Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


SolidWorks na Engenharia: conheça e entenda o seu uso

por Larissa Fereguetti | 16/08/2018

Aqui, no 360, nós falamos bastante sobre o SolidWorks na Engenharia. Se você ainda tem dúvidas, não tem problema, pois vamos resolvê-las neste texto.

Sabe porque nós, do Engenharia 360, já falamos tanto sobre o SolidWorks na Engenharia. Isso acontece porque ele é muito usado na profissão e possui recursos que auxiliam e facilitam o trabalho do projetista. Se você não entendeu o que é ou ainda tem dúvidas, não tem problema, nós vamos resolvê-las neste texto.

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: astcad.com.au

O que é o SolidWorks?

O SolidWorks é um software de CAD 3D usado por engenheiros, projetistas e outros profissionais voltados para o design e a criação de produtos. Ele pertence à Dassault Systèmes S. A., uma multinacional francesa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um grande diferencial desse produto é que ele vai além de ser um software para desenvolvimento de projetos devido aos recursos que oferece. Ele também é fácil de usar e intuitivo. Na sua interface, é possível interagir várias ferramentas. Esses fatores contribuem para o aumento da produtividade e para a finalização de um projeto mais rapidamente.

SolidWorks na Engenharia
Imagem: blogs.solidworks.com

Um dos objetivos do SolidWorks na engenharia é deixar o trabalho mais simples. Por exemplo, nele é possível desenvolver um projeto que integra vários departamentos. Assim, várias pessoas podem desenvolver o trabalho ao mesmo tempo e em um ambiente só. Isso elimina os problemas de incompatibilidade e de necessidade de “ir e vir” do projeto entre departamentos devido a alguma alteração.

Como funciona o SolidWorks na Engenharia?

Os clientes buscam produtos que sejam mais fáceis de abrir, de manusear, dobrar e guardar, etc. Por isso, o projetista precisa ficar atento a detalhes. O uso de um software que permite fazer análises do produto ainda na fase de projeto contribui para a redução da possibilidade de erros e para a sua melhoria e aceitação.

De modo geral, o software é voltado para o desenvolvimento de projetos na engenharia. Ele proporciona ao projetista vários recursos para que o trabalho seja desenvolvido de forma eficiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

SolidWorks na Engenharia
Imagem: javelin-tech.com

Por exemplo, no software, é possível visualizar o produto por dentro e por fora, identificar falhas no projeto, fazer simulações para testar resistência dos componentes, avaliar os impactos ambientais, gerenciar dados e muito mais. Com tantos recursos assim em um único software, ele é uma ferramenta poderosa para qualquer engenheiro voltado para a área de projetos.

SolidWorks na Engenharia
Imagem: tech-clarity.com

Além disso, o software procura acompanhar as tendências de desenvolvimento de produtos, como a conectividade à Internet das Coisas. Desta forma, ele provê ferramentas para que o seu cliente possa acompanhar a evolução do mercado.

Se você quer saber mais sobre o software, nós temos alguns textos aqui no Engenharia 360 que vão te ajudar:

Fontes: SolidWorksDassault Systèmes.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.