Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Simulação Realista 3D na Engenharia: o exemplo das smart cities | Entrevista 360 com a Dassault Systèmes

Engenharia 360

3 min

POR Eduardo Mikail 09/01/2020

A tecnologia e a engenharia já caminham de mãos dadas há muito tempo. Consequentemente, nos últimos anos, os recursos tecnológicos deixaram de ser um diferencial para os(as) engenheiros(as) e passaram a ser uma ferramenta obrigatória, de modo que sobrevive no mercado quem está sempre atualizado. Um dos grandes exemplos disso é o tamanho do impacto da simulação realista 3D em diferentes setores da indústria.

simulação realista 3D
Imagem: wired.com

Antes, a concepção de um projeto era feita no papel, assim como todos os cálculos e representações. Nessa época, era preciso executar o projeto para ver se funcionaria mesmo. No caso de um produto, por exemplo, era necessário criar um protótipo e submetê-lo a diferentes testes. Veio, então, a revolução do desenho assistido por computador em 2D, que facilitou de forma significativa a realização das tarefas, os cálculos e a visualização. Mesmo assim, ainda era bem trabalhoso dar vida a um projeto.

Atualmente, a simulação 3D fez uma segunda revolução: com uma aparência mais que realista, os projetos são visualizados de diferentes ângulos e submetidos a testes quando ainda estão na tela dos computadores. Ainda, vários colaboradores trabalham de forma simultânea e uma alteração é feita de forma homogênea em todo o sistema. Esse projeto fica armazenado na nuvem, de forma prática e segura. Tais vantagens permitem que ele seja feito de forma mais rápida, mais eficiente, com melhor qualidade e menor custo.

Para mostrar um pouco dessa aplicação da simulação realista 3D para projetos de engenharia e arquitetura nós conversamos com Marcus Bittar, da Dassault Systèmes. Ele também conta um pouco mais sobre as cidades inteligentes (smart cities). Confira abaixo:

Quem é a Dassault Systèmes?

A Dassault Systèmes é uma empresa francesa, subsidiária do Groupe Dassault, voltada para o desenvolvimento de tecnologias para os clientes das áreas de processos de design, fabricação e manutenção de produtos. O conjunto de soluções oferecidos inclui: SOLIDWORKS, CATIA, GEOVIA, SIMULIA, 3DVIA, DELMIA, 3DSWYM, ENOVIA, e DRAFTSIGHT.

Desses, talvez o mais famoso (e o que nós mais falamos aqui no Engenharia 360) é o SolidWorks, que é um software de CAD 3D usado nos mais diversos ramos empresariais. O SolidWorks é uma ferramenta de projetistas no mundo inteiro para diferentes tarefas.

Simulação realista 3D e Smart Cities

Smart cities são, como o nome já diz, cidades inteligentes. Nelas, a Internet das Coisas permite que dados sejam coletados e usados para o gerenciamento de recursos: é possível monitorar o clima, o tráfego, o consumo de energia, as redes de abastecimento de água, os hospitais e muito mais.

simulação realista 3D
Imagem: ouest-france.fr

Então, para gerenciar uma cidade inteligente é preciso usar recursos que permitam o trabalho e o monitoramento de forma otimizada, dinâmica e integrada. Um exemplo é a 3DEXPERIENCity.

Colocar as cidades em uma plataforma como a 3DEXPERIENCity permite que várias agências e organizações usem o mesmo modelo no mesmo ambiente 3D. Os diferentes tipos de dados são agregados a mapas 3D que permitem uma experiência de planejamento urbano totalmente diferente.

simulação realista 3D
Imagem: Dassault Systèmes

É possível visualizar o que acontece com um local em função das alterações feitas. Por exemplo, se você constrói um prédio novo, todo o microclima local pode ser alterado e é o que o modelo permite ver.

Tudo isso mostra como a tecnologia evoluiu ao longo do tempo na engenharia e na arquitetura, passando do papel e caneta para cidades inteiras em uma plataforma integrada. É bem provável que ela evolua ainda mais nos próximos anos e os profissionais precisam acompanhar o ritmo, mantendo-se sempre atualizados.

CAD 3D
Dassault Systèmes
Simulação Realista 3D
SolidWorks

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
China construirá hospital em 10 dias para pacientes de epidemia
Lei de poda de árvores é alterada em SP: entenda o que muda
Vagas de emprego e estágio para Engenharia de Janeiro
Grupo de pesquisa aplica simulações numéricas para reduzir turbulência nas asas de aeronaves
Vícios construtivos: o que são e como resolver? | Entrevista 360 com Alexandre Gomide
Saiba mais sobre a Internet das Coisas (IoT) na Construção Civil
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados