Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Dica para profissionais: saiba como ser um melhor líder no mercado de trabalho mudando um hábito simples

por Clara Ribeiro | 28/04/2021

Estudos da Universidade da Flórida nos Estados Unidos apontam que existe um hábito simples que pode tornar qualquer pessoa um líder melhor.

Muitos querem exercer uma liderança eficaz e inspiradora, mas não é todo mundo que consegue esse feito! E, você? Sabe como ser um bom líder no mercado de trabalho?!

Atualmente, para alcançar resultados positivos, milhares de pessoas recorrem a livros, palestras, mentorias, cursos e práticas disseminadas por executivos de grandes grupos empresariais. E, acredite, há quem pague muito dinheiro por esse tipo de ajuda!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No entanto, um estudo realizado pela Escola de Negócios da Universidade da Flórida, descobriu que a resposta para essa questão pode ser bem mais simples do que parece.

Neste post o Engenharia 360 explica o que essa pesquisa sugere, o que acha de acompanhar? Não deixe de conferir!

Hábito de quem é melhor líder no mercado de trabalho

Basicamente, o estudo da Universidade da Flórida, publicado na Revista Personnel Psychology, indica que, começar o dia pensando qual o tipo de líder no mercado de trabalho você deseja ser, pode transformá-lo em uma pessoa mais eficaz em suas atividades profissionais, até mesmo se você não exerce um cargo de chefia. 

De acordo com Remy Jennings, estudante de doutorado da Universidade da Flórida e colaboradora do estudo, afirma que a técnica envolve somente “tirar alguns minutos da manhã enquanto bebe seu café para refletir sobre quem você quer ser como líder”. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mercado de trabalho
Imagem extraída de Freepik

AA pesquisa demonstrou que, ao praticar esse pensamento sobre liderança logo no início do dia, as pessoas estavam mais dispostas a ajudar os colegas de trabalho a ter uma visão estratégica do negócio.

Em contrapartida, nos dias em que eles não realizaram a reflexão, os resultados não foram tão bons. 

Além disso, os participantes da análise assumiram que se sentiam mais líderes quando realizavam a reflexão e perceberam que conseguiam exercer maior poder e influência no ambiente de trabalho. 

De acordo com a professora da Universidade e também autora do balanço, “ser líder é realmente desafiador, então muitas pessoas hesitam em assumir funções ou atribuições de liderança”. 

mercado de trabalho
Imagem extraída de Freepik

Veja Também: Mercado de Trabalho: 4 dicas imperdíveis para quem quer fazer carreira no exterior

Pesquisa que pode impulsionar mudanças em tempos de crise

Importante lembrar que, com a chegada da Pandemia do novo Coronavírus, as pessoas que desejavam exercer uma boa liderança ou ser melhor líder no mercado de trabalho precisaram passar por grandes transformações num curto período de tempo. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Afinal, muitas empresas tiveram que começar a operar no regime de Home Office e, por isso, as mudanças tiveram que acontecer com um nível de rapidez muito acentuado. 

Ademais, ter todo um cuidado com a saúde mental e bem estar das equipes exigiu bastante dos líderes. Por isso, o hábito proposto pela Universidade da Flórida se mostra fundamental nesse momento. 

O estudo sugere que, mesmo aquele que não exerce um cargo de líder no mercado de trabalho pode praticar o hábito para desenvolver características de um líder inspirador, atingindo bons resultados. 

mercado de trabalho
Imagem extraída de Freepik

Os pesquisadores também recomendam alguns questionamentos importantes para a realização de uma liderança eficaz e sadia; veja quais:

  • Qual o maior orgulho dos seus momentos de liderança?
  • Quais as qualidades que você possui que o fazem um bom líder? Ou que te transformarão? 
  • Imagine-se em quem você almeja ser líder e imagine que tudo correu muito bem ao desempenhar esse papel. Como é isso?
  • Como você quer ser visto pelos seus funcionários? Um líder motivacional? inspirador? que identifica e desenvolve talentos? Quais são suas habilidades para alcançar esses objetivos?

E então, gostou de conhecer dicas sobre como ser um melhor líder no mercado de trabalho? Deixe o seu comentário e compartilhe com quem precisa saber disso!


Fontes: Agendor.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.