Engenharia 360

A Engenhosidade nas Ruas: Homem desabrigado Utiliza Energia Solar para Recuperar Celulares de Graça

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/05/2023 4 min
Imagem reproduzida de Reginaldo Pimente, Agência O Dia

A Engenhosidade nas Ruas: Homem desabrigado Utiliza Energia Solar para Recuperar Celulares de Graça

por Redação 360 | 23/05/2023
Imagem reproduzida de Reginaldo Pimente, Agência O Dia
Engenharia 360

Descubra a inspiradora história de Mário Nishimura, um homem desabrigado de 44 anos que utiliza energia solar para consertar celulares gratuitamente. Com uma estrutura improvisada, ele demonstra generosidade e habilidade ao realizar consertos e trocas de tela. Leia mais neste artigo do Engenharia 360!

Veja Também: Protegendo Desabrigados do Frio: Alemanha Instala Cápsulas com Isolamento Térmico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A dura realidade de quem viva nas ruas

Mário Nishimura está em situação de rua há nove anos. Ele carrega todos os dias seu carrinho pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, até em frente ao prédio do Ministério Público, onde conserta gratuitamente aparelhos celulares.

Energia Solar para Recuperar Celulares
Imagem reproduzida de Reginaldo Pimente, Agência O Dia

Mário é natural de Santo André, Região Metropolitana de São Paulo, e se mudou para o Rio aos 34 anos, mas não conseguiu encontrar oportunidades de trabalho. Ele sobrevive com a renda de benefício do governo federal e também recebe doações.

Durante sua infância, Mário enfrentou dificuldades devido à falta de educação de qualidade e à falta de atenção. Hoje, infelizmente, Mário é tratado de forma discriminatória com frequência, recebendo muitas ofensas. Apesar disso, sonha em sair das ruas, ter uma casa e viver em um mundo melhor, sem maldade. Ele espera que as pessoas sejam tratadas com mais respeito e que as crianças sejam criadas em um ambiente adequado.

Veja Também: Caixas de Leite: Transformando Lixo em Solução Para Projetos Sociais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O trabalho de Mário Nishimura com placas solares

Mário utiliza a energia gerada pelas placas solares para fazer o conserto gratuito de aparelhos celulares. Ele adquiriu as placas de energia solar pela Internet, ao preço de 33 dólares cada uma. Ele pagou com o seu próprio dinheiro, mas pediu para que a encomenda fosse entregue na casa de um conhecido, já que ele não tem acesso à energia elétrica.

A saber, o homem sobrevive com a renda de um benefício do governo federal e não cobra pela sua mão de obra, pois seu objetivo principal é ajudar as pessoas.

"Não é porque eu estou nessa situação que eu também não gosto ou não posso auxiliar. Consertar o celular pode custar muito caro, então eu quero ajudar as pessoas. Fora isso, eu gosto de mexer com os aparelhos, me faz bem. Desde que eu vim para o Rio que moro nas ruas, não consegui arranjar um emprego aqui" - afirma Nishimura, em reportagem de O Globo.

Energia Solar para Recuperar Celulares
Imagem reproduzida de Reginaldo Pimente, Agência O Dia

Veja Também:

Otimização de espaço – Índia instala painéis solares sobre rio para reduzir evaporação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O interesse por equipamentos elétricos e eletrônicos

Mário Nishimura adquiriu conhecimento para mexer nos aparelhos por meio de tutoriais no YouTube, utilizando seu próprio celular conectado a uma das placas de energia solar. Ele geralmente realiza consertos, principalmente a troca de telas dos aparelhos.

No passado, o homem chegou a viver no Japão, entre os anos de 1997 a 2008. No país, Mário trabalhou em uma fábrica desmontando portas, portões e janelas de alumínio para que o material fosse reciclado e transformado em novos equipamentos.

Seu interesse por equipamentos elétricos e eletrônicos surgiu durante sua primeira visita ao Japão, onde conheceu os painéis de luz de LED branca e se interessou por seu funcionamento.

"Eu gostava muito desse trabalho, sempre tive facilidade com coisas manuais. Acontece que eu não dominava o idioma, então tudo era muito mais difícil. Meus pais nunca me ensinaram ou me inseriram nas conversas que tinham em japonês.",

"Essa tecnologia ainda não tinha chegado aqui no Brasil, então fiquei impressionado"

- disse Nishimura.

Energia Solar para Recuperar Celulares
Imagem reproduzida de Reginaldo Pimente, Agência O Dia

Atualmente, Mário enfrenta desafios na busca por um emprego e seu desejo é ter uma casa. Torcemos para que ele alcance todos os seus objetivos. Sua história é inspiradora e mostra como a engenharia pode transformar vidas de diferentes maneiras. Que seu exemplo motive e inspire outras pessoas!

Se você está lendo este texto e tem a possibilidade, por favor, ajude Mário Nishimura. Caso não possa ajudar diretamente, compartilhe esta postagem para que mais pessoas possam tomar conhecimento e talvez oferecer auxílio. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de Mário!

Veja Também:


Fontes: O Globo, O Dia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo