Construir uma carreira no exterior é o sonho de muitos brasileiros. Sabe-se que, desde a década de 1980, as oportunidades para dar um passo fora do Brasil aumentaram muito em praticamente todas as carreiras profissionais!
A princípio, muitas pessoas que antigamente tinham esse propósito, buscavam oportunidades de formação e especialização inexistentes no Brasil. Hoje, é perceptível que o crescimento do ensino universitário e técnico no Brasil supre essa lacuna que havia há algumas décadas. No entanto, muitos ainda buscam internacionalizar as suas carreiras, e nada indica que essa tendência vai diminuir.
Além da explicação de que o mundo está cada vez mais globalizado, é inegável que muitas pessoas buscam expandir as suas vivências humanas ao escolherem uma carreira no exterior.
Trabalhar ou estudar em outro país - principalmente que tem outra língua, outra cultura e outras relações de trabalho - é, sem dúvidas, uma experiência de vida forte e transformadora!
De todo modo, a não ser que você seja um descendente direto de alguém estrangeiro, sabemos que seguir esse sonho não é nada fácil para a maioria das pessoas. Mas, antes de mais nada, é preciso ter paciência, dedicação, pesquisa e estudo! Se você tem o sonho de guiar a sua carreira fora do Brasil, confira as dicas a seguir!
#1 Aprenda Inglês, Mandarim ou Espanhol
Segundo dados da Ethnologue (2020), o inglês é a língua mais falada no mundo atualmente, considerando falantes nativos e estrangeiros. Só por isso, é sempre muito vantajoso estudar esse idioma para qualquer país no exterior que você vá!
LEIA MAIS
O mandarim, língua que está em segundo lugar na lista, é falado por mais de um bilhão de pessoas. Principalmente para profissionais da engenharia, a China pode ser um destino interessante, pois é um país que realiza sempre muitos projetos na área.
A terceira língua é o Hindi, com cerca de 600 mil falantes. No entanto, a quarta da lista, o Espanhol, é especialmente interessante de ser estudada pelos brasileiros. Primeiramente, pela proximidade com o léxico e gramática da língua portuguesa. Além disso, por ser uma porta de entrada para oportunidades em mais da metade dos países da América Latina.
A vantagem é que hoje, com a Internet, existem muitas oportunidades para aprender um novo idioma gratuitamente. Tudo o que você precisa é organização e disciplina. As recompensas que essa habilidade pode trazer são valiosas!
#2 Tenha um propósito
Algo que pode ajudar muito na motivação de perseguir esse sonho é ter um propósito! Claro que não é necessário ter um propósito muito definido ou específico no exterior. Apenas tendo um propósito geral para sua vida e carreira, e sendo sincero consigo mesmo, é possível tomar decisões e caminhos que sejam mais condizentes com sua vontade!
A partir daí, é possível ver as direções e fontes de pesquisa que podem te ajudar. Compare as suas preferências com as tendências do mercado de trabalho de seu nicho de interesse, e veja se são compatíveis. Pesquise sobre oportunidades, condições de contrato, entre outras particularidades.
Veja Também: Como incluir o intercâmbio no currículo?
#3 Procure oportunidades no exterior e se planeje
Esse planejamento é fundamental para conseguir estudar ou trabalhar no exterior. É importante sempre ter controle das informações que você coleta, e registrá-las. Consulte múltiplas fontes, entre sites, pessoas, amigos e familiares.
Outra coisa que você pode fazer é perguntar-se: Onde eu gostaria de trabalhar ou estudar? Se você já tem a resposta para essa pergunta, pode se considerar com sorte. No entanto, muitas pessoas ficam confusas quando pensam em um destino específico.
É fato que algumas oportunidades na vida aparecem por acaso, e então precisamos tomar decisões. No entanto, também não é nada inteligente esperar por esse acaso. Afinal, as oportunidades não cairão no colo. Por isso, é preciso 'pesquisa, estudo e planejamento'!
#4 Estude o seu destino
Para aqueles que já têm um alvo concreto para ser atingido, como alguma seleção internacional de emprego ou prova para uma bolsa de estudos, um próximo passo indispensável é estudar as leis do país destino. Pode parecer uma etapa chata para a maioria das pessoas; por outro lado, é necessária para todas!
Por isso, pesquise sobre as condições para os imigrantes do país, além de informações sobre a moeda e a economia. Muitas agências são especializadas em oferecer oportunidades, onde também transmitem este tipo de informação juntamente nos pacotes que comercializam.
Embora os desafios sejam numerosos, nós fizemos este artigo para auxiliar você nessa busca. Por isso, é preciso sempre lembrar que ao mesmo tempo que existem dificuldades, também existem dificuldades. E assim, pesquisando com atenção sobre elas, podemos aproveitá-las, e tornar mais próximo o sonho de fazer uma carreira no exterior.
Confira também este vídeo:
Agora é vez de você escolher o seu destino! Aproveite as oportunidades e mude a sua vida!
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.