Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Os benefícios de desenvolver a sua liderança ainda na faculdade de engenharia

Engenharia 360
por Dayra Liz
| 28/04/2020 3 min

Os benefícios de desenvolver a sua liderança ainda na faculdade de engenharia

por Dayra Liz | 28/04/2020
Copiado!

No início do curso, não percebemos o impacto e a influência que a liderança tem na carreira de um engenheiro, investir cedo no desenvolvimento deste conjunto de habilidades pode te colocar muito a frente no mercado da engenharia. Você não precisa ter uma equipe formal de trabalho para ser reconhecido como um líder, basta você começar a praticar essas características no ambiente que você já frequenta.

A principal vantagem de dar início à prática da liderança ainda na faculdade é que você vai ter tempo para desenvolver naturalmente o que é preciso. Você tem a chance de se dedicar a cada habilidade que a liderança exige. Além disto, possuindo as características de um líder, você pode ter um maior destaque nas entrevistas de trabalho (estágio e como engenheiro) e dentro do próprio ambiente em que você for trabalhar.

O motivo desse destaque é pelo fato que um líder é preparado para alcançar os melhores resultados e superar obstáculos. Ele tem a sua mente voltada para a excelência e possui ótimas habilidades comportamentais. Vamos lembrar que um engenheiro hoje já não é mais valorizado apenas pelas suas habilidades técnicas. É a combinação destes dois tipos de habilidades que o tornam imbatível.

Já na faculdade ou no estágio é possível dar início na sua jornada na liderança. O conceito de liderar é a capacidade que alguém tem de unir as pessoas em prol de um objetivo comum e extrair o melhor delas. Como você pode praticar ações deste tipo nos lugares que você já costuma frequentar?

grupo de estudos com mulher escrevendo em caderno representando liderança

Outro ponto importante é começar a ser proativo. Muito se fala sobre proatividade, mas poucos sabem realizar na prática. O segredo para tomar iniciativas inteligentes é entender a necessidade do projeto que você está envolvido e das pessoas que fazem parte dele. A partir disto, você pode começar a planejar como irá agregar valor. O mesmo é válido se você estiver dentro de um grupo de trabalho na faculdade, por exemplo.

Você consegue descobrir as necessidades envolvidas somente quando está atento ao que acontece. A maioria das pessoas estão no modo automático, mas se você for a pessoa que presta atenção em tudo o que é dito e acompanha de perto a evolução do projeto, tem a chance de fazer a diferença. Um líder tem foco em gerar valor em qualquer ambiente que ele frequente.

Outro benefício de desenvolver a sua liderança ainda na faculdade é o fator confiança. Como um líder costuma enfrentar desafios e solucionar problemas, ele sempre está contribuindo para o crescimento do seu conhecimento e da sua experiência, seja ela técnica ou lidando com as pessoas. Então, a sua confiança profissional vai se solidificando a cada obstáculo enfrentado. Você só se torna mais confiante enfrentando os seus medos e entrando em ação.

criança andando em direção a avião em estrada deserta

Se você tomar a decisão de começar agora, em pouco tempo vai notar as pessoas te reconhecendo como referência em determinados assuntos e atitudes. Elas vão começar a te procurar para pedir ajuda e saber sobre a sua opinião. Persistindo em desenvolver as habilidades de um líder, você só tem a ganhar credibilidade e admiração por onde passar.

Leia também: Saiba quais são os segredos de uma comunicação eficiente

Copiado!
Engenharia 360

Dayra Liz Kwitko

Engenheira Mecânica, consultora e treinadora de Liderança. Além de ser apaixonada por carros, poker e xadrez, tem loucura pelo desenvolvimento humano. Acredita que a força motriz de uma empresa são seus colaboradores e que os engenheiros possuem um grande potencial para alcançar altos cargos e fazer a diferença como líderes. Sua especialidade é ajudar os engenheiros a ficarem em destaque em seus trabalhos.

Comentários