Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Caixas de leite: sabia que é possível reutilizar esse material em projetos sociais? [Veja 2 exemplos!]

por Redação 360 | 06/09/2021

Inspire-se com estes dois exemplos maravilhosos de reaproveitamento de caixas de leite, exemplo de trabalho social que, de quebra, ajuda o meio ambiente!

Países onde o inverno é sempre muito rigoroso e onde a economia é alta, dificilmente nós veremos moradores passando frio dentro de suas casas; essas residências tradicionalmente possuem isolamento térmico e aquecimento também. Contudo, no Brasil – que é um país de tamanho continental – temos regiões bem distintas, umas com as quatro estações bem definidas, outras onde predominam as altas temperaturas o ano inteiro e, ainda, outras onde o diferencial entre o verão e o inverno são as temporadas de chuvas. Mas, infelizmente, a maioria das casas brasileiras não são projetadas, nem para dias de inverno rigoroso e nem para os dias de calor insuportável. É aí que entra a solução das caixas de leite!

sustentabilidade
Imagem reproduzida de Ampesc

A importância do isolamento térmico

O isolamento térmico tem a função de evitar que as casas se tornem estufas durante o verão. Já no inverno, ele evita que o calor se dissipe dos rapidamente, mantendo assim uma temperatura agradável dentro dos ambientes. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa técnica é infalível, pelo que podemos entender! Porém, ao mesmo tempo, sabemos que a realidade brasileira é bem diferente. Muitas famílias moram em residências feitas de madeira, por vezes construídas de forma precária e com poucos recursos. O resultado disso são casas que apresentam paredes simples, sem isolamento e com frestas; em dias de frio, chuva e vento, a temperatura dos ambientes cai muito; e em dias de calor, a temperatura se mantém elevada e os ambientes viram estufas.

sustentabilidade
Imagem reproduzida de Catve

Tudo poderia ser resolvido com um bom isolamento, mas nem sempre os moradores têm recursos para adquirir o material necessário. Todavia, como já sabemos, é justamente na dificuldade que surgem as grandes soluções! E nesse caso, a solução veio na utilização de um material que seria descartado – e muitas vezes de forma incorreta.

Projetos com embalagens Tetra Pak

1.Isolamento térmico

Em várias partes do mundo, e aqui mesmo no Brasil, diversas ONGs e grupos de voluntários se reúnem para arrecadar, limpar e transformar as embalagens Tetra Pak – especialmente caixas de leite – em mantas de isolamento térmico, que irão melhorar as condições de habitação de muitas comunidades.

Nos galpões e clubes das cidades, turmas se juntam para trabalhar, numa forma simples de “espalhar amor”. Os participantes solicitam que as caixas de leite sejam bem higienizadas antes de serem entregues nos pontos de coleta, e de preferência, já sem a tampa e com o fundo aberto. Depois, elas são unidas umas nas outras, através de costuradas ou colagem (com aquecimento), formando mantas de isolamento térmico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

sustentabilidade
Imagem reproduzida de G1 – Globo
sustentabilidade
Caixas unidas por costura – Imagem reproduzida de G1 – Globo
sustentabilidade
Caixas unidas por aquecimento – Imagem reproduzida de SempreSustentavel

Os voluntários levam as mantas de caixas de leite até os locais escolhidos, onde os moradores, ansiosos para ver sua casa protegida, os espera. E, enfim, as peças são usadas para cobrir forros, tetos e paredes, trazendo conforto térmico e também proteção contra insetos

sustentabilidade
Imagem reproduzida de Jornal Boa Vista
sustentabilidade
Imagem reproduzida de Catve
Brasil sem Frestas

A alegria certamente não é só de quem recebe; a satisfação também é imensa para quem está fazendo e entregando este trabalho de equipe! São pessoas que se dispuseram a juntar e higienizar as embalagens, por aqueles que recolheram o material e o uniram em forma de mantas e daqueles que foram até o local para a instalação.

Para exemplificar, podemos falar do grupo de voluntários do projeto “Brasil sem Frestas”, que é uma iniciativa cuja missão é levar o conforto térmico às residências das famílias em vulnerabilidade social a partir do revestimento de casas com frestas. Mas este trabalho não para por aí. Pensando também nos moradores de rua, equipes fazem mantas, tipo sacos de dormir, para proteção daqueles que não tem para onde ir.

sustentabilidade
Brasil Sem Frestas – Imagem reproduzida de G1 – Globo

2.Sacos de dormir com caixas de leite

Certos modelos de sacos de dormir propostos por grupos de auxílio social são bem simples, feitos apenas com o material das caixas de leite. Tem alguns, inclusive, forrados com cobertores – também recebidos de doação. A temperatura dentro desses sacos varia em torno dos 23°C. E como muitas dessas mantas ficarão em contato com a umidade, a vida útil é de poucos meses. Por isso, a cada inverno um grupo de voluntários se reúne para fazer mais mantas e distribuir aos necessitados.

sustentabilidade
Imagem reproduzida de G1 – Globo
sustentabilidade
Imagem reproduzida de Gshow – Globo
sustentabilidade
Imagem reproduzida de Agência GBC
sustentabilidade
Imagem reproduzida de UOL

Fontes: Globo, Jornal do Comércio, ClicRBS.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.