Países onde o inverno é sempre muito rigoroso e onde a economia é alta, dificilmente nós veremos moradores passando frio dentro de suas casas; essas residências tradicionalmente possuem isolamento térmico e aquecimento também.
Contudo, no Brasil - que é um país de tamanho continental - temos regiões bem distintas, umas com as quatro estações bem definidas, outras onde predominam as altas temperaturas o ano inteiro e, ainda, outras onde o diferencial entre o verão e o inverno são as temporadas de chuvas. Mas, infelizmente, a maioria das casas brasileiras não são projetadas, nem para dias de inverno rigoroso e nem para os dias de calor insuportável. É aí que entra a solução das caixas de leite!
A importância do isolamento térmico
O isolamento térmico tem a função de evitar que as casas se tornem estufas durante o verão. Já no inverno, ele evita que o calor se dissipe dos rapidamente, mantendo assim uma temperatura agradável dentro dos ambientes.
Essa técnica é infalível, pelo que podemos entender! Porém, ao mesmo tempo, sabemos que a realidade brasileira é bem diferente. Muitas famílias moram em residências feitas de madeira, por vezes construídas de forma precária e com poucos recursos. O resultado disso são casas que apresentam paredes simples, sem isolamento e com frestas; em dias de frio, chuva e vento, a temperatura dos ambientes cai muito; e em dias de calor, a temperatura se mantém elevada e os ambientes viram estufas.
Tudo poderia ser resolvido com um bom isolamento, mas nem sempre os moradores têm recursos para adquirir o material necessário. Todavia, como já sabemos, é justamente na dificuldade que surgem as grandes soluções! E nesse caso, a solução veio na utilização de um material que seria descartado - e muitas vezes de forma incorreta.
Veja Também: As 8 Melhores Tecnologias Para Enfrentar o Frio do Inverno
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Projeto com embalagens Tetra Pak
Alternativas barata para o isolamento
Em várias partes do mundo, e aqui mesmo no Brasil, diversas ONGs e grupos de voluntários se reúnem para arrecadar, limpar e transformar as embalagens Tetra Pak - especialmente caixas de leite - em mantas de isolamento térmico, que irão melhorar as condições de habitação de muitas comunidades.
Nos galpões e clubes das cidades, turmas se juntam para trabalhar, numa forma simples de “espalhar amor”. Os participantes solicitam que as caixas de leite sejam bem higienizadas antes de serem entregues nos pontos de coleta, e de preferência, já sem a tampa e com o fundo aberto. Depois, elas são unidas umas nas outras, através de costuradas ou colagem (com aquecimento), formando mantas de isolamento térmico.
Os voluntários levam as mantas de caixas de leite até os locais escolhidos, onde os moradores, ansiosos para ver sua casa protegida, os espera. E, enfim, as peças são usadas para cobrir forros, tetos e paredes, trazendo conforto térmico e também proteção contra insetos.
Veja Também: Protegendo Desabrigados do Frio: Alemanha Instala Cápsulas com Isolamento Térmico
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Brasil sem Frestas
A alegria certamente não é só de quem recebe; a satisfação também é imensa para quem está fazendo e entregando este trabalho de equipe! São pessoas que se dispuseram a juntar e higienizar as embalagens, por aqueles que recolheram o material e o uniram em forma de mantas e daqueles que foram até o local para a instalação.
Para exemplificar, podemos falar do grupo de voluntários do projeto “Brasil sem Frestas”, que é uma iniciativa cuja missão é levar o conforto térmico às residências das famílias em vulnerabilidade social a partir do revestimento de casas com frestas. Mas este trabalho não para por aí. Pensando também nos moradores de rua, equipes fazem mantas, tipo sacos de dormir, para proteção daqueles que não tem para onde ir.
Sacos de dormir com caixas de leite
Certos modelos de sacos de dormir propostos por grupos de auxílio social são bem simples, feitos apenas com o material das caixas de leite. Tem alguns, inclusive, forrados com cobertores - também recebidos de doação. A temperatura dentro desses sacos varia em torno dos 23°C. E como muitas dessas mantas ficarão em contato com a umidade, a vida útil é de poucos meses. Por isso, a cada inverno um grupo de voluntários se reúne para fazer mais mantas e distribuir aos necessitados.
Veja Também:
Fontes: Globo, Jornal do Comércio, ClicRBS.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.