Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

SketchUp: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia [+ licença gratuita]

por Clara Ribeiro | 03/09/2020
Copiado!

Conheça mais sobre um dos programas mais usados para projetos 3D!

O SketchUp é um software voltado para as áreas de arquitetura, engenharia, construção civil, entre outras que envolvem a criação de projetos.

Inicialmente desenvolvido pela At Last Software, empresa estadunidense, foi comprado pela Google em 2006. No entanto, em 2012, a Trimble Navigation adquiriu os direitos do programa.

A seguir você pode conhecer melhor a respeito do SketchUp e as funções oferecidas por ele. Acompanhe!

O que é SketchUp?

O SketchUp é um software para modelagem 3D com diversas possibilidades de desenhos para projetos de várias áreas. É super utilizado por atuantes nos segmentos de engenharia, arquitetura, design de interiores, de móveis, design de filmes e videogames, entre outros.

O programa pode ser encontrado em duas versões, a versão Pro que é profissional e a make, edição para uso privado, destinado para teste e não comercial.

O software possui uma biblioteca on-line de montagens de modelos gratuitos, além de um armazém 3D, no qual os usuários podem disponibilizar seus modelos próprios personalizados.

sketchup aplicativos de engenharia
Foto: SketchUp Brasil

Aplicações na Engenharia

O SketchUp é um software que pode ser aplicado em diversas funções na engenharia. A saber, é um dos principais programas de modelagem 3D do mercado.

A ferramenta consegue transportar ideias para um ambiente quase real e em três dimensões, além de possuir interface integrada que reduz a possibilidade de erro, com acompanhamento do cliente e do desenvolvedor.

Ademais, o usuário pode ganhar tempo com a biblioteca virtual 3D warehouse, na qual constam diversas peças prontas para serem incluídas no seu projeto.

Com essas tecnologias, o programa oferece aos engenheiros uma gama de ferramentas para serem aplicadas na construção de casas, edifícios, bairros inteiros, praças, entre outros.

Ainda, é possível desenvolver desenhos, cálculos, representações e simulações de planos e elevações. Com isso, o profissional da engenharia consegue tocar projetos com maior qualidade e em menor tempo.

sketchup softwares de engenharia imagem ilustrativa de edição no programa

Comparação do SketchUp com concorrentes

O SketchUp concorre com outros programas do mercado. Selecionamos os principais para você conhecer.

AutoDesk AutoCAD

Software CAD principalmente utilizado por profissionais do ramo da construção. Cria desenhos 2D e 3D com alta precisão. Além disso, automatiza processos, atuando na redução de custos e na simplificação. Possui qualidade gráfica de alta qualidade na finalização dos desenhos.

Leia mais sobre o AutoCAD.

Revit

Desenvolvido pela Autodesk também, o software vai além da modelagem 3D, pois possui a tecnologia BIM – Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção, a qual integra outros componentes e informações, proporcionando ainda mais agilidade ao projeto.

Leia mais sobre o Revit.

Vectorworks

O programa trabalha com a criação de projetos em 2D e 3D. É um software versátil, que permite a modelagem de informação com total liberdade para o usuário.

Leia mais sobre o Vectorworks.

Licença gratuitas e pagas do SketchUp

O SketchUp conta com as versões gratuitas para uso pessoal, além das que são destinadas a profissionais e estudantes da área.

Você pode saber mais sobre a versão para uso pessoal clicando aqui. A saber, ela é disponibilizada gratuitamente.

Para profissionais de engenharia, arquitetura e áreas correlatas, há versões especiais, com adicional de ferramentas e funções. Há faixas de preço distintas, cada uma voltada para certas necessidades. Escolha a sua clicando aqui.

Já a versão para estudantes, ainda que também seja paga, tem um preço promocional. Ou seja, é mais baixo do que a versão PRO. Clique aqui para conhecê-la.

E então, gostou de conhecer mais sobre o SketchUp? Acha que é o programa ideal para seus projetos? Conte para a gente!

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários