Engenharia 360

Conheça o sistema solar híbrido que pode gerar energia mesmo em dias de chuva

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/12/2022 | Atualizado à 2 dias 3 min

Conheça o sistema solar híbrido que pode gerar energia mesmo em dias de chuva

por Redação 360 | 14/12/2022 | Atualizado à 2 dias
Engenharia 360

A energia solar tem sido uma tecnologia salvadora nestes tempos de crise. Inclusive, a saber, a Engenharia de Energia já consegue explorar sistemas nesta linha para melhorar a matriz energética brasileira. Mas os pesquisadores precisaram, mesmo assim, desenvolver um sistema solar híbrido, que pode gerar energia mesmo à noite ou em dias de chuva. Pois, como sabemos, as placas ou painéis solares convencionais não são tão eficazes em tais condições ambientais.

sistema solar híbrido
Imagem reproduzida de Interesting Engineering

O novo sistema solar híbrido para geração de energia elétrica

Esse sistema solar híbrido, também eólico, para geração de energia foi apresentado ao mercado já há alguns anos pela empresa IBIS Power. O projeto do Dr. Alexander Suma foi, primeiro, desenvolvido para uma escala menor, enquanto estudava para seu Phd, na Universidade de Miami. Seu estímulo era conseguir criar algo que substituísse de vez os ar-condicionados usados para refrigerar certas construções que observada dentro e ao redor do campus. E claro que sol em Miami é algo abundante demais para as pessoas não consumirem sistemas de energia solar, não é mesmo?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois de um tempo, o CEO da empresa se dedicou a adaptar a tecnologia, chamada de PowerNest, considerada ecológica e sustentável, para médios e grandes prédios. A promessa agora é gerar energia para edifícios comerciais de até 15 andares, por exemplo. E isso em dias ou noites, tendo sol ou chuva.

sistema solar híbrido
Imagem reproduzida de PV Magazine
sistema solar híbrido
Imagem reproduzida de IBIS Power

Instalação e vantagens do modelo PowerNest

Este modelo de sistema solar híbrido, também eólico, PowerNest, pode ser instalado em coberturas de prédios médios ou altos. Sua estrutura é tipo cinética, com design que até já recebeu diversos prêmios.

Ela é capaz de gerar seis vezes mais energia do que os painéis solares sozinhos. Se aproveita do efeito Venturi para adicionar 40 – 60% mais fluxo de vento, funcionando mesmo com uma leve brisa. Sem contar com a cobertura solar bifacial, em vários ângulos, para gerar eletricidade acima e abaixo enquanto as placas são resfriadas pelo ar.

Então, não importa as condições climáticas locais, pois a captação de energia pela PowerNest será otimizada! Conheça outras vantagens da tecnologia:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • atende aos padrões de emissões estabelecidos pela Comissão Europeia;
  • consegue gerar energia de forma mais silenciosa, com níveis de ruído alinhados com todos os códigos de construção, sem nenhuma vibração irritante ou acústica;
  • suas turbinas podem resistir a ventos de até 60 metros por segundo;
  • e o conjunto do sistema solar híbrido pode ser instalado em prédios urbanos e em áreas costeiras ou insulares, em coberturas mais altas ou telhados abaixo de cinco andares, apenas necessitando de um espaço mínimo de 50 metros quadrados.
sistema solar híbrido
Imagem reproduzida de Twitter Solar City

Com a tecnologia PowerNest, seria possível, por exemplo, um edifício fornecer eletricidade para manter o funcionamento de diversos subsistemas seus, reduzindo consideravelmente a conta de luz.

Se gostou da notícia, compartilhe este artigo com quem possa interessar!

Veja Também: Energia solar sem sol? Cientistas inventam painel que funciona mesmo à noite


Fontes: Click Petróleo e Gás.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo