Engenharia 360

Resultados das Eleições CONFEA/CREA e Mútua 2023: Novos líderes para um setor mais forte e inovador

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/11/2023 4 min
Imagem reproduzida de Mundo Engenharia

Resultados das Eleições CONFEA/CREA e Mútua 2023: Novos líderes para um setor mais forte e inovador

por Redação 360 | 23/11/2023
Imagem reproduzida de Mundo Engenharia
Engenharia 360

O 17 de novembro de 2023 foi histórico para a Engenharia Brasileira. É que neste dia aconteceram as primeiras Eleições CONFEA/CREA e Mútua totalmente virtual. Ou seja, profissionais registrados (entre engenheiros, agrônomos e geocientistas) e em dia com as suas obrigações (incluindo a quitação de anuidades, taxas e a atualização cadastral) fizeram uma seleção para os novos líderes via celular, tablet ou computador acessando o site do conselho.

Essa modernidade foi trazida para o processo pensando em mais alcance e participação. E os números indicam que isso deu certo. Afinal, 140 mil profissionais votaram no dia 17 de novembro. Isso indica que, daqui por diante, teremos um novo padrão de participação, se valendo das novas tecnologias para uma maior comodidade dos votantes. E, aliás, quem ficou na dúvida sobre a segurança dessa votação, vale dizer que as Eleições CONFEA/CREA e Mútua 2023 foram acompanhadas por auditores, que garantiram que tudo ocorresse de forma justa e isonômica. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eleições CONFEA/CREA e Mútua 2023
Imagem reproduzida de CREA-MT

A importância do comprometimento profissional com a evolução do setor

Quando citamos que foram 140 mil votantes, pode parecer pouco. Até porque, só de engenheiros no Brasil, existem mais de 220 mil. Agora, se levarmos em conta que o voto não era obrigatório, então podemos reafirmar que esse número foi bastante expressivo, sim. Pode ser que esse seja o resultado de uma forte campanha que o próprio CONFEA tem feito nos últimos anos, em parceria com os CREAs, para que os profissionais tomem mais consciência sobre a sua responsabilidade de participar de processos como esse para auxiliar na evolução do setor no Brasil.

Muitos não têm a dimensão de como votar para representantes de conselhos, sindicatos e mais contribui para a construção e a ordem da nossa sociedade, conduzindo a direção de políticas, normas, diretrizes e muitos mais. E tudo isso, uma hora ou outra, impacta as profissões, e consequentemente seus profissionais. Em resumo, eleger líderes promove um ambiente de inovação, segurança e responsabilidade social para todos.

Se queremos um conselho que contribua verdadeiramente para a formação de um sistema representativo, atendendo às necessidades reais do campo e de seus profissionais, então devemos nos comprometer em participar de processos como as Eleições CONFEA/CREA e Mútua.

Veja Também: Descubra como acessar e consultar as atribuições profissionais no CREA

A representatividade das Eleições CONFEA/CREA e Mútua

As Eleições CONFEA/CREA e Mútua de 2023 foram bem diferentes. Já citamos a questão da votação online, que eliminou barreiras físicas, permitindo uma participação mais ampla e representativa dos profissionais. Além disso, vale destacar que Vinicius Marchese Marinelli foi eleito como presidente para o CONFEA; ele é o mais jovem a assumir o cargo. Já para o CREA-SP tivemos a primeira mulher eleita para a presidência, a engenheira Lígia Marta Mackey.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ademais, a lista dos eleitos, de modo geral, demonstra uma variedade de habilidades e competências, que pode ser um indicativo de um trabalho mais colaborativo, integrado e até focado em ações de sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Enfim, talvez este seja o começo de uma nova era. Vamos manter os dedos cruzados!

Eleições CONFEA/CREA e Mútua 2023
Imagem reproduzida de CREA-RR

Resultado das Eleições

Os profissionais a seguir foram eleitos para ocupar os cargos de presidência do CONFEA e CREAs no período de 2023 a 2026:

  1. Carmem Nardino - Presidente do CREA-AC
  2. Rosa Tenorio - Presidente do CREA-AL
  3. Amarildo Magalhães - Presidente do CREA-AP
  4. Professora Alzira - Presidente do CREA-AM
  5. Joseval Carqueija - Presidente do CREA-BA
  6. Fernando Galiza - Presidente do CREA-CE
  7. Adriana Resende - Presidente do CREA-DF
  8. Jorge Luiz e Silva - Presidente do CREA-ES
  9. Lamartine Moreira - Presidente do CREA-GO
  10. Wesley Assis - Presidente do CREA-MA
  11. Juarez Samaniego - Presidente do CREA-MT
  12. Vania Mello - Presidente do CREA-MS
  13. Marcos Gervásio - Presidente do CREA-MG
  14. Adriana Falconeri - Presidente do CREA-PA
  15. Renan Azevedo - Presidente do CREA-PB
  16. Clodomir Ascari - Presidente do CREA-PR
  17. Hércules Medeiros - Presidente do CREA-PI
  18. Miguel Alvarenga - Presidente do CREA-RJ
  19. Nanci Walter - Presidente do CREA-RS
  20. Roberto Wagner - Presidente do CREA-RN
  21. Edison Rigoli - Presidente do CREA-RO
  22. Neovânio Lima - Presidente do CREA-RR
  23. Kita Xavier - Presidente do CREA-SC
  24. Ligia Mackey - Presidente do CREA-SP
  25. Dilson Luiz - Presidente do CREA-SE
  26. Daniel Iglesias - Presidente do CREA-TO
  27. Vinicius Marchese - Presidente do CONFEA

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Portal da Cidade, VEJA.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo