícola, assim como aconteceu com outras culturas trangênicas no passado. Seu cultivo poderia levar a redução do uso de agrotóxicos e o aumento da rentabilidade do setor em torno de 20%.

supercana na agricultura
Imagem de FRANK MERIÑO em Pexels

Os Avanços Tecnológicos, Desafios e Perspectivas para a Engenharia

O lançamento da supercana inaugura uma era de inovações pelo CTC. Projetos futuros incluem variedades adaptadas ao cerrado, o uso da CRISPR para edição genética e até sementes de cana, um feito que pode revolucionar os métodos de plantio e acelerar o processo produtivo.

Voltando para a questão da supercana, o plano enfrenta hoje alguns desafios técnicos, sobretudo questões comerciais e regulatórias. Apesar do potencial revolucionário para produção de açúcar, a supercana transgênica também necessita de aprovação dos mercados internacionais. Essa etapa é crucial para a sua adoção em larga escala e comercialização do produto final.

Mas que fique bem claro que a supercana não é apenas uma resposta aos desafios atuais, mas uma peça-chave no cenário futuro da agricultura. Lembrando que há hoje no mundo um interesse maior nos biocombustíveis. Nesse cenário, tal matéria-prima pode fazer a diferença na produção de etanol, essencial na transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, mudando a matriz energética brasileira.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

supercana na agricultura
Imagem de Kindel Media em Pexels

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Gazeta do Povo, O Estadão.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo