Engenharia 360

3DExperience impulsiona colaboração e inovação na construção de cidades inteligentes

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/12/2022 | Atualizado à 2 dias 3 min

3DExperience impulsiona colaboração e inovação na construção de cidades inteligentes

por Redação 360 | 15/12/2022 | Atualizado à 2 dias
Engenharia 360

Vamos falar mais um pouquinho sobre a plataforma 3DExperience aqui, no Engenharia 360!

Pois bem, vamos começar destacando o impacto do aumento das populações urbanas impulsionou a adoção do conceito de Smart Cities para priorizar o uso de inovações digitais e tecnológicas para enfrentar os desafios urbanos – desde pontos reais, como congestionamentos rodoviários, até a crescente importância de encontrar novas maneiras de usar os recursos hídricos ou criar energia, alimentar as pessoas e outros serviços vitais. Para enfrentar esses desafios, cidades de todo o mundo usaram tecnologias como câmeras de vídeo, sensores e outros dispositivos que estão coletando mais informações em níveis muito granulares. Esses dados podem ajudar a planejar e mitigar o impacto do crescimento da população urbana e melhorar a resiliência urbana. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As ferramentas de planejamento oferecidas pela plataforma 3DExperience

Para atender a esse cenário, a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes oferece um conjunto robusto de ferramentas para planejamento colaborativo e sofisticado com foco no gerenciamento de dados, processos e pessoas para criar cidades mais sustentáveis. Por meio da plataforma, agentes de entidades públicas e do setor privado podem criar Gêmeos Virtuais de diferentes tipos de estruturas, criando réplicas virtuais completas e preparadas para simular todos os aspectos e características específicas do projeto ou instalação a ser monitorada. 

cidades inteligentes | 3DExperience
Imagem reproduzida de PAPOFÁCIL conversas sobre Tecnologia

O aproveitamento dessa tecnologia pelos arquitetos urbanistas

Dessa forma, os urbanistas podem avaliar a aplicação de inovações em áreas-chave, além de disponibilizar em tempo real o desempenho de suas redes de transporte, vigilância, saneamento básico, gestão de energia e muito mais, possibilitando coletar, processar e apresentar as informações de forma compreensível e acionável. Várias cidades estão começando a tirar proveito dessa tecnologia, incluindo Cingapura, Jaipur (Índia) e Rennes (França), que já fizeram investimentos para consolidar seus dados e dar vida ao seu Gêmeo Virtual. Essas cidades estão usando a plataforma 3DExperience para análise climática e eficiência energética, planejamento de tráfego e transporte público, licenciamento, zoneamento e desenvolvimento urbano. 

Planejamento utilizando simulações 3D

As tecnologias de Virtual Twin representam a evolução da apresentação de informações complexas e da construção de cidades inteligentes. Portanto, vale ressaltar que esses aplicativos podem reunir uma grande variedade de fontes de dados, com camadas de georreferenciamento, dados de sensores IoT, conjuntos de dados históricos e outras Cidades Inteligentes. Reunir essa amplitude de informações em uma única fonte de informações tridimensionais (3D) de alta fidelidade permite que as organizações realizem uma análise melhor e um planejamento de cenário mais preciso. 

As simulações 3D também permitem a análise de cenários futuros – antes que aconteçam no mundo real. A experiência virtual pode, assim, reforçar os níveis de preparação, permitindo que o planejamento e as operações sejam capazes de antecipar até mesmo os cenários hipotéticos mais difíceis. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Smart Cities World
Imagem reproduzida de Smart Cities World

Outros ganhos fundamentais podem ser vistos na vida dos moradores dessas Smart Cities – e de todo o planeta. É importante destacar a redução do desperdício de dinheiro e recursos públicos, incluindo melhor gestão de água, energia elétrica, segurança, educação e mobilidade. Por meio de recursos de experiência 3D, os gestores podem monitorar e ajustar ou corrigir o desempenho das estruturas de forma mais assertiva e direcionada, atacando as origens dos problemas a serem coibidos. 

Para mais informações, acesse: https://ifwe.3ds.com/construction-cities-territories


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo