Engenharia 360

Construções de Túneis: Métodos Construtivos com Enfoque na Segurança

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 27/11/2023 | Atualizado em 03/12/2023 4 min
Imagem de Sururi Ballıdağ “DIRECTOR” em Pexels

Construções de Túneis: Métodos Construtivos com Enfoque na Segurança

por Simone Tagliani | 27/11/2023 | Atualizado em 03/12/2023
Imagem de Sururi Ballıdağ “DIRECTOR” em Pexels
Engenharia 360

Uma notícia divulgada nas mídias nos fez questionar sobre como são feitas as construções de túneis, pensando nos métodos construtivos e procedimentos de segurança. É que no final de 2023, data original de publicação deste texto, o mundo assiste com apreensão o resgate de trabalhadores indianos presos há 14 dias em um túnel parcialmente desabado no norte da Índia. O desabamento ocorreu em uma construção controversa ligando templos hindus sob a Cordilheira do Himalaia.

O texto a seguir, do Engenharia 360, conta sobre os desafios e benefícios que as construções de túneis oferecem para o transporte rodoviário e ferroviário. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

construções de túneis
Imagem de formulário PxHere

Qual é a finalidade dos túneis na infraestrutura contemporânea?

Antes de tudo, túneis são estruturas que atravessam montanhas e garantes passagens subterrâneas - por exemplo, de carros, caminhões e trens. Suas obras necessitam, é claro, de execução de métodos construtivos realizados de modo bastante cuidadoso e engenhoso. E no cenário da infraestrutura contemporânea, possuem um papel significativo. A ideia é que possam simplificar o acesso a locais distantes, encurtando percursos e evitando obstáculos naturais como montanhas.

O retorno financeiro dessas construções de túneis vem em forma de economia de tempo e combustíveis no transporte público. Também permite que as estradas se mantenham viáveis. Por último, otimiza o transporte ferroviário, permitindo viagens mais rápidas e eficientes para trens e metrôs.

Essas construções se destacam como um exemplo da engenhosidade humana para criar vias que tornam possíveis trajetos antes impossíveis e facilitam a conexão entre regiões, impulsionando o comércio e a mobilidade.

construções de túneis
Imagem de Rob Smith formulário PxHere

Quais são os desafios envolvidos na escavação de túneis?

O principal desafio das construções de túneis é a estabilidade estrutural durante e após a escavação da estrutura, ao mesmo tempo que os impactos ambientais e técnicos.

A etapa de análises de solo não pode ser desconsiderada. Também é preciso escolher bem os materiais a serem utilizados e executar o detalhamento do plano de apoio e sustentação da estrutura, para garantir o máximo de estabilidade e segurança. Lembrando que a escavação de túneis envolve a abertura de poços - inclusive com a possível utilização de explosivos para atravessar terrenos rochosos -, além de estruturas de apoio para ventilação, energia e drenagem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são os equipamentos e técnicas usados nas construções de túneis?

As construções de túneis começam com análise geológica muito bem planejada e usando ferramentas e técnicas adequadas ao local. Depois disso, sua construção pode envolver métodos variados. Também equipamentos específicos, como furadeiras, escavadeiras e explosivos, dependendo da técnica empregada. Eis um resumo dos principais métodos construtivos para construção de túneis:

  • Método VCA: Interrompe-se o tráfego, escava-se a área desejada e então se constrói o túnel e a laje para reconstruir a superfície.
  • Método NATM: Poços são criados e o túnel é formado com a ancoragem do solo.
  • Método Shield: Utiliza máquinas tuneladoras que escavam e instalam anéis de concreto enquanto avançam.
construções de túneis
Imagem de phengartner25 por Pixabay

Veja Também: Engenheiro Mecânico: Como Trabalhar na Área de Andaimes no Brasil

Medidas de controle de qualidade e segurança

Para garantir a segurança das construções de túneis, é crucial implementar medidas rigorosas de controle de qualidade e segurança durante todas as fases do projeto.

Já citamos a inspeção geotécnica e análise detalhada do solo, fundamentais para a melhor compreensão das características do terreno, podendo até antecipar potenciais riscos. Para se ter uma resposta imediata a possíveis instabilidades, vale investir em tecnologias de monitoramento em tempo real, como sistemas de detecção de movimento de solo e deformações. E é claro que adotar uma padronização de processos e tecnologias mais avançadas, como de tuneladoras automatizadas, aumentariam o nível de segurança, expondo menos os trabalhadores a atividades de risco.

Por falar nisso, o setor de construção civil precisa estar sempre atento às novidades para construções de túneis. Trabalhando para capacitar melhor os trabalhadores, inclusive sobre procedimentos de emergência. E incentivando o cumprimento de normas reguladoras e investimentos contínuos em pesquisas e desenvolvimento de materiais mais resistentes e métodos construtivos inovadores, que podem prever ou evitar acidentes e colapsos em túneis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As normas de segurança devem ser estritamente seguidas, e a implementação de protocolos de evacuação e resgate precisa ser priorizada em todas as etapas da obra, evitando tragédias como a que ocorreu na Índia.

construções de túneis
Imagem de Maike und Björn Bröskamp por Pixabay

Veja Também:


Fontes: G1, Portal Clube de Engenharia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo